TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Ensaios: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:

(a) Essa é a correta só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;

(b) são incapazes de se contrapor à influência da televisão;

(d) são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;

(d) são tão independentes e inteligentes quanto as de 40 anos atrás;

(e) se desenvolvem sob influências mais negativas que as de antigamente.

(ENADE 2000)

2. O ser humano está constantemente em movimento e a todo momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:

(a)atitudes planejadas;

(b)linguagens conscientes;

(c)atitudes culturais;

(d)emoções, às vezes inconscientes;

(e)movimentos lineares.

(ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICÓLOGO-TRF/2003)

3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo.(ENADE 2002)

Mediante o que aprendemos, sobre a psicologia do Desenvolvimento( que estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos), acreditamos, que os jovens só com a faixa etária citada( 15 a 25 anos), sejam, o público maior que se identificam com esse tipo de entretenimento televisivo. Talvez, nessa fase da puberdade, eles sintam a necessidade de aprendizagem, curiosidade pelo o “novo” , das responsabilidades, da saída Infanto para fase adulta, fazendo com que haja identificação delas com o comportamento dessas pessoas na TV.

4. Para Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de personalidade no ordenamento jurídico.

(ADAPTAÇÃO DE QUESTÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO/2004)

O Código Civil é um dos ordenamentos jurídicos que trata diretamente dos direitos relacionados a Personalidade Normal, pois ele define os direitos relacionados a defesa de valores do homen, como também o “ direito vida “, a higidez física, a intimidade, a honra, a intelectualidade e outros tantos a pessoa humana sã e tomada de si e de suas projeções na sociedade .

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA

NOME DA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

CÓDIGO: CCJ0004

TÍTULO DA ATIVIDADE:

Erik H. Erikson e o desenvolvimento psicossocial na adolescência

OBJETIVO:

Compreender a teoria do desenvolvimento psicossocial e sua abrangência na Psicologia; descrever situações em que esta teoria pode ser aplicada à algumas questões ligadas ao Direito.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Analisar as influências das primeiras relações interpessoais no desenvolvimento dos indivíduos.

Desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão a respeito do tema.

DESENVOLVIMENTO:

Erik H. Erikson e o desenvolvimento psicossocial na adolescência

Texto elaborado pelos Profs. Débora Dalbosco Dell?Aglio e Christian Haag Kristensen

Quando refletimos sobre os anos que passaram em nossa vida, facilmente observamos que diversas mudanças ocorrem na forma através da qual nos percebemos. Mesmo aqueles que ainda não atravessaram, certamente já ouviram falar da crise da meia-idade, uma crise que envolve o processo de identidade. Mudanças importantes certamente ocorrem durante a infância em termos de autoconceito e auto-estima. Entretanto, é a adolescência o período no qual a reorganização do senso de self do indivíduo ocorre quando ele possui a habilidade intelectual para apreciar a dimensão dessas mudanças (Steinberg, 1999). Os trabalhos mais influentes na área do desenvolvimento da identidade do adolescente foram apresentados por Erik Erikson.

Dimensões dos Estágios

Na análise dos estágios de desenvolvimento psicossocial, é fundamental considerarmos que Erikson aborda três dimensões distintas:

1) meios de experimentar acessíveis à introspecção

2) modos de proceder observáveis por outro

3) estados inconscientes

Princípio Epigenético

Progressão no desenvolvimento a partir de um sistema básico: todos os aspectos da personalidade dependem do desenvolvimento adequado na seqüência apropriada e cada um existe de alguma forma, antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com