TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação e aeróbica aquática

Ensaio: Natação e aeróbica aquática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Ensaio  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estrei¬ta com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a

afirmação dessa aproximação?

Resposta: Desde o inicio da inserção do ser humano no planeta, ele foi obrigado a se interagi com o meio liquido, pois eram ao redor de lagos, rios, mares e oceanos que se encontrava alimento em grande quantidade, usando também a água para cassar, locomover-se ou para esconder de predadores. Outro indicio dessa relação do ser humano pré-histórico com a água é um desenho encontrado em uma caverna das “grutas do deserto da Líbia” que é a mais antiga ilustração relacionada com o ato de nadar.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivo, sociais e afetivos.

Resposta: A natação e a hidroginástica são atividades desenvolvidas na água sem maiores impactos físicos (nas articulações), além de trabalhar força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Ela melhora a interação interpessoal e auxilia na relação de empatia entre as pessoas, além de facilitar o processo de comunicação construindo laços de amizades. Sabidamente, as atividades aquáticas, no aspecto cognitivo, desenvolvem a decisão, o intelecto, a memória e o entendimento.

3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

Resposta: Segundo Santana; Tavares; Santana (2003), em sua pesquisa bibliográfica em diversos títulos de diversos autores a respeito de unidades de ensino da adaptação aquática, observou-se que cada autor divide as unidades de ensino, entretanto, foi verificado que eles o fazem de um modo particular. Dessa forma nota-se que apesar da distinção da seqüência pedagógica entre eles todos permeiam pela ambientação ao meio líquido ou adaptação ao meio líquido, reconhecimentos de ambientes interno e externo da piscina. Portanto, nota-se a importância da divisão pedagógica das etapas, para o prévio conhecimento do ambiente aquático e familiarização, para execução das atividades subsequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com