TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gabarito Ergonomia

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a tríade da Ergonomia? Explique cada uma delas. (1,0)

R- Conforto= abrange referente ao mobiliário dos locais de trabalho que devem permitir posturas confortáveis, ser adequado às características físicas do trabalhador e a natureza da tarefa para que haja liberdade de movimento deixando os mesmos mais confortáveis para suas funções.

Segurança= refere-se às ferramentas e os instrumentos de trabalho que devem ser adequados à tarefas e a seu operador para que não ocorra desconforto ou lesão no colaborador por manusear objetos desajustados que possam trazer riscos ao mesmo.

Eficiência do trabalho= está ligada ao trabalhador que em um local bem adequado e seguro desenvolve suas funções com mais facilidade, com melhores resultados, com produtividade, de forma mais relaxada e com livre movimentação no ambiente de trabalho.

2. Analise a frases a seguir, identifique os erros e corrija-os tornando as frases completamente corretas.

a) “A ergonomia cognitiva engloba o ritmo, exigências da produção, conteúdo das tarefas, relações interpessoais levando a queda do rendimento e produtividade do colaborador e diminuído os números de absenteísmo.” (1,0)

R- A ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio, e resposta motora conforme afetem as interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema.

b) A ergonomia é dividida em 3 fases quanto sua evolução histórica. A primeira nomeada tradicional também é conhecida por ergonomia de Software concentrou os estudos nas características psicofisiologica e físicas do ser humano. A segunda, ergonomia do meio ambiente, concentrou o interesse em compreender melhor a relação do ser humano com seu meio ambiente, no que diz respeito ao ambiente construído , sem ser natural. Preocupa-se com efeitos de ruído, vibração e iluminação dos locais de trabalho. E a terceira e última a Macroergonomia lida com questões de processamento de informação, bem como com contextos organizacional e psicossocial de um sistema. (1,0)

R- A ergonomia é dividida em 4 fases enquanto a sua evolução histórica. A primeira nomeada tradicional, onde teve início na segunda guerra mundial com o objetivo de conseguir melhorias fisiológicas e mecânicas do ambiente de trabalho. A segunda, ergonomia do meio ambiente concentrou o interesse em compreender melhor a relação dos agentes ambientais (ruídos, temperatura, iluminação). A terceira é a ergonomia cognitiva, lida com questões de processamento de informação, bem como com contextos organizacional e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com