TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculação e Treinamento de Força

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 4

Musculação e Treinamento de força

Portfólio

Gardênia Maria Barbosa Cavalcante

Boa Vista/RR

2016

Musculação e Treinamento de força

Portfólio

Trabalho apresentado a Disciplina de Musculação e Treinamento de força, Docente Mateus Betanho Campana, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Boa Vista/RR

2016

  1. De acordo com a disposição de suas fibras, como os músculos podem ser classificados?

Os músculos podem ser classificados em três tipos:

  1. Musculo estriado esquelético: tem esse nome devido as suas estriações transversais, se contrai por influência da nossa vontade, no entanto responde também a atos reflexos.
  2. Musculo estriado cardíaco: é estriado porem involuntário e representa a arquitetura cardíaca.
  3. Musculo liso: compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, não possuem estriações o compõem os órgãos ocos como estomago, intestinos, etc., são músculos involuntários e trabalham independentemente da nossa vontade.

  1. Basicamente, existem três tipos de contração, também conhecidas como ações musculares. Quais são? Descreva-as.

As contrações ou ações musculares são:

  1. Contração concêntrica: são os pontos de aproximação de origem e inserção, que encurtam a musculatura, sendo considerada a fase positiva do exercício. Essa ação também é conhecida de flexão.
  2. Contração isométrica: são os pontos de origem e inserção que praticamente não se alteram. Nesse tipo de contração, não há nenhuma fase nesse exercício.
  3. Contração excêntrica: são os pontos de afastamento da origem e inserção, alongando a musculatura, sendo considerada a fase negativa do exercício, também conhecida de extensão.

  1. De acordo com a função exercida, defina como o músculo pode ser classificado.

Mediante a sua funcionalidade o musculo pode ser classifica em:

  1. Agonista: quando é o motor principal e sua contração é responsável pelo movimento.
  2. Antagonista: quando se opõe a ação do agonista
  3. Sinergia: quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista para ajudar no movimento fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado.

  1. O sistema de alavancas é um dos aspectos mais característicos da mecânica muscular presente no treinamento de força, representado tanto nas articulações como nos equipamentos de musculação. Defina cada uma das alavancas.

As alavancas podem ser classificadas em:

  1. Interfixa: a articulação, ponto fixo, pode girar, objetivando levantar, sustentar, ou equilibrar o objeto.
  2. Inter-resistente: a força que o objeto exerce está entre a articulação e a força, tem o objetivo de levantar, sustentar ou equilibrar.
  3. Interpotente: a força que movimenta está entre a articulação e o objeto que que é levantado, sustentado ou equilibrado.

  1. Descreva cada um dos princípios do treinamento aplicado à musculação.

Os princípios de treinamento são:

  1. Adaptação: afete diretamente o funcionamento do organismo pelo rompimento dos sarcômeros, pela diminuição das reservas, energéticas e pelos acúmulos de metabólitos. Com isso faz-se necessário uma nova organização celular para atender a demanda imposta por esse princípio.
  2. Continuidade: a medida que o organismo vai se adaptando, entra em equilíbrio e para que as adaptações ao treinamento possam ser continuadas e recebam novas adaptações tanto metabólicas como estruturais, alguns ajustes ao treinamento de força devem ser realizados.
  3. Especificidade: quanto mais exigente for o treinamento e mais especifico em relação a uma modalidade esportiva, mais devemos proporcionar reações peculiares a essa modalidade. Os exercícios dos músculos nesse caso, tornam-se mais funcionais, devido a necessidade de transparência do gesto motor.
  4. Individualidade: os estímulos recebidos em um treinamento de força, mesmo tendo o mesmo objetivo, como a potência muscular, provocarão alterações similares, mas com variações de individuo para individuo, devido a resposta de cada organismo.
  5. Sobrecarga: responsável por estabelecer um novo arranjo de treinamento, com a finalidade de desequilibrar a homeostase.

  1. O que determina o teste de 1RM?

O teste 1RM (uma repetição máxima) determina o maior peso levantado em um exercício ou movimento especifico, por meio do qual encontramos valores que podem ser utilizados para elaborar qualquer tipo de treinamento com pesos.

  1. Por que devemos realizar uma análise biomecânica nos exercícios de musculação?

A análise biomecânica deve ser realizado a fim de que a execução dos exercícios se dê de maneira correta, oferecendo o menor risco possível ao aluno, por meio do qual podemos identificar os padrões articulares e musculares que fazem parte do objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com