TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futebol Adaptado

Por:   •  6/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

ESPORTE ADAPTADO: O FUTEBOL COMO ESPORTE INCLUSIVO PARA DEFICIENTES VISUAIS

 

 

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar a história do futebol adaptado e como é realizado a inclusão do treinamento físico em deficientes visuais que praticam o futebol, buscando entender as diferenças, as regras e como foi adaptá-las. Visto que, o futebol é o esporte mais conhecido no mundo, sua relevância dentro da inclusão gera benefícios tanto sociais, como psicológicos para pessoas com deficiência. A prática de esportes adaptados oferece condições para que as pessoas com deficiência visual ou cegas se sintam autoconfiantes na prática de esportes. A atividade física adaptada vem trazendo uma nova perspectiva para pessoas com deficiência, nesse estudo relatamos a transição do futebol adaptado à realidade desses atletas. Para realização desse trabalho foi utilizado banco de dados digitais disponíveis via internet, selecionamos alguns estudos com maior relevância para o tema abordado.  

Palavras-Chave: Inclusão social, futebol de cinco, deficientes visuais

INTRODUÇÃO

           Após a Primeira Guerra Mundial, o esporte passou a ser utilizado como ferramenta de reabilitação e integração social de pessoas com deficiência. No início o objetivo era o tratamento de indivíduos com lesões na medula espinhal sofridas em combate. O processo de implantação do esporte adaptado foi idealizado pelo médico inglês Sir Ludwing Guttman, neurologista e neurocirurgião. Sir Ludwing desenvolve um programa de recuperação para os seus pacientes envolvendo uma série de modalidades esportivas, inaugurando assim, o centro de traumas medulares dentro do hospital de Stoke Mandeville. Na década de 50 o esporte adaptado iniciou no Brasil, quando Robson Sampaio de Almeida e Sérgio Sefafim Del Grande, ficaram deficientes físicos e fundaram os dois primeiros clubes, o clube do otimismo e o clube dos paraplégicos.

 O esporte para pessoas com algum tipo de deficiência iniciou-se como uma tentativa de colaborar no processo terapêutico delas e logo cresceu e ganhou muitos adeptos. Atualmente mais do que terapia o esporte para esta população caminha para o alto rendimento e o nível técnico dos atletas impressiona cada vez mais o público e os estudiosos da área de Educação Física.  (GORGATTI, 2008, p.532)

             

             O futebol adaptado para deficientes visuais é conhecido também como futebol de cinco por trazer muita influência do futebol de salão. Se tornou no Brasil a modalidade esportiva com maior número de títulos mundiais, além de campeonatos paraolímpicos. Dentre as várias adaptações estão, o futebol de cinco, futebol de sete, futebol para amputados, futebol para deficientes intelectuais, futebol para deficientes auditivos e o futebol para cadeirantes. O futebol para cegos é praticado em vários países, teve sua estreia oficial nos jogos olímpicos paraolimpíadas na cidade de Atenas, onde o Brasil foi campeão.

REFERENCIAL TEÓRICO OU JUSTIFICATIVA (Item opcional)

(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)

Em alguns trabalhos, dependendo da tipologia da pesquisa, muitas vezes além de uma introdução, é necessária a apresentação do estado da arte do objeto de estudo. Então, através de muitas referências bibliográficas, mostra-se o estado atual de informações do tema e justifica-se a importância de pesquisa do tema.

Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);

METODOLOGIA (Item obrigatório)

(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)

A metodologia ou material e métodos é como será alcançado os objetivos propostos no projeto de pesquisa. É o caminho ou a técnica a ser executada. Pode-se ter nesse item a descrição da área de estudos, o processo de obtenção dos dados, a tipologia da pesquisa, quais ferramentas estatísticas serão utilizadas para tratamento da informação, softwares utilizados para geração de mapas e obtenção de resultados e assim por diante. Muitas vezes opta-se pela replicação de um determinada experimento, já realizado por outro pesquisador. Dessa forma, a referência ao autor é fundamental.

Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);

 (Um espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)

RESULTADOS E DISCUSSÃO (Item obrigatório)

(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)

Os resultados e discussão podem vir juntos, ou ainda separados em tópicos distintos. Os resultados apresentam de forma clara e objetiva os resultados observados pela pesquisa. E esse podem ser apresentados na forma de números percentuais, testes estatísticos, gráficos, figuras e tabelas, ou ainda, qualquer formato que o pesquisador julgue pertinente. Consta ainda descrição objetiva das observações feitas. Quando a discussão está em um mesmo item ou tópico, após a apresentação dos resultados de uma parte da pesquisa, na sequência, discute-se a observação feita, através da comparação com os resultados obtidos em outras pesquisas publicadas em artigos diversos ou livros. Obviamente todos os autores precisam ser citados no texto e posteriormente nas referências, as obras precisam estar listadas. Caso a discussão venha em um tópico separado dos resultados, a discussão dos resultados obtidos vem na mesma sequência da apresentação dos resultados, para tornar mais claro o entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (216.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com