TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AGACHAMENTO E A BIOMECÂNICA

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 8

O AGACHAMENTO E A BIOMECÂNICA

Samuel Cordeiro de Almeida

27/05/2021

RESUMO

O presente artigo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e artigos retirados da internet para o devido embasamento da mesma e utilização de citações de diversos autores para devido embasamento do tema. O presente tema da pesquisa é: agachamento e biomecânica. O exercício de agachamento é fundamental para o desenvolvimento dos membros inferiores, aumentando sua força e potência, sendo um dos exercícios fundamentais da musculação. A biomecânica é fundamental para que o indivíduo entenda como o movimento é realizado e quais músculos são ativados durante a execução e como isso pode melhorar o desenvolvimento do movimento e como pode prejudicar em casos de erros.

Palavra Chave: Agachamento. Biomecânica. Educação Física.

INTRODUÇÃO

O exercício de agachamento é um dos exercícios mais importantes na musculação, pois é com ele que o desenvolvimento dos membros inferiores acontece de maneira mais positiva, sendo um exercício fundamental para que quer desenvolver seus membros inferiores de forma que dê resultados mais seguros e possa desenvolver de maneira que não fique somente com resultados supérfluos, aumentando a resistência dos músculos, força, definição. O exercício de agachamento também proporciona desenvolvimento nos glúteos, sendo fundamental para o desenvolvimento completo, desenvolvendo até mesmo a resistência das panturrilhas. Por ser um exercício complexo de executar ele ativa durante sua execução diversos músculos, exigindo também um controle corporal do movimento para que não aconteça o desequilíbrio durante a execução.

A biomecânica é fundamental para entender o processo do movimento realizado pelo corpo durante a execução do exercício, assim também como o movimento e ativação muscular, estudando quais músculos são acionados para que o movimento, força e equilíbrio se mantenham de forma que a atividade seja executada de forma que não prejudique a execução do movimento, sendo relacionados e direcionados pelos músculos agonistas e antagonistas que executam e mantem o movimento correto, fazendo com que seja possível a pausa no movimento, execução de maneira correta, além de auxiliar na estabilidade articular, o que é fundamental para evitar lesões e proporcionar ao indivíduo uma boa execução do movimento.

O presente artigo tem como principal tema a biomecânica, que é um assunto extremamente importante para o profissional de educação física, assim também como os estudantes que ainda estão na faculdade e população local e interessados pelo assunto. A biomecânica é fundamental e extremamente importante para o desenvolvimento acadêmico e cientifico, pois é com ela que é possível entender a realização do movimento e como isso pode afetar no desenvolvimento e execução do movimento, como ele pode ser executado de maneira correta, buscando a melhor ativação dos músculos alvos e obtendo a maior segurança possível durante à pratica de atividades físicas.

BIOMECANICA E AGACHAMENTO

O agachamento é um dos exercícios mais importantes da musculação e talvez o mais importante para aqueles que querem desenvolver a musculatura da perna.

“O exercício de agachamento é um movimento multiarticular que envolve os principais grupamentos musculares da coxa e do tronco, desenvolvendo músculos mais fortes e favorecendo aumentos na força e potência” (DONNELLY et al., 2006, p.1). o desenvolvimento do exercício de agachamento promove grande benefícios ao corpo, por ser um exercício que utiliza de vários músculos ao mesmo tempo para realizar o movimento corretamente, buscando a força necessária, estabilização e equilíbrio, isso faz com que o movimento e o trabalho em toda a musculatura inferior aconteçam de forma em que todos são trabalhados ao mesmo tempo.

O exercício de agachamento promove benefícios à musculatura tanto em aumento de força, resistência e definição, sendo um dos exercícios mais importantes para a perna.

“Suas principais utilidades incluem desempenho esportivo, reabilitação e prevenção de lesões, e melhora da estética corporal” (BAFFA et al., 2012, p.1). A utilização do exercício de agachamento pode trazer diversos benefícios quando executado de forma correta, com variações de execução e diversos tipos de métodos que podem trazer o resultado desejado, um deles é o desenvolvimento da força e músculos com a hipertrofia, aumentando o volume das pernas e melhorando a estética corporal. Mas, o agachamento não é benéfico apenas para as questões visuais, também podem ser utilizados como forma de reabilitação de lesões, onde o profissional devidamente capacitado pode planejar a utilização do agachamento como forma de reabilitação dos músculos e até mesmo do joelho.

A utilização do exercício de agachamento é bastante variada e pode ser utilizada para a hipertrofia, desenvolvimento de força e reabilitação, dependendo das necessidades do indivíduo.

Por ser um exercício que até hoje os pesquisadores e estudantes buscam entender da melhor maneira possível, o agachamento é um dos exercícios mais discutidos pelos profissionais de educação física, tanto pela complexidade de sua execução, como também pelos benefícios que o exercício pode trazer ao praticante. Assim como muitas pessoas buscam entender os benefícios e como a execução correta pode beneficiar o indivíduo, muitos pesquisadores também buscam entender como a execução errada ou o exagero pode prejudicar os ligamentos, músculos e joelhos com o excesso de peso ou execução errada, sendo a biomecânica uma das áreas de pesquisa da educação física que mais buscam entender como deve acontecer corretamente o agachamento e como ela pode melhorar tanto em execução como em resultados.

Este exercício vem sendo tema de vários estudos aplicados, como os que buscam verificar as respostas eletromiográficas dos músculos acionados, bem como as correlações com as lesões articulares e os aspectos biomecânicos envolvidos durante sua execução (AMADO et al., 2014; MARCHETTI et al., 2013, p.11).

A biomecânica do exercício de agachamento acontece como cadeia cinética fechada onde acontece o aumento de força de comprensão articular, aumentando o contato das articulações e sua estabilidade, aumentando a estabilidade dinâmica do movimento do exercício. Todas essas ações acontecem durante o movimento do exercício para que o movimento do corpo possa ser executado de maneira correta e que o corpo possa resistir ao peso e possa vence-lo de maneira segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com