TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Da Tecnologia No Ensino E Na Aprendizagem Na Modalidade Infantil

Artigos Científicos: O Uso Da Tecnologia No Ensino E Na Aprendizagem Na Modalidade Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 14

O Uso da Tecnologia no Ensino e na Aprendizagem na Modalidade Infantil

Autora: ROBERTA CAROLINE THOMAZONI¹

Orientador: Profa. ÂNGELA MARIA FABIONOVICZ²

Resumo:

Cada vez mais presente na vida das pessoas, as tecnologias facilitam e auxiliam a rotina. Obter informações, conversar com aqueles que estão longe, aprender sobre algo completamente desconhecido e também se divertir estão entre alguns pontos nos quais as tecnologias se fazem presente de maneira positiva no cotidiano. Tudo isso está inserido, inclusive, no dia a dia nas crianças que, em diversos casos, sabem utilizar todos os recursos como adultos. Este trabalho, portanto, visa explanar sobre a utilização da tecnologia na aprendizagem e no ensino dessas crianças, sendo este um meio de facilitação e interação. Para tanto, o método usado foi o teórico, utilizando material bibliográfico.

Palavras-chave: Tecnologias. Aprendizagem. Infantil.

Introdução:

A sociedade está sempre em movimento. Criações, inovações e modernidades fazem parte do cotidiano das pessoas, que estão sempre criando novos meios para facilitar a vida e, também torná-la muito mais interessante. As tecnologias fazem parte dessas mudanças e auxiliam no cotidiano das mais variadas maneiras. Através delas e possível transformar algumas atividades mais simples, divertir-se e, inclusive, trabalhar e aprender. É possível tornar o uso das tecnologias algo positivo e produtivo, acima de tudo.

Não é difícil, como antigamente, encontrar alguém com um aparelho de telefone celular com acesso a internet, podendo conectar-se com o mundo com um simples apertar de comandos. Um universo de possibilidades se abrem com este fácil e rápido gesto, como, por exemplo, fazer buscas, compras, conversar com aqueles que estão longe, resolver problemas e também aprender. Para este último item as tecnologias podem ter papel importante e fundamental. Utilizá-las como recurso na aprendizagem e no ensino pode ser um meio de tornar a escola muito mais interessante para os alunos.

Não são apenas os adultos que se distraem e não atraídos por este mundo tecnológico. As crianças têm contato com essas ferramentas desde muito cedo, tornando-se algo recorrente e comum em suas vidas. Levar estas tecnologias para dentro da escola pode ser um estímulo aos estudantes, podendo, até mesmo, tornar o aprendizado mais simples e interativo, facilitando o ensino.

O presente trabalho busca discutir a utilização das tecnologias no ambiente escolar, na aprendizagem e no ensino de alunos do infantil. Abordar como as tecnologias podem ser usadas no dia a dia escolar e como podem se tornar um auxílio tanto para os estudantes como também para os professores. As tecnologias podem ser ótimos auxiliadores na aprendizagem e também na preparação do futuro das crianças, desde que sejam usadas de modo correto e adequado.

Desenvolvimento:

O homem é um ser inventivo, e está sempre criando meios novos se facilitar e tornar a vida muito mais interessante. Para tanto, não mede esforços, muito menos tempo, para produzir. É recorrente ver na mídia que novos recursos tecnológicos, um mais modernos do que os outros, estão chegando ao mercado. São diversos itens que fazem com que o consumidor queira estar a frente, acompanhando as modernidades. Ao andar pelas ruas ou fazer qualquer outro passeio, é possível perceber que a maioria das pessoas está portando, ao menos, um aparelho de telefone celular. Isso quando, também, não carrega outros equipamentos como tablets e notebooks. As tecnologias estão mais presentes na vida em sociedade do que se imagina.

A tecnologia está na rotina e cotidiano de todos na sociedade, mas é preciso, antes de qualquer coisa, conceituá-la. Alguns afirmam que ela consiste nas máquinas e equipamentos, sendo que estes são usados com o fim de serviços ou a fabricação de produções. Outros, porém, acreditam que a tecnologia é um pacote com organizadas informações, de vários tipos. Alessandro Marco Rossini (2003), por sua vez, conceitua:

(...) podemos concluir que a tecnologia seria representada por um conjunto de características específicas do sistema técnico no cenário em que a mesma atua. Podemos então definir resumidamente o que seria tecnologia, como sendo qualquer insumo de produto criado ou então inovado, e que este por sinal tenha seu devido mercado, representado pelas necessidades de utilização no meio em que se encontra inserido.

Com esta contextualização, é perceptível notar o quanto a tecnologia se faz presente, e também como ela pode ser útil, desde que bem e adequadamente utilizada. Ela está em todos os meios, recursos, ambientes, e nos afazeres mais simples da vida, e em constante mudança.

Através da tecnologia é possível estar integrado com o mundo. Todos estão sempre conectados, seja onde estiverem. Qualquer celular, até mesmo os modelos mais simples, possuem acesso a internet, e todos possam conferir seus emails, conversar com os amigos e saber as novidades. Para se manter bem informado também é possível fazer uso das tecnologias, sendo este um meio muito mais rápido de obter informações. De acordo com o estudo “O que motiva os consumidores do mundo”, desenvolvido pela Kantar Media e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 47% dos brasileiros têm como principal fonte de informação a internet. Esta se tornou um meio muito mais simples e rápido de saber notícias e fazer pesquisas, em vista que tudo é publicado, praticamente, em tempo real. E nem é preciso encontrar um computador, basta ter um telefone celular em mãos para saber de tudo que está acontecendo no mundo. Em 2012, o IBOPE registrou um aumento de 7,2% de brasileiros que utilizam a rede. Isso significou, na época, que 83,4 milhões de pessoas estavam conectadas em suas residências, instituições de ensino (universidades, escolas, faculdades, entre outras), em seus ambientes de trabalho, ou outros lugares públicos como lan houses e bibliotecas.

Engane-se quem acredita que apenas os adultos utilizam estes recursos para se manterem bem informados a aproveitar os momentos livres. As crianças estão cada vez mais conectadas e usando os meios tecnológicos. Os dados registrados pelo IBOPE Nielsen Online, em 2012, mostram que crianças com idade entre 2 a 11 anos são internautas atuantes. Segundo a pesquisa, o Brasil conta com 14,1% de crianças conectadas em residências. Elas estão não apenas entrando neste universo informatizado, como também se familiarizando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com