TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO E BRINQUEDO EDUCATIVO

Por:   •  23/10/2019  •  Dissertação  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

ACQA - Disciplina: 934016 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

                  Aluna: Julia Romano

No decorrer deste componente curricular estudamos sobre o tema brinquedo educativo ou jogo educativo. Discorra como é entendido e qual a função lúdica e educativa do brinquedo ou jogo educativo.

O ato de brincar faz parte da essência infantil, através da brincadeira a criança se desenvolve, é estimulada intelectualmente, explora novas possibilidades e situações, socializa interagindo com seus pares.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, constituindo-se em uma peça importantíssima à sua formação, seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS,1995, p.4).

Dessa forma, podemos perceber que a criança por meio da brincadeira aprende sobre diversos assuntos, é capaz de absorver as informações de forma mais eficaz devido ao prazer da brincadeira, adquiri melhor noção de tempo, espaço, aprende sobre o próprio corpo, desenvolve sua motricidade, assim como também suas virtudes e etc.

Com o intuito de estimular e reforçar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, são inseridos principalmente no ambiente escolar: os brinquedos e jogos educativos, que na educação tornaram-se poderosas ferramentas didáticas para obtenção dos resultados esperados, uma vez que a criança aprende sem perceber e forma seu conhecimento jogando e/ou brincando.

São jogos e brincadeiras que têm como objetivo o desenvolvimento integral do aluno, auxiliando de forma prazerosa a aprendizagem. São muitos os exemplos de jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como ferramenta de ensino, temos os quebra-cabeças, diversos jogos de tabuleiros, brinquedos e jogos de encaixe, os destinados à percepção motora, visual ou sonora entre outros.

O surgimento do jogo educativo se deu no renascimento, quando ressurgiram vários tipos de jogos que haviam sido proibidos na era medieval; e nos dias atuais esses jogos e brinquedos educativos possuem diferentes classificações, de acordo com duas funções, sendo elas: lúdica e educativa.

Os brinquedos e jogos educativos, possuem diversas funções, por isso é normal confundirmos brinquedo educativo (lúdico) e brinquedo pedagógico (educativo), por muitas vezes eles podem mesmo se confundir, uma vez que dependendo da ocasião e finalidade, podem desempenhar as duas funções; mas o brinquedo educativo é aquele que permite à criança explorar as diversas possibilidades, usar de sua imaginação, de uma forma livre, lúdica, com poucas ou nenhuma regra, sem intervenções externas; o brinquedo pedagógico por sua vez necessita de um direcionamento e a presença de um adulto, por serem brinquedos e jogos que precisam de explicação, que possuem algumas regras, havendo assim a necessidade de interferência externa para conduzir o jogo ou a brincadeira.

Considerei importante citar aqui essa diferença, mas vale também lembrar que o aprendizado não se limita à escola, tanto brinquedo educativo como brinquedo pedagógico, podem ser usados na escola ou em casa, o brincar é um direito e necessidade da criança, que deve ser respeitado e incentivado.

Jogos educativos favorecem o processo de socialização, contribuem na formação da personalidade, estimulam o pensamento, contribuem no desenvolvimento de habilidades como força, concentração, coordenação e destreza, auxiliam no desenvolvimento moral, permitem à criança assimilar e recriar as experiências socioculturais dos adultos, tornam a aprendizagem mais gostosa e interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com