TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCÍNIO A EVENTOS Nº 01/2017

Por:   •  22/12/2022  •  Monografia  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 10

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCÍNIO A EVENTOS Nº 01/2017

Edital de Seleção de Projetos Esportivos 01/2017

Proponente

ASSOCIACAO DE FUTSAL DE ALEM PARAIBA 

CNPJ

03.830.248/0001-78

Email

campos.richard@ig.com.br

Endereço

RUA DR. PIO VILLELA PEDRAS – 23 / 201

Telefone

32 - 999760099

Nome do titular ou responsável legal do proponente

RICHARD RUTEMBERG DE PALMA CAMPOS

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome do projeto

CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais

Dimensão do projeto

Desporto Educacional

Modalidades do projeto

Basquete / Handebol / Futsal / Voleibol / Karatê / Capoeira

  1. Objeto:

O CAEC - Centro de Atividades Esportivas e Culturais tem como principio básico à formação critica, identificando e desenvolvendo talento na cultura corporal desportiva, acompanhando e analisando o desenvolvimento das pontecialidades dos alunos, com vistas à futura especialização e à integração dos mesmos na sociedade. Atualmente tem-se observado um aumento considerável nas discussões sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos desportos e lutas. Nos jogos desportivos coletivos e lutas, inúmeros são os assuntos a serem debatidos. Estes jogos são constituídos por varias modalidades desportivas e as lutas modalidades desportivas de combate. – O Centro de Atividades Esportivas e Culturais abordará o Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Karatê e Capoeira – o ensino dos jogos desportivos coletivos e das lutas deve ser concebido como um processo na busca da aprendizagem. Os desenvolvimentos desportivos, entendidos como processo de ensino, que ocorre desde que a criança inicia-se na atividade desportiva, até a sua dedicação exclusiva a uma determinada modalidade, isso quer dizer que o ensino de habilidades e competências tático-cognitivo e também as considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e dos jogos desportivos coletivos, por intermédio da pedagogia do esporte, identificam vários problemas na fase de iniciação desportiva. A iniciação desportiva ou desenvolvimento desportivo esta ligado diretamente aos aspectos da aptidão físico-motora, rendimento, competição, formação de hábitos corporais de saúde e formação da personalidade, onde se refletirá criticamente falando entre os praticantes e os orientadores da prática da iniciação desportiva (desporto escolar). A aptidão físico-motora deverá ser atingida como prática consciente, nos aspectos biológicos, psicomotores e antropológicos. Nos aspectos técnicos e táticos (rendimento especifico) não deve perder o caráter lúdico, a competição (vitória\empate\derrota) deverá ser instrumento pedagógico mediador, socializador, cooperativo e transformador. O hábito da saúde deverá ser compreendido pela prática prazerosa, construída pelo próprio aluno, bem como a formação da personalidade, que indicará a prática desportiva, mesmo trabalhando habilidades especifica, não poderá ser fragmentada e mecanicista, devendo considerar sempre o aluno como uma unidade psicomotora, um corpo afetivo sócio-interacional e integrativo. Oportunizando aos alunos o acesso às atividades do desporto escolar, como meio de educação consciente, construtivo, socializador, permanente e transformador. O projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais se enquadra na manifestação esportiva educacional, na medida em que se utiliza dos métodos recreativo e misto, que compreende uma sequência de ensino mais moderna e que considera as múltiplas possibilidades do esporte, o princípio da inclusão e o jogo como um recurso pedagógico importante, onde o esporte é o instrumento e não o fim do processo.

Portanto, o projeto atenderá gratuitamente, alunos regularmente matriculados em instituição de ensino públicos e privados, onde as atividades não contemplarão a seletividade e a hipercompetitividade, buscando contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.

  1. Justificativa:

Atualmente no Brasil, a grande parte das atividades proporcionadas no segmento esportivo é de caráter pontual, eventos na sua maioria de esporte de rendimento e espetáculo, que pouco contribui para formação do hábito para prática de atividades esportivas e físicas, para o estabelecimento de uma cultura esportiva, para o desenvolvimento de uma cultura corporal e muito menos da valorização do esporte como ferramenta na formação de valores humanos para cidadania.

Em se tratando da promoção das atividades esportivas, a Associação de Futsal de Além Paraíba, que atua no Município de Além Paraíba desde o ano de 2000 na área esportiva, social e cultural, como previsto em suas ações e estatuto, destaca-se na área educacional e social, através das escolinhas e oficinas de esportes, que atualmente são desenvolvidas no Colégio dos Santos Anjos, dentro do Projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais, que tem como finalidade o aprimoramento esportivo e cultural.

O projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais tem como objetivo atender alunos das escolas públicas e particulares de ensino de Além Paraíba, na faixa etária de 07 a 13 anos, no contra turno escolar, utilizando o esporte como ferramenta metodológica para aprimorar a educação. Este projeto se enquadra em um novo paradigma que vem se fortalecendo mundialmente, com ensinamentos de cidadania por meio do esporte, sendo um precioso instrumento de formação e transformação pessoal. Portanto, como resultado para sociedade, espera-se:

  • O fomento do esporte como fator de qualidade de vida e de cidadania, disseminado na comunidade onde será executado.
  • Interesse da indústria em financiar projetos com essa finalidade;
  • Fomentar a responsabilidade social da indústria por meio do apoio a projetos esportivos educacionais.

  1. Objetivos:
  • Atender alunos de escolas públicas e particulares de ensino de 07 a 13 anos, da cidade de Além Paraíba, em horário de contra turno, utilizando o esporte como ferramenta;
  • Disponibilizar ambiente esportivo onde coexista a função educativa e a participativa, estimulando a formação de cidadãos;
  • Através de a prática esportiva combater a evasão e o baixo rendimento escolar;
  • Aprimorar a educação integral, contribuindo para melhoria do desempenho na formação do aluno;
  • Oferecer condições adequadas para a prática do esporte educacional com qualidade;
  • Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
  • Contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais;
  • Estimular o desenvolvimento de valores;
  • Contribuir para melhoria da qualidade de vida – auto-estima, integração social e saúde;
  • Fortalecer o senso de responsabilidade desenvolvendo os aspectos autônomos e disciplinares dos alunos;
  • Desenvolver um ambiente de formação de equipe esportiva;
  • Promover um amplo programa de atividades físicas, recreativas e esportivas no horário de contra turno, dentro de um calendário adaptado à disponibilidade de instalações existentes com capacidade ociosa durante a maior parte do dia, no período da tarde;
  1. Metodologia:

As atividades serão desenvolvidas três vezes por semana. No meio da semana, de 2ª a 6ª feira funcionará como escolinhas esportivas, com 50 minutos de aula e aos sábados funcionará como oficinas, onde os alunos passarão por todas as oficinas esportivas, com aulas de 45 minutos.

No processo de ensino-aprendizagem, oportunizaremos aos alunos de 07 a 13 anos de se beneficiarem de um programa de esporte educacional participativo, para o seu desenvolvimento integral, dentro de uma metodologia de ensino recreativa e mista. Na metodologia recreativa os elementos técnicos e táticos são abordados de uma maneira lúdica, ou seja, recreativa, propiciando ao aluno um melhor aprendizado e na metodologia mista permite que se utilize na mesma aula exercícios e jogos, independente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (244.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com