TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Município O Município de Manoel Ribas

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

O Município de Manoel Ribas

A região onde surgiu o município de Manoel Ribas era habitada por índios kaingang, donos absolutos das terras, que hostilizavam a entrada dos povos brancos no sertão inóspito. Nesta época, Manoel Ribas era chamado de Campina do Corumbataí, nome dado pelos índios. Os desbravadores travavam lutas contra os aborígines, conquistavam espaços e formavam lavouras para a sobrevivência.

[pic 1]

Os primeiros brancos que habitaram Manoel Ribas vieram do distrito de Tereza Cristina, agora município de Candido de Abreu, que teriam se deslocados por causa do fracasso do Projeto do Médico Francês Dr. Favre, que havia sido idealizado com o apoio do Governo Imperial Brasileiro, e também por causa da malária e febre amarela. Porém, aqueles que chegaram aqui na época tiveram inúmeros conflitos com os índios. As terras eram do senhor Dr. Cezar Lamenha Siqueira, que aos poucos eram separadas e compradas por novos moradores que chegavam.

Por volta de 1927, entre outros desbravadores, chegava Fabrício Antonio Getúlio, que requereu uma área de terras em torno de 2000 alqueires e foi responsável pela vinda de um grande número de colonos de Cândido de Abreu. Instalaram-se suas residências em locais próximos as margens do riacho denominado Água dos Lemes, para que pudessem montar seus monjolos comunitários. Entre as principais famílias que aqui chegaram destacamos, Lemes, Borges, Menjon, Prachedes, Miciano e Lacerda. 

[pic 2]Com colonos pioneiros procedentes do sul do Estado de Santa Catarina, Manoel Ribas é constituída principalmente de descendentes alemães, ucranianos e italianos, seguindo-se de poloneses e portugueses, com algumas das tradições mantidas por essas comunidades preservando a cultura, usos e costumes. Principalmente em parte religiosa, como por exemplo, na paróquia Cristo Rei, onde a cultura ucraniana é bastante preservada através de celebrações, da catequese e festas comemorativas religiosas.

 

Há também, a paróquia Santo Antônio, que está sempre promovendo grandes festas das tradições católicas aos fiéis.

Paróquia Santo Antônio.

[pic 3]

(Antiga Paróquia Santo Antônio).

[pic 4]

No setor da saúde, inicialmente, a localidade era visitada, periodicamente, por médicos de outras localidades. Por iniciativa de alguns moradores, construíram um pequeno hospital de madeira, cuja assistência médica era de responsabilidade dos médicos que residiam de Ivaiporã/Paraná. A assistência farmacêutica e comercialização de medicamentos eram feitas por João Almeida (Janguinho), e posteriormente com Sr. Carlos Bernardo Menck onde atuava como o primeiro farmacêutico formado.

[pic 5]

Atual hospital da cidade de Manoel Ribas (Hospital Santo Antônio).

A segurança era feita pelo inspetor Donato Borges, sendo que, o primeiro delegado foi Osório Meira. 

[pic 6]

Atual delegacia de Manoel Ribas.

Em 1954, a localidade de Campina Alta, então distrito de Pitanga, fazia por merecer sua elevação a município. Através de uma organização política de seus moradores, com seu objetivo alcançado em 5 de julho de 1955, através da Lei Estadual nº 2398. A instalação oficial do município ocorreu no dia 08 de janeiro de 1956, com a nova denominação de Manoel Ribas. Homenagem ao Interventor do Paraná, que durante 13 anos comandou a política do Estado. Portanto, com a posse do primeiro prefeito eleito, Sr. Raul Ferreira Messias. Na mesma data foi inaugurada a Câmara Municipal. Manoel Ribas se constitui numa Comunidade Municipal por sua Cidade Sede, um Distrito e mais vinte e oito localidades situadas pelo seu interior. 

[pic 7]

O município de Manoel Ribas.

[pic 8]Manoel Ribas.

  • Curiosidades:
  • Manoel Ribas já teve o nome de Campina do Corumbataí, Água dos Lemes, Campina Alta, e Gleba Santo Antônio. Segundo moradores.
  • O aniversário da Cidade é em 08 de Janeiro.

  • Atualmente, há aproximadamente 13.164 habitantes no município.
  • Características:
  • Manoel Ribas possui uma rede hidrográfica que associado ao seu relevo, cria uma imensa variedade de cachoeiras e quedas d'água formando paisagens encantadoras e aprazíveis.
  • Clima: Subtropical Úmido Mesotérmico.
  • Temperatura Média: - Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C). - Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.
  • A bandeira: foi criada em 1.977 e alterada em 1983, sob lei nº 08/83. Ela é representada por um retângulo de 14 módulos de altura e 20 módulos de comprimento. O campo retangular da bandeira divide-se em três faixas distintas e larguras iguais em sentido horizontal, em azul, amarelo e verde, tendo no centro o Brasão do Município. A faixa em azul é o símbolo da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. A faixa amarela no centro do retângulo representa a gloria, esplendor, riqueza, grandeza e soberania. A faixa verde representa a abundancia, a alegria, a civilidade e a esperança.

[pic 9]

  • Hino

Letra: Vilmair José Gerber

Música: Marco Aurélio Koentopp

Nos rincões desta terra sonhada,

De verdes matas e água cristalina,

Surge o andante e logo faz morada,

Pelos vales na alta campina.

Onde o índio aguerrido lutou,

Com o bravo e herói sertanejo,

Que um pedaço de chão conquistou, Realizando o seu grande desejo.

Manoel Ribas, Manoel Ribas,

Eis o nome que o povo escolheu,

E em nosso peito sempre estarás,

A estrela que orgulhosa nasceu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (828.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com