TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história cultural do movimento de Pop art

Pesquisas Acadêmicas: A história cultural do movimento de Pop art. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

Pop Art

Pop art é um movimento artístico que surgiu na década de 50, em um momento crítico que a sociedade vivia após a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, mas que só ganhou força nos Estados Unidos, nos anos 60. Seu objetivo era mostrar a massificação da cultura capitalista, admitindo a crise da arte que assolava o mundo naquele momento.

O termo “pop” foi dado pelo crítico Lawrence Alloway, que junto a Reyner Banham apoiava as ideias de Richard Hamilton. Os dois eram críticos do Independent Group - grupo formado por críticos britânicos e jovens artistas sedentos por novas ideias sobre a arte moderna - e ajudaram a lançar os fundamentos teóricos da arte pop.

Richard Hamilton é o autor da colagem O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? (1956), que foi a primeira obra a ser considerada pop art. Hamilton buscou as imagens em anúncios publicados em revistas. “Ao reconhecer a existência desse material e usá-lo numa colagem, Hamilton sugeria não só que o reino dos meios de comunicação de massa era digno de inclusão nas categorias mais elevadas da cultura ocidental, mas também que as distinções culturais tradicionais – entre elevado e inferior, elitista e democrático, único e múltiplo – poderiam ser um resquício de uma sensibilidade estética antiga e agora obsoleta. Seu uso quase descarado desses anúncios era a um só tempo irônico e sincero, uma dualidade que existe na maior parte da arte pop.” (McCarthy 2002, pag. 7).

Além das colagens de Hamilton, outra técnica muita utilizada e reconhecida no pop art, é a serigrafia ( processo semi-mecânico, que produz uma transferência direta da mesma imagem, com um resultado sempre diferente) e quem se tornou reconhecido ao fazer obras com essa técnica foi Wandy Warhol, que trabalhava muito com imagens de astros de Hollywood da década de 60, usadas para suprir as frustações dos consumidores.

“O Pop Art não é um estilo, mas antes uma palavra que reagrupa fenômenos artísticos intimamente ligados ao espírito de uma época.” (Osterwold, 2007).

Andy Warhol

Andy Warhol (1928-1987), Pittsburgh. Era de família católica bizantina rutena, filho de imigrantes húngaros e tinha dois irmãos.

Ainda na infância teve coreia, uma doença que provoca movimentos involuntários nas extremidades do corpo e manchas na pele. Acabou tornando-se hipocondríaco, e por isso passou muito tempo isolado. Em seus confinamentos ouvia muito rádio, desenhava e colecionava imagens de estrelas do cinema. Segundo ele, esse foi um período muito determinante para o desenvolvimento de seus gostos e personalidade.

Graduou-se em Design na, agora, Universidade Carnegie Mellon (na época, Instituto de Tecnologia de Carnegie) e mudou-se para New York.

Trabalhou como ilustrador para revistas como a Harper's Bazar, Vogue e The New Yorker. Fez anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. A partir daí, deu inicio a uma carreira bem sucedida como artista gráfico, ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.

Sua primeira mostra individual foi na Hugo Galley, em 1952, onde exibiu quinze desenhos baseados nas obras de Truman Capote. Essas obras foram expostas em diversos lugares nos anos 50, inclusive no MOMA (Museu de arte moderna).

Além de suas serigrafias da Marilyn Monroe, Warhol era conhecido por algumas declarações polêmicas sobre arte. Para ele um artista não é um ser alienado a sociedade em que vive, mas uma pessoa normal, como qualquer homem de negócios. Em The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again) [A Filosofia de Andy Warhol (de A a B e outra vez do início)], ele diz “ser bom nos negócios é o mais fascinante tipo de arte (...)Ganhar dinheiro é arte e trabalhar é arte e bons negócios é a melhor arte” (Mamiya 1992, p.132). Tais confissões vieram de um artista que chamava seu ateliê de Fábrica, e que visivelmente estava à vontade no mundo da produção e consumo desenfreado que a sociedade mundial encontrava-se.

O olhar de Warhol voltou-se para a cultura de massa, que era acessível e causava grande entusiasmo na população em geral. Ele apropriou-se de símbolos do cotidiano como a Coca-Cola, o sabão em pó Brillo e as celebridades e figuras públicas como Marilyn, Elvis e Elizabeth Taylor. O processo de suas obras, que eram feitas em série e de maneira quase mecânica através da serigrafia, inspiravam reflexões sobre a democratização do consumo e da popularização da arte, que assim como os outros tipos de bens ou cultura era presente para apenas uma parcela da população. Enquanto na época acreditava-se que era justamente o fetiche por certas marcas a uniformizar os gostos, Warhol transcrevia em suas obras o inverso: a arte se tornaria acessível, compreensível, direta e popular, desfazendo os mitos sobre uma arte unicamente reflexiva e distante do dia-a-dia. Da classe mais alta até a mais baixa, todos sabiam quem eram as pessoas e os produtos em suas obras.

Principais obras

Chelsea Girls (1966)

Chelsea Girls é um filme experimental de 1966, dirigido por Andy Warhol e Paul Morrissey. Este filme foi o primeiro grande sucesso de Warhol após um longo tempo investindo apenas em filmes avant-garde.

Plastic Inevitable (1966)

Exploding Plastic Inevitable era um show experimental e alternativo de Andy Warhol, que misturava música, filme, dança e pop art. A música ficava por conta do Velvet Underground, banda produzida na época por Warhol. Começou em 1966 (vindo a acabar no ano seguinte), em Nova Iorque, como uma tentativa de Andy Warhol ampliar sua produção, unindo outras formas de arte ao seu trabalho. Mas logo tomou proporções incríveis e cruzou os Estados Unidos, chegando à Califórnia, e também indo para a Europa.

Campbell's Soup Can (1968)

Latas de sopa Campbell (cujo título original em inglês é Campbell's Soup Cans), também conhecida como 32 latas de sopa Campbell, é uma obra de arte produzida em 1962 pelo artista norte-americano Andy Warhol. Consiste em 32quadros, cada um com 50,8 cm de altura por 40,6 cm de largura, com a pintura de uma lata de sopa Campbell — cada uma das variedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com