TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desporto Adaptado O Bowling

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Bowling

[pic 1]

Introdução

O Bowling surgiu no século XIV, por volta do ano 1300 na Alemanha. Porem só mais tarde, após a segunda guerra mundial, surgiu como modalidade adaptada a portadores de deficiências físicas, nomeadamente paraplégicos e amputados. No entanto as deficiências mais severas só no século XX, na década de 50, com a permissão de uso de dispositivos auxiliares, puderam participar nos paralímpicos.

O Bowling é um desporto cujo objetivo é derrubar os pins alinhados no extremo da pista, com uma bola. Neste jogo, o mais importante é a destreza e agilidade ao invés da força ou resistência física.

        Este jogo pode ser também utilizado na escola, uma vez que é muito familiar às crianças. Através do bowling podemos trabalhar a destreza e a agilidade. Para além do valor educativo deste, as crianças (des)envolvem-se com grande energia. O jogo deve ser praticado com uma determinada finalidade e de forma construtiva e nunca como preenchimento de lacunas. Quando escolhidos adequadamente, os jogos podem ser um ponto de partida para qualquer centro de interesse e em qualquer área de desenvolvimento, podendo ser ótimas estratégias para incutir determinados valores tais como: a solidariedade, o cooperativismo e a tolerância às crianças.

[pic 2]

Bowling – Um Desporto Para Todos

        A Constituição da República Portuguesa de 1976 consagra, no seu Artigo 79º, o direito à cultura física e ao desporto a todos. A Lei de Bases do Desporto reforça assumindo o desporto como fator indispensável na formação da pessoa e no desenvolvimento da sociedade, não deixando de se ocupar especialmente da prática desportiva do cidadão portador de deficiência.

        Como tal, a organização da prática desportiva é um instrumento privilegiado de intervenção com portadores de deficiência. O universo do desporto subdivide-se em várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, todas elas consagram as populações especiais e concomitantemente estimulam a integração social.

O desporto tem a capacidade de enaltecer as capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma atividade desportiva e recreativa em que não tenha oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Regras:

O jogo do bowling consiste em fazer 10 jogadas.

Cada jogador lança a bola 2 vezes por jogada, a menos que derrube todos os pinos no primeiro lançamento (Strike). O valor do strike é de 10 pontos e multiplica por 2 os pontos dos dois lançamentos seguintes.

Caso o jogador faça um strike no ultimo lançamento, tem direito a mais 2 lançamentos, e se nesses 2 lançamentos fizer 2 strikes atinge a pontuação máxima no jogo que é de 300 pontos.

Adaptações Gerais:

Estimulação corporal e cinestésica;

Proporcionar experiências com bolas leves ou pesadas e pinos grandes ou pequenos.

[pic 7]

Adaptações Inclusivas

Cadeira de rodas

Adaptações em cadeira de rodas que auxiliam na participação do jogo.

  1. Rodas mais largas que ficam dentro do quadro;
  2. Possibilidade de ajuste para a frente e para trás;
  3. Rodas traseiras menores que simulam elevador.         

                

[pic 8][pic 9][pic 10]

   [pic 11]

Rampas

        Utilizadas para orientar o lançamento e direção da a bola na pista de bowling para pessoas com grau de comprometimento elevado que não podem utilizar as mãos.

[pic 12]

Adaptações na bola  

        As bolas são feitas para suprir a força reduzida e ou as dificuldades de colocar os três dedos no buraco do bowling,

[pic 13][pic 14][pic 15]

Empurradores - Pusher

        É um suporte com braços longos, com uma pega que se adapta a forma da mão. Pode ser utilizado em pé ou sentado.

[pic 16]

Conclusão

        Como brincar é um direito fundamental de todas as crianças, estas devem participar em atividades que ajudem o seu desenvolvimento. As crianças com necessidades educativas especiais devem interagir e participar em todas as atividades de sala e a escola deve oferecer diversas oportunidades educativas que contribuam para a construção do conhecimento ou simplesmente que sirvam para a sua inclusão. A atividade apresentada é um jogo no qual todas as crianças participam de igual patamar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (282.8 Kb)   docx (682.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com