TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPARATIVO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NO BRASIL

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 16

CAROLLINE GIMENEZ GRAÇA - 1154112
JORDANE SÁVIO TORRES CAROLINO - 1150538
RODRIGO HENRIQUES RODRIGUES – 1150821

Bacharelado em Educação Física

COMPARATIVO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NO BRASIL

Orientador: Prof. Esp. Edymar Patryk Madureira

Centro Universitário Claretiano

PALMAS

2015

COMPARATIVO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA –BACHARELADO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NO BRASIL

Resumo: 

O presente artigo busca realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do comparativo entre o ensino de Educação Física nas modalidades presencial e à distância no Brasil. O objetivo desta pesquisa é analisar os aspectos positivos e negativos nestas duas modalidades descrevendo os aspectos, comparando-os. Através desta pesquisa foi possível identificar que há uma grande oferta de cursos de Educação Física no Brasil, e a cada ano há a implantação de mais cursos e que não é possível comparar a educação presencial à educação à distância, pois são formas distintas em busca de realizar o objetivo principal, que é formar profissionais.

Palavras-chave: Educação Física. Educação à distância. EaD. Ensino Superior. Educação.

Abstract:

This article seeks to conduct a literature review on the comparison between the teaching of physical education in the classroom and distance modalities in Brazil. The objective of this research is to analyze the strengths and weaknesses of these two modes describing aspects, comparing them. Through this research we observed that there is a large supply of physical education courses in Brazil, and every year there is the deployment of more courses and you cannot compare to classroom education to distance education, they are separate ways in search accomplish the main goal, which is to train professionals.

Keywords: Physical Education. Distance education. DE. Higher education. Education.


Introdução

        A formação de um profissional não termina no Ensino Médio ou após a conclusão de um curso de graduação. É um processo contínuo, onde a agregação de conhecimentos é constante, sendo necessário utilizar várias vias e estudo e aperfeiçoamento, através das entidades de ensino superior e com a parceria das entidades que mantém e fiscalizam o ensino no Brasil.

        O crescimento da competitividade no mercado de trabalho exige que cada vez mais os profissionais tenham que se atualizar, buscando constante aperfeiçoamento, procurando se ajustar às crescentes exigências de cada empresa. Os testes de admissão estão muito criteriosos, procurando não apenas mensurar os conhecimentos básicos, mas filtrar as habilidades profissionais através dos conhecimentos específicos.

        Esta pesquisa teve como objetivo comparar o ensino presencial com o ensino à distância, descrevendo seus aspectos, identificando – os e relacionando o ensino de Educação Física na modalidade EaD.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em uma base teórica. Como diz Eco (1998, p. 11), é a pesquisa que ataca um problema não concreto, que pode ou não ter sido objeto de outras discussões. Para esta pesquisa, realizou-se uma leitura crítica analítica com base em livros, trabalhos de pesquisa, artigos, sites, periódicos, entre outros, no ensejo de levantar informações através de embasamento teórico.

O Ensino Presencial na Educação

        Segundo Cervo; Bervian (2002) o conhecimento é uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Assim pode se compreender que o entendimento depende da forma em que cada indivíduo percebe o mundo. A escola prepara o indivíduo, construindo conhecimentos ao longo da vivência, selecionando os mesmos que serão necessários para integrar e inserir cada ser no que tange ao conhecimento.

        A escola deve cumprir seu papel, ensinando e dando capacidade para que cada ser humano possa ser apto a transformar o conhecimento. A escola forma e prepara os alunos para serem críticos, analisando os contextos sociais, culturais e físicos, propondo transformações que possam mudar a sociedade.

        No processo tradicional, o professor é um transmissor de informações. Entretanto, muitas vezes tais informações podem não ser bem compreendidas pelos alunos, onde os mesmos se tornam apenas repetidores de informações. Em seu estudo, Vasconcelos (2002, p. 153) defende que:

O professor não faz mais o que fazia por saber que é errado, mas também não faz o novo por não saber como [...] o educador que não domina nem o processo, nem o produto do seu trabalho.

        As aulas com o modelo tradicional, expositivo, estão presentes em todos os tipos de instituições de ensino, desde o Ensino Infantil até à Pós-Graduação. Porém, é possível que algumas instituições adotem novos modelos. A educação deve basear-se em um eixo que compreende figuras essenciais no processo de aprendizagem: conhecimento, professor e aluno. Segundo Moretto (2003, p. 102):

“a primeira relação interativa ocorre entre o aluno e o conhecimento socialmente construído. Nela, o conhecimento é visto como um conjunto de verdades relativas, resultado das representações que o homem elaborou ao longo da sua história, com relação ao mundo físico e social em que vive.”

        Assim, o professor não apenas transmite conhecimento, mas tem a capacidade de instigar o aluno a aprender e construir o conhecimento. O professor faz a transformação favorável à aprendizagem do aluno, deixando de ser uma transmissão de conhecimentos, se tornando um processo de elaboração de situações didático-pedagógicas que possam facilitar a aprendizagem, favorecendo a construção de relações significativas. (MORETTO, 2003, p. 103).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com