TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Cultural da Educação Física

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2

3 OBJETIVOS 3

4 METODOLOGIA 4

REFERÊNCIAS 5

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A proposta é introduzir e integrar o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribuir para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação com seus pares, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), devemos entender a Educação Física como uma disciplina que introduz e integra o aluno nessa cultura corporal ressaltamos a importância de trabalhar os conhecimentos que envolvem as práticas corporais que, visando á cultura corporal, são encarregadas de abordar conteúdos como as danças, as ginásticas, os esportes, os jogos e as lutas (LAZZAROTTI FILHO et al., 2010). Visto que, “é tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante físico e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida [...]”. (BETTI; ZULIANE, 2002, p. 3).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As relações a serem estabelecidas entre a saúde e a Educação Física são fundamentais, devido á proximidade dos objetivos de conhecimentos envolvidos, que são relevantes em ambas as abordagens. Desta feita, a preocupação e a responsabilidade na valorização de conhecimentos relativos a construção da auto-estima, ao cuidado com o corpo. Á nutrição a valorização dos vínculos afetivos, a negociação de atitudes e todas as implicações relativas á saúde são compartilhadas e constituem um campo de interação na atuação escolar, que devem ser consideradas pelos professores de Educação Física na elaboração de suas propostas pedagógicas.

Sendo assim, a Educação Física Escolar, pautada no ideário de promoção de saúde deve se preocupar com a formação de indivíduos, grupos e comunidades na conquista da saúde como a questão de cidadania na tentativa de buscar soluções para os problemas de saúde tão freqüentes e que a escola se depara hoje.

Falar sobre a Educação Física Escolar é um grande desafio que se coloca hoje à educação, pois o tema é abordado de forma fragmentada e pressupõem inúmeras possibilidades de abordagens e argumentos. No entanto, sabe que a educação é pregada hoje como um aspecto da vida humana que deve abranger todas as áreas do conhecimento e por isso, ao mesmo tempo em que se torna difícil, torna-se fácil pelas muitas aproximações que os temas levantam no sentido da contribuição que a Educação Física Escolar dá para a saúde (MOTA, 1992).

Nessa concepção de relação entre saúde e educação, entende-se que o estilo de vida humana está diretamente ligada á forma como se organizam os espaços onde vivem, isto por que a comunidade onde os indivíduos vivem compartilham de uma cultura e tal cultura revela hábitos e costumes de uma determinada época. Neste novo século, o que proclama o estilo de vida está fortemente ligado á uma cultura de moda e formas corporais altamente valorizadas pela sociedades que, direta ou indiretamente são repassados aos indivíduos educados.

Na verdade, estilo de vida, na concepção aqui colocada vai além de questões físicas ou estáticas. O estilo de vida que aqui se refere diz respeito á uma concepção ampliada de saúde que deve ser trabalhado na escola e que condiz com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) que afirma que a saúde é muito mais do que um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Para Minayo (1992) a saúde é o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte,emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e aos serviços de saúde.

Esses elementos são necessários para que qualquer indivíduo tenha um estilo de vida saudável e que tanto se defende na escola, entretanto, na prática, não é o que se observa, pois a falta deste, (que nem sempre, é completa), gera desigualdades em níveis sociais e constituem um dos aspectos que mais preocupam a escola, uma vez que lá, é o espaço para todos, mas nem todos tem as mesmas oportunidades de acesso a alguns desses elementos necessários a um estilo de vida saudável. Até porque a saúde física e mental está também atrelada á um estado de saúde social, na medida em que se tem ou não estes aspectos têm-se, ou não também, um estilo de vida saudável.

A educação física escolar tendo a corporalidade como pano de fundo supera sua perspectiva inicial passa a ser legalizada legitimada na escola, indo além de seus conteúdos e atuando com o papel de articulador fundamental entre o conhecimento especifico, técnico e metodológico da área e os conhecimento da cultura geral (BRACHT, 2005,P.33).

As Diretrizes Curriculares de Educação física propõem conteúdos estruturantes, ou conhecimentos de grande amplitude dos quais deveriam ser conteúdos específicos e elementos articuladores que pressupõem o processo critico e reflexivo da posição da Educação escolar quanto ao estilo de vida e saúde das pessoas (BRASIL. 1998 P.19).

Nesse sentido, a abrangência e a importância que a Educação Física Escolar assume se justificam mediante as metodologias utilizadas pelos professores ao desenvolverem as atividades durante as aulas e nela fomentar a necessidade de um estilo de vida com qualidade e hábitos saudáveis. Todos sabem e concordam que é papel da Educação física legitimar o aspecto do estilo de vida saudável porém, não se pode perder de vista que a legitimidade, ou falta de legitimidade da Educação Física vem sendo alvo de inúmeras discussões que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com