TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Circuito Para Crianças

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atualmente é utilizado várias formas e tipos diferentes de treinamentos físicos, a cada dia vemos, e ouvimos falar sobre a diversidade de exercícios e métodos criados para nos treinar. Cada um com uma finalidade diferente, e determinada para cada pessoa. Um método bastante feito pelas pessoas nos dias de hoje é o treinamento em circuito ou circuit-training, que é realizado entre todos, desde crianças á idosos.

Nós iremos trabalhar com treinamentos em circuitos para crianças com idade de 06 a 14 anos, que é considerado como um sistema de treinamentos e exercícios específicos. Estaremos estudando os benefícios de serem a aplicados as crianças, para trabalharmos na sua fase de desenvolvimento da coordenação motora, esse processo será aplicado em longo prazo com um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, para que possamos estar estimulando a prática de exercícios físicos saudáveis com o objetivo de explorar a capacidade física de cada um deles, melhorando seu condicionamento físico e saúde. A proposta deste treino é trabalhar com o corpo todo, e não sobrecarregar nenhuma parte do corpo, atuando na diminuição da sobrecarga a áreas particularmente mais vulneráveis do corpo e propensas a lesões (reduz o risco de lesões), pode ser treinado em qualquer lugar, academias, escolas, quadras, e até mesmo em casa. Aumentar a frequência desses treinos e a prática de exercícios físicos beneficia em todo o organismo da criança, como por exemplos: favorece a circulação sanguínea, fortalece o músculo cardíaco, auxilia na fixação dos ossos e desenvolvimento das células ósseas, reduz o risco de osteoporose na menopausa, há ganho de força (que é essencial para que as articulações funcionem bem), ajuda a criança ter boa postura, oferece também maior resistência á infecções (pois todo o organismo torna-se mais saudável), controla o peso, diminui a probabilidade de desenvolver diabetes tipo II, diminui a ansiedade, melhora a atenção, o sono, a agressividade, minimiza a possibilidade de depressão infantil, garante as crianças mais disposição, melhor convívio social, e melhor desenvolvimento intelectual.

 A utilização do treinamento em circuito para criança é interessante porque tem a possibilidade de uso múltipla, proporcionando a pratica intensiva de exercícios, oportunizando os alunos a execução de um trabalho com resultados satisfatórios. No treinamento em circuito há a possibilidade de trabalhar os dois aspectos motores e psicomotores, principalmente nessa idade em que as crianças e adolescentes estão em fase de formação motora, aproveitando para trabalhar o corpo e a mente, ajudando-os a desenvolver as coordenações motoras e o amadurecimento da criança. Segundo a Organização Mundial de Saúde a frequência deve ser de no mínimo 1 hora de exercícios aeróbios por dia, incluindo as brincadeiras.


1 O QUE É O CIRCUITO?

1.1 Significado de circuito

Linha fechada que limita uma superfície, espaço, contornou, perímetro e/ou roteiro turístico ou recreativo e/ou fig. campo de atividades, roteiro, interesses, possibilidades e/ou desp. percurso a ser cumprido em certas provas.

1.2 Definição de circuito

Classe gramatical: substantivo masculino

Flexão do verbo: circuitar

Plural: circuitos

1.3 O Circuito físico

Foi idealizado por MORGAN e ADAMSON em 1953 pensando em manter seus atletas em forma já que não tinham como treinar ao ar livre durante o inverno inglês, e o espaço disponível era pequeno para fazer treinos intervalados.

É um tipo de atividade física com um conjunto de sequencia de exercícios físicos, também chamado de estações, pode ser chamado de misto, devido ao fato de que pode ter atividades aeróbia e anaeróbia, geralmente sem intervalos de um para o outro, pois na montagem de um circuito se intercala os membros a ser trabalhados, evitando sobrecarregar a criança para que não haja um cansaço prematuro, essa técnica é chamada de troca de segmentos.  Esse tipo de treinamento é caracterizado por ter vários estágios de exercícios, sendo assim, uma estratégia de ensino do movimento, e também permite que se trabalhe com várias pessoas (crianças) ao mesmo tempo, proporcionando atividades em grupo. O circuito é avaliado mais como uma alternativa de melhorar o desenvolvimento e os níveis de aptidão física. Envolve uma série de repetições variando de acordo com o objetivo específico procurado, e tendo a trajetória de um ponto a outro, muitas vezes tendo como objetivo final o ponto de partida, ou, começando e terminando com a atividade que o individuo mais se identifica.

O circuito propõe atividades dinâmicas, variadas para que a resistência geral do corpo seja trabalhada. As atividades tem que ser como brincadeiras para as crianças, mantendo-as intertidas, e com vontade de praticar fazendo com que seja mais prazeroso e criem o hábito de estarem sempre as praticando para seu próprio bem, uma criança ligeiramente ativa em sua fase de desenvolvimento e crescimento por toda a vida, incentivando as crianças e adolescentes a estar se exercitando elogiando-os quando estiverem corretos, entregar recompensas para cada pequeno passo alcançado e também evitar atividades repetitivas, inovando a cada dia. Para isso, as crianças e adolescentes precisam se sentir motivadas e animadas ao desfrutar de tais atividades, por isso é muito importante que alguém de sua confiança (pais, amigos, familiares) o incentivem a estar praticando algum esporte desde a infância, ou até mesmo desde bebê. Ensinando-os a ter hábitos mais saudáveis.

Algumas vezes aplicada individualmente para que treinem suas habilidades, ajude o desenvolvimento motor, melhorar a autoestima, a postura, o equilíbrio e foco:

 [pic 1]

 Ou em grupos, trabalhando o desenvolvimento motor e pscomotor e também as atividades em grupo, o relaciomento com outras crianças, ou pessoas:

[pic 2] 

2 OS BENEFÍCIOS

2.1 Os benefícios da atividade física

Praticar atividades físicas é ótimo não só para o organismo mas também para disposição, fazendo-as constantemente melhora a memória, aprendizado e concentração, facilita a absorção e associação de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (356.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com