TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é o esporte adaptado no Brasil

Artigo: Como é o esporte adaptado no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

2. Como é o esporte adaptado no Brasil?

R: O esporte adaptado no Brasil é muito recente e ainda tem muito o que evoluir. Surgiu em 1958 com a fundação de dois clubes esportivos (um no Rio e outro em São Paulo). Atualmente, o esporte adaptado no Brasil é administrado por 6 grandes instituições: A ABDC (Associação Brasileira de Desporto para Cegos) que cuida dos deficientes visuais, a ANDE (Associação Nacional de Desporto para Excepcionais) que cuida dos paralisados cerebrais e dos lesautres, a ABRADECAR (Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas) que administra as modalidades em cadeira de rodas, a ABDA (Associação Brasileira de Desportos para Amputados) que cuida dos amputados, a ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Mentais) que administra os esportes para deficientes mentais e a CBDS (Confederação Brasileira de Desportos para Surdos) que cuida dos deficientes auditivos (esta última não está vinculada ao Comitê Paraolímpico Brasileiro

Visuais

Judô: Praticado por pessoas com deficiências visuais do sexo masculino e feminino. A principal adaptação feita para esta modalidade é a diferença de textura do tatame que indica os limites da área de competição.

Nesta modalidade os atletas deficientes visuais das classes B1, B2 e B3, competem juntos, ou seja, do atleta completamente cego até os que possuem acuidade visual parcial.

• B1 – Cego total: desde nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até a percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direcção.

• B2 – Lutadores que já têm a percepção de vultos. Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até a acuidade visual de 2/60 ou campo visual inferior a 5 graus.

• B3 – Os lutadores conseguem definir imagens. Acuidade visual de 2/60 a 6/60 ou campo visual entre 5 e 20 graus.

Auditivos

Natação: Divide-se em dois grupos de participantes: um grupo de competidores com deficiência visual e outro grupo com deficiência física. As regras não têm adaptações.

físicos:

hipismo: O objetivo das competições de hipismo adaptado é dar oportunidade para o praticante de equoterapia de realizar atividades de esporte e lazer.

O Hipismo Adaptado é dividido em classes, sendo elas: série especial (prova de confraternização – poderá participar o praticante de Equoterapia que não conduz o cavalo e/ou que necessita ter um instrutor de garupa); classe A (prova realizada ao passo com cronômetro – percurso simultâneo); classe B (prova realizada ao trote com cronômetro – percurso simultâneo); classe C (prova realizada ao galope sem cronômetro – tempo ideal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com