TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA TIPOS DE CLIMA NO BRASIL

Por:   •  24/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 10

ETEC DE PRAIA GRANDE

ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA

TIPOS DE CLIMA NO BRASIL

NOMES: Júlia Clarice Rodrigues de Lima

ANO E CURSO: 2º Ano de Química.

PROFESSOR:

DISCIPLINA:

DATA DE ENTREGA:

PRAIA GRANDE

MARÇO/2022

ETEC DE PRAIA GRANDE

ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA

TIPOS DE CLIMA DO BRASIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do 4º Bimestre na Disciplina Geografia sob a orientação do professor Rodrigo Vitor Barbosa Souza no 1º Ano do Ensino Médio, ETEC de Praia Grande.

PRAIA GRANDE

MARÇO/2022

        A Terra surgiu há mais de 4 bilhões de anos, enquanto os seres humanos surgiram apenas há 200 mil anos. Infelizmente, apesar disso, conseguimos abalar o equilíbrio que é essencial a vida.

  • A vida, aos olhos do mundo, trata-se somente de um elo sucessivo, em meio a uma corrente de inúmeros ser vivos, que ocorre desde os primórdios da humanidade;
  • As espirais de fumaça que se originam nas entranhas da Terra são parte da atmosfera original do planeta, uma atmosfera desprovida de oxigênio, engrossada pelo vapor da água e com uma exorbitante quantidade de dióxido de carbono, como uma grande fornalha;
  • É perceptível entendermos que a Terra esfriou, o vapor transformou-se em uma chuva torrencial e permanecemos em uma distância correta do Sol, evidenciando um equilíbrio perfeito que conservasse a água líquida em perfeito estado;
  • Os rios arrancaram minerais das rochas e adicionaram eles a água doce dos oceanos, enquanto os oceanos ficaram cheios de sal.

Formas de vida primitivas ainda existem nas estações de águas termais do planeta, chamadas de arqueobactérias; se alimentam do calor da Terra, exceto a cianobactéria (alga verde-azulada), que possuem capacidade de virar-se para o Sol para captar energia, sendo ancestrais vitais de todas as espécies de plantas do passado e do presente; tendo bilhões de descendentes que mudaram o destino do planeta Terra.

Através disso, podemos saber então, que o carbono que poluía a atmosfera ainda está presente preso na crosta terrestre, por conta dos microrganismos que desenvolveram conchas ao ingerir o carbono da atmosfera dissolvida no oceano.

  • Na imagem da paisagem, é perceptível ver o extrato das conchas acumuladas de bilhões de microrganismos. Graças a elas o carbono foi drenado da atmosfera e outras formas de vida puderam evoluir.

A vida vegetal se alimentava da energia do Sol, o que permitia quebrar a molécula de água e pegar o oxigênio. Por isso, o ar encheu-se de oxigênio. O ciclo terrestre da água é um processo de renovação constante... Cachoeiras, vapor de água, nuvens, rios, mares, oceanos. O ciclo nunca é interrompido, sempre tem a mesma quantidade de água na Terra e todas as espécies beberam a mesma água. O motor da vida é a ligação, tudo é ligado, sendo nada autossuficiente. Água e ar são inseparáveis, unidos em vida em vida e pela vida na Terra.

  • Na paisagem descrita, podemos assimilar:
  • A extensão verde que espreita através das nuvens é a fonte de oxigênio do ar. 70% desse gás, a qual nossos pulmões não funcionariam sem, vêm das algas que dão cor a superfície do oceano.

Nossa Terra conta com um equilíbrio, a qual cada ser possuí um papel importante e existe graças a existência de outros seres, como uma cadeia alimentar.

  • Na grande importância da aventura na Terra, podemos esclarecer que cada espécie tem seu papel a desempenhar, nenhuma sendo inútil ou prejudicial, atuando em equilíbrio;

  • Nós, Homo sapiens, nos beneficiamos de um legado que cerca mais de 4 bilhões de anos deixado pela Terra. A existência da vida humana possuindo somente 200 mil anos, mudou, certamente, a visão sobre o planeta Terra. Apesar da vulnerabilidade de nossa espécie, conquistamos lugares onde nenhuma outra espécie pôde chegar ou havia feito;

  • Recife de corais cobrem menos de 1% do fundo do oceano, mas oferecem habitat para milhares de peixes, moluscos e algas. O equilíbrio de todos os oceanos depende dele;
  • A contagem de tempo na Terra é em bilhões de anos, levando quase 4 bilhões de anos para as árvores surgirem; na cadeia de espécie as árvores são pináculos, uma escultura viva perfeita. Desafiando a gravidade, são únicos elementos naturais em movimento perpétuo em direção ao céu;
  • As árvores herdaram, portanto, das cianobactérias, o poder de capturar energia a partir da luz. São capazes de armazenar e se alimentar da luz, transformando em madeira e folha que se decompõem formando água e matéria viva. E, assim, os solos são formados.
  • Os solos têm atividade incessante de microrganismos, que acabam por produzir o Humus, a camada fértil a qual toda vida da Terra está ligada.

É notável que grande parte da população do planeta vive em áreas próximas ao litoral do continente ou às margens de rios e lagos. Atualmente, uma em cada quatro pessoas vive como a humanidade vivia há 6.000 anos. Sua única energia é aquela que a natureza fornece, estação a estação. Sabemos que cerca de 1 bilhão de pessoas vivem desse modo, população que estatisticamente é maior do que toda a população dos países ricos.

A expectativa de vida dos povos menos beneficiados pesa em relação às outras coisas banais da humanidade, ainda mais quando se trata do trabalho duro e as incertezas que a natureza fornece em seu dia a dia. Famílias são obrigadas a pensar que educação é um privilégio raro, por conta que as crianças são essenciais pra comporem a mão de obra que beneficia uma família, que necessita de uma contribuição para sobrevivência. A humanidade sempre possuiu consciência de sua fraqueza e a energia e a força física que a natureza adotou aos humanos insuficientes são dadas aos animais que os ajudaram a descobrir e explorar novos territórios.

A agricultura provocou uma reviravolta na história, ocorrendo há menos de 10.000 anos. Sendo uma das primeiras revoluções, resultou nos primeiros excedentes deu origem às cidades e civilizações; por isso, consideramos que a lembrança da luta de milhares de anos por comida desapareceu, fazendo do grão o fermento da vida. Aprendemos a adaptarmos as sementes aos solos e climas. Somos semelhantes às outras espécies que pensam todos os dias em nosso fruto material: o alimento. Quando o solo não é generoso e a água torna-se escassa, temos métodos geniosos para nossa sobrevivência. A agricultura permanece sendo a ocupação mais difundida do mundo. Metade da humanidade cultiva o solo, sendo uma parte dessa cultiva-o a mão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com