TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada a Educação Física

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Albert Einstein

Bacharelado em Educação Física

Nutrição Aplicada a Educação Física

No conceito da nutrição aplicada na educação física, um dos pontos fundamentais para a abordagem do tema e a alimentação. Sendo que mesma age de forma crucial para a vida e manutenção do ser humano, sem ela seria impossível sobreviver. Como podemos ver no texto a nutrição com base em uma dieta equilibrada, nos favorece em uma vida saudável, mantendo nossos níveis de energias controlados, sendo tanto para quem faz ou não atividade física. A uma grande diferença entre micro e macro nutrientes, pois estes são constituídos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

        A função dos nutrientes em nosso organismo e gerar energia para que o mesmo tenha um bom funcionamento.  Tanto no consumo regulado de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Sendo que o excesso de algumas delas podem gerar complicações que nosso organismo dará resposta imediata, como o excesso de consumo de carboidrato. Acarretando em um excesso de insulina no corpo, acesso de açúcar armazenado no organismo e muitas vezes dependendo da situação,  pode gerar uma diabetes.

        A alguns tipos de nutrientes que devemos levar em consideração. Como por exemplo o carboidrato, que e um nutriente importante na fonte de energia para nosso organismo, , oferecendo principalmente glicose como produto final de seu metabolismo.

 A proteína, são divididas em dois grupos: de origem animal (carnes, aves, leites e derivados) e de origem vegetal (leguminosas e cereais), e são compostas por diversos aminoácidos, que atuam de diferentes maneiras no organismo.

Já os lipídios são fornecedores de calorias (energia) e de ácidos graxos, substâncias muito importante em nosso organismo, quando consumidas na quantidade certa e sem exageros .

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças.. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas; no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose.

Já os sais minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. Eles são tão importantes quanto às vitaminas e, sem eles, o nosso organismo não realiza, de forma eficaz, as funções metabólicas. Os mesmo são constituídos por Macro minerais e Micro minerais.

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal. A falta da mesma pode acarretar em varias complicações para nosso sistema, levando o individuo ate a morte.

.

De acordo com o autor, destaca-se também as vitaminas reguladoras. Mas o que são alimentos reguladores? Como o nome já antecipa, alimentos reguladores são aqueles que regulam as funções do organismo. São ricos em vitaminas e sais minerais. Atuam sobre o sistema imunológico e regulam a digestão, melhoram a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, evitando diarreia ou prisão de ventre, por serem alimentos ricos em fibra. Uma serie de alimentos que auxiliam e varias doenças também, mas e logico sempre mantendo o consumo na proporcionalidade de cada individuo.

As necessidades nutricionais são equivalentes de pessoa para pessoas, onde temos indivíduos com massa corporal diferentes, objetivos diferentes, planos e dietas diferentes, nenhum individuo e igual ao outro, nenhuma dieta dar certo se foi elaborada pensando em um outro, cada caso tem que ser trabalhado especificamente.

No que se diz respeito a educação Física e a nutrição, ambas andam emparelhadas, pois não há atividade física se o corpo não estiver nutrido. E como esse e um dos principais pilares da educação física o desenvolvimento motor. Logo pensamos que e dever do profissional de educação física ter conhecimentos básicos de nutrição, favorecendo assim no auxilio de possíveis eventualidades no que se diz respeito a desempenho, e logico que não precisa ser formado em nutrição, para transmitir seu conhecimento a um aluno no âmbito escolar quanto perguntado sobre tal assunto. Pois e também dever do estado garantir uma alimentação digna aos nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com