TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação Atividades Aquáticas

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como foi o desenvolvimento da relação histórica do ser humano com a água?

A água é fonte de vida para qualquer ser biológico e tem estreita relação com o ser humano, estes como outros animais mamíferos antes mesmo de nascer experimentam a sensação de estar em meio liquido dentro do ventre materno.

A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para consumo próprio ou fonte de alimentos. As civilizações se constituíram as margens de rios, mares e oceanos, uma vez que estes lugares tinham alimentos em abundância; nos rios água doce para consumo e banhos. No entanto, para que o homem tivesse acesso a estes alimentos tiveram que perder o medo de entrar na água, assim aprendendo a se locomover em meio líquido.

O ato de nadar é muito antigo, segundo (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002) “Entre os achados mais antigos relacionados com o nadar, estão os indícios de piscinas aquecidas há cinco mil anos na Índia, em Mohenjo-Daro, atual Paquistão; de braçadas clássicas utilizadas pelos soldados em sua travessia do Eufrates, presentes nos baixos-relevos da Assíria; de documentos egípcios, com três mil anos, que se referem a nobres que se orgulhavam de ter professores de natação para seus filhos, juntamente com os filhos dos reis.”

No período clássico, na Grécia nadar era de grande importância, sendo vista como utilidade pública. Para os atenienses meio de formação total do ser humano. Para os espartanos o banho era obrigatório pela manhã como forma de revigorar seus soldados; já os egípcios o nadar era encarado como educação pública. Os romanos desprezavam aqueles que não sabiam nadar. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002)

Com a queda do império Romano, nadar começou a perder importância e na idade média praticamente desapareceu. O medo era que a água disseminasse doenças contagiosas. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002)

Na Renascença há publicações importantes de livros no com o objetivo de ensinar a nadar. No século 18 a água tem papel mais forte como higienizador, quando também foi descoberta por um médico a relação da água com cura de doenças, a hidroterapia. Em 1797, Oronzio De`Bernardi, desenvolveu uma teoria relacionada a nadar. No século 19 há um grande progresso da natação, onde teorias de natação, até então escritas em livros, são colocadas em práticas para a formação de crianças. Como esperte a natação teve seu despertar na metade do século 19 em Londres. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002).

2) Se o homem não tivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido?

Não. O nadar foi de suma importância para a manutenção do homem pré-histórico na Terra, seja para se alimentar, se locomover e escapar de predadores através do meio aquático. Por isso, presumi-se que a vida que era extremamente difícil se tornaria impossível sem o ato de nadar.

3) De que maneira os benefícios relacionados à saúde e obtidos com a natação podem auxiliar na formação do homem?

A natação desenvolve aspectos que auxiliam na formação física, emocional e intelectual do seres humanos. Para atingir os benefícios, os professores trabalham os seguintes contextos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com