TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculação e treinamento de força

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA

PROFESSOR: VICTORIA SILVA MIDLEJ RIBEIRO

Descrição da Atividade

Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio.

  1. Como o músculo é formado funcionalmente?

O músculo é formado por fibra muscular inervada pelo motoneurônio alfa, compondo a unidade motora que é ativada por esforço voluntário

  1. De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?

Existem três tipos, músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso. Todos possuem a característica de contrair e encurtar-se em resposta a um estimulo vindo do sistema nervoso, podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento e retornar a forma e tamanho originais.

  • O músculo estriado esquelético é chamado assim devido suas estriações transversais, por influência da nossa vontade ele se contrai, mas também responde a atos reflexos.
  • O músculo estriado cardíaco também estriado, mas involuntário e representa a arquitetura cardíaca.
  • O músculo liso é involuntário a nossa vontade, compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, não possuem estriações e compõem os órgãos ocos, como o estômago, intestinos entre outros.

  1. As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.

As fibras do tipo I devido a concentração de mioglobina e elevada vascularização possuem coloração avermelhada, são fibras de contração lenta e oxidativas devido a maior atividade mitocondrial, maior capacidade de obter ATP (trifosfato de adenosina). I E IC são suas subdivisões, tem alto poder de adaptação ao treinamento e são raras

As fibras do tipo II já são esbranquiçadas, mais glicolíticas e de contração rápida, com alta atividade de enzima ATPase, o que lhes fornece uma maior capacidade de gerar força e velocidade, porém mais fadigáveis. São divididas em: IIA,IIAB, IIB, IIAC E IIC

  1. Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.

Agonista quando é o motor principal, a sua contração é responsável pelo movimento.

Antagonista quando se opõe á ação do agonista, para controlar seja a força ou velocidade do agonista.

Sinergista quando se contraí ao mesmo tempo no auxilio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado.

  1. A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?

Plano Sagital, Eixo Medial ocorrem os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão.

Plano Medial, Eixo Sagital ocorrem os movimentos de adução e abdução.

        Plano Transverso, Eixo Longitudinal ocorrem os movimentos de rotação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com