TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculação e Treinamento de Força

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MAIARA RODRIGUES DE SOUZA

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

Trabalho apresentado ao   Claretiano - Centro Universitário, para a disciplina de Musculação e Treinamento de Força, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo Profº. Esp. Júlio César Amorim Santos.    

 

CUIABÁ

2019

ATIVIDADE DO PORTFÓLIO RELACIONADA AO CICLO 2

PROPOSTAS: QUESTÕES RESOLVIDAS

  1. Como o Músculo é formado funcionalmente?

Resposta: De acordo com o conteúdo o músculo funcionalmente é formado pela fibra muscular, que por sua vez enerva ao moto neurônio alfa, tornando assim a unidade motora que é recrutada e/ou ativada por esforço voluntario.

  1. De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

Resposta: Os músculos são classificados em três tipos, segundo o material de apoio são eles:

  • Músculo estriado esquelético- tem como característica estriações transversais, por isso o nome estriado. Ele tem contrações por influencias (contração voluntaria), porem responde também a reflexos.
  • Músculo estriado cardíaco- é estriado, porém não necessita de influência para sua contração (contração involuntária). É o tipo de músculo ao qual constitui o coração.  
  • Músculo liso- não possuem estriações. São os músculos que constituem alguns órgãos ocos do corpo, tais como: intestino; estomago entre outros. São músculos involuntários.

  1. As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

Resposta: De acordo com o conteúdo as principais diferenças entre as fibras tipo I e tipo II são sua coloração, onde as fibras tipo I tem uma cor mais avermelhada pela alta concentração de mioglobina e vascularização mais elevada, já a fibra tipo II tem a coloração mais esbranquiçada. Também tem como diferença principal a contração, onde, a fibra tipo I é oxidativa e de contração lenta por causa de sua maior atividade mitocondrial e com uma capacidade de obter maior ATP, já a fibra tipo II são mais glicolíticas e de contração rápida e por sua vez possui uma atividade alta de ATPase.

  1. Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

Resposta: Segundo o material de apoio a funcionalidade dos músculos são classificadas em:

  • Agonista- com a contração responsável pelo seu movimento ele é o motor             principal;
  • Antagonista- que se opõe a ação agonista para controle de força e/ou velocidade;
  • Sinergista- quando contrai junto com o agonista para auxilia-lo.

  1. A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

Resposta: 

  • Plano sagital, eixo medial e seus movimentos são: de flexão, extensão e hiperextensão;
  • Plano medial, eixo sagital e seus movimentos são: de adução e abdução;
  • Plano transverso, eixo longitudinal e seus movimentos é de rotação.

  1. O que você entende sobre princípio da adaptação?

Resposta: Na musculação, o princípio da adaptação age no funcionamento do organismo rompendo sarcômero, diminuindo reservas energéticas e acumulando metabolitos, fazendo o mesmo sentir a necessidade de uma nova organização das células para poder atender sua demanda.

  1. O que determina a recuperação em um treinamento de força?

Resposta: O que determina a recuperação é o tipo de treino e está introduzida entre as series do programa de treinamento. Desta forma o período de recuperação é considerado importante pois, através de uma recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com