TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRÁTICA: FUTEBOL ADAPTADO PARA IDOSOS

Por:   •  16/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  3.050 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA- BACHARELADO

TUTOR: MARCEL FREZZA PISA

ALUNO: LUCAS FERREIRA DIAS-8020379

PROJETO DE PRÁTICA: FUTEBOL ADAPTADO PARA IDOSOS

GOIÂNIA

2016

1: INTRODUÇÃO

FUTEBOL ADAPTADO PARA IDOSOS

Tendo em vista a grande procura, por pessoas acima dos 65 anos que gostariam de praticar alguma atividade física, que gere competição, entusiasmo e espírito esportivo, venho através desse Projeto de Prática, apresentar um plano de aula sobre futebol para idosos. Criei esse plano baseado na integração esportiva entre pessoas  da 3 idade , em que num jogo convencional não seriam tão úteis. Fica descrito abaixo os requisitos básicos para poder participar do jogo, será estipulado um tempo reduzido em 25 min cada rodada, podendo variar até 30 min. Outro fator indispensável será um exame médico atualizado junto ao eletrocardiograma.

1.2:Tempo de treino: 50 à 60 minutos.

1.3:Faixa Etária: 65 à 75 anos.

1.4: Sexo: Jogo masculino e feminino.

1.5: Requisitos: Exame de Aptidão Física em dia.

1.6: Local: Campo aberto.

1.7: Time: 11 jogadores cada time.

1.8: Infrações: Não serão permitidos contato físico, havendo ocorrerá falta.

1.9: Alongamento: 5 exercícios fundamentais

2: OBJETIVOS

FUTEBOL ADAPTADO PARA IDOSOS

O jogo de futebol adaptado para idosos, tem como objetivo estimular a competição e o espírito de equipe que existe na prática esportiva. Vem para promover a integração dessa parcela da população que as vezes fica restrita a essa modalidade, por ser um esporte que exige muito esforço e contato físico, mas que com algumas adaptações, fica possível de se inserir na competição.

Para que o jogo se tornesse viável à esse público, foram necessárias algumas intervenções. Em uma partida normal de futebol são necessários 90 min de jogo, dividido em 45 min cada tempo, no jogo adaptado para idosos, a partida seria 25 min cada tempo podendo chegar a 30 min com acréscimos. Sendo assim, o desgaste físico não seria tão grande, e a interação entre as equipes aconteceria normalmente. Outro fator importante, é o contato físico que ocorre em um jogo de futebol convencional, onde as partidas são violentas e bem perigosas. No jogo adaptado para idosos não serão permitidos o contato físico dos jogadores, apenas o contato com a bola, caso ocorra, será caracterizado como falta, podendo até levar cartão como punição. Tambem foram desenvolvidas uma série de 5 exercícios para compor o treino que antecede o jogo, que visa a preparação e o aquecimento dos jogadores melhorando a sua performace em campo.

3:TREINO

FUTEBOL ADAPTADO PARA IDOSOS

3.1-AQUECIMENTO

O aquecimento dos jogadores antes e durante da partida é fundamental, será proposta uma corrida de 3min em volta do campo.

3.2- EXERCÍCIOS

Esses exercícios têm como objetivo melhorar a resistência dos jogadores, trabalhando as articulações e a musculatura.

1- Agachamento com cadeira

Material utilizado: Cadeira.

Posicione-se em pé de costas para a cadeira, simulando o movimento de sentar e levantar, flexionando os joelhos e voltando a posição inicial. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40” a 60” entre as séries.

2 - Supino horizontal

Material utilizado: Bastão, cabo de vassoura, caneleiras.

Deitado de barriga para cima, segure o bastão com as mãos afastadas uma das outras e desça até a linha do peitoral e estenda o cotovelo novamente. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40” a 60” entre as séries. Uma forma de aumentar a carga é colocar caneleiras de 1 kg ou 2 kg na extremidade da barra.

3 - Flexão de Joelhos

Material utilizado: Caneleiras.

Em pé, apoiando as mãos na parede, flexione a perna direita de modo que o calcanhar aproxime-se do glúteo, realize 12 repetições e faça o mesmo o movimento com a perna esquerda. É importante manter o quadril estável e trabalhar somente com a articulação do joelho. Uma forma de aumentar a carga é utilizar caneleiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com