TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cadeirante e o handebol

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.507 Palavras (19 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SANTOS. José Carlos Assis Dos. Educação Física e Inclusão: O cadeirante e o handebol.2017. 17. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Colíder,2017.

RESUMO

Este presente trabalho visa pesquisar sobre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física, principalmente para cadeirantes com atividades físicas voltadas o para o mesmo. Em como os professores e escolas trabalham e se comprometem a atender essas crianças com necessidades especiais. Através da coleta de dados bibliográficos, permitindo que essas informações adquiridas possam responder as hipóteses, problemática levantadas. Observar se os professores estão capacitados, se a escola tem condições acessíveis e adaptáveis de receber e aceitar esses alunos. Buscar verificar possíveis dificuldades que o professor e a escola possam ter no processo de ensino e aprendizagem, a importância da escola e sociedade no processo de inserção desses alunos com necessidades especiais, com autores como Daolio, Fonseca, Stainback e Stainback embasando sobre o tema proposto, tomando referências de seus estudos, buscando explicar e exemplificar informações sobre a inclusão na escola, na integração com atividades adaptadas e aceitação dos portadores de deficiências em destaque os cadeirantes na sociedade.

Palavras-chave: Integração. Inclusão e Educação para cadeirantes. Sociedade.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        13

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        14

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos pessoas com deficiência são marginalizadas, excluídas pela sociedade, abandonados à própria sorte (MACHRY, SIQUEIRA, 2010). Apesar de injusto, é fator comum na atualidade. A quebra de paradigmas educacionais, vem a somar na atualidade em que a sociedade educacional necessita de mudanças urgentes. Fases de transformações, de abrir os olhos diante da ignorância, do fechar de olhos, descaso para a estigmatização do preconceito, da discriminação em relação ao deficiente.

Esse trabalho relata uma introdução do estudo sobre a inclusão de alunos com deficiência em específico os cadeirantes nas aulas de Educação Física, na prática do handebol, em como é desafiante conseguir que todos esses deficientes tenham pelo menos acesso e local adequado e acessível, para uma educação básica que seja.

Refletindo sobre o tema, expondo a problemática do assunto, que apesar de leis como a Constituição Federal que defende os direitos dessas crianças a uma educação de qualidade e a prática de atividades, pode-se observar que a aceitação ainda é lenta, o processo se expande devagar.

 Buscar respostas aos objetivos traçados através da reflexão sobre o tema proposto, como foco destinado nas séries do ensino fundamental. O tema passa a ser importante a partir do momento em que se observa o quanto uma criança se sente bem aceita, o quanto através da interação com outras crianças desenvolve suas habilidades motoras, autoestima, confiança, se sente valorizada.

Através de pesquisas bibliográficas conceituar a palavra inclusão, como se constitui o processo de integração dos cadeirantes, como a escola pode ajudar com os pais nessa inclusão, qual procedimento o professor deve tomar em sala de aula, com planos de ensino adaptados para incluir esses alunos, para que não se sintam deslocados, realizando atividades a parte em sala de aula.

Expor discussões de autores sobre o tema proposto, embasado em referenciais, pesquisar sobre as dificuldades encontradas pelos pais para incluir seus filhos nas escolas, quais dificuldades podem ser encontradas referentes a estruturas das escolas para receber os cadeirantes, a dificuldade do professor sem capacitação na inclusão desses alunos no meio, quais caminhos seguir para solucionar esses problemas. O professor pode ser importantíssimo nesse processo de adaptação desses alunos quanto a sua participação nos esportes.

A escola tem como finalidade explorar, verificar, observar e analisar em até que ponto ela, os professores estão preparados para receber esses alunos. A escola receber bem, faz toda a diferença na integração e aceitação da criança a sentir-se segura.

Visará analisar sobre o que pode ser feito para minimizar os problemas referentes a inclusão de alunos com deficiência nas atividades físicas do ensino regular e aceitação por parte de todos na inclusão dos mesmos, quebrando barreiras do preconceito.

Também como é importante que o professor de Educação Física tenha preparo para adaptar as aulas de forma a atender a esses alunos, buscar se qualificar para atender essa demanda e a escola que não tem condições de recebê-los, com estrutura inadequada para o conforto desses alunos, sem recursos pedagógicos que irá auxiliar os professores nas aulas durante o processo de ensino e aprendizagem, trabalhar através de políticas públicas buscando melhorias.  

A falta de preparo da escola e do professor pode contribuir para essa deficiência do sistema, tendo um longo caminho percorrer para acabar com esses estigmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com