TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Organização e Adm Esportiva

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário de fixação de conteúdo

Organização e  Administração Desportiva

Dandara Marinho de Siqueira                            Matricula: 600746224

  1. Faça um conceito de Administração, contextualizando seus princípios gerais aplicados na gestão de organizações desportivas.

R: Administraçao  é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Nas organizações desportivas tem que ter grupos separados para o planejamento do que será feito, e onde, a direção para gerenciar e liderar pessoas, traçando tamebem meta e objetivos, e controle para saber se tudo esta indo como o planejado, e se não, corrigir.

  1. Baseado no Princípio Geral de Planejamento, faça um conceito e explique três ações a que ele compreende, desenvolvidos pelo administrador desportivo.

R: É a determinação do que precisa ser feito, por quem e quando, para cumprir a responsabilidade atribuída a alguém. – Objetivo que define um alvo, meta ou quota a ser alcançados em certo tempo. Programa é a estratégia a ser adotada e medidas importantes a serem tomadas para alcançar ou superar objetivos. Cronograma, que é o programa das atividades individuais ou de grupo, mostrando quando podem ser iniciadas, completadas ou ambas as coisas.

  1. Baseado no Princípio Geral de Direção, faça um conceito e explique três ações a que ele compreende, desenvolvidos pelo administrador desportivo.

R: É a ação de Liderança sobre um grupo de pessoas (equipe), traçando objetivos, ações e formas de atingi-los.

Formação do quadro de pessoal> Cuidar para que a pessoa mais qualificada seja escolhida para cada posição chave. Treinamento> Ensinar à indivíduos ou grupos como cumprir seus deveres e responsabilidades. Supervisão> É a ação de dar instruções, orientações e disciplina para que todos cumpram seus deveres e responsabilidades.

  1. Explique a Escola das Relações Humanas (Comportamentalista), contextualizando suas características, aplicabilidades e como se estrutura o seu organograma.

R: a abordagem dessa corrente é de natureza científica (tenta descobrir o que está acontecendo antes para explicar os fatos), porém há uma limitação fundamental: o reduzido e contraditório conhecimento Humano e dinâmica grupal. Percebeu-se então a importância do reconhecimento dos superiores e colegas na atitude individual diante das tarefas, dos relacionamentos grupais e do sentimento de anonimato que leva à negligência, mesmo diante dos incentivos salariais e outros. Hierarquia – É normal a falha humana, desigualdade entre delegações de autoridade, a superposição e os hiatos de autoridade; Unidade de Comando – O conflito é normal nas organizações, criando-se assim um balanceamento da hierarquia com rotação de tarefas, grupos de trabalhos e outros; Amplitude de Controle – O número ótimo depende mais da natureza da atividade, treinamento do pessoal, sistema de comunicação do planejamento e outros; Especialização – Além da divisão do trabalho deve-se considerar o impacto sobre o indivíduo.

  1. Explique a “Linha Departamental” da Administração Geral e sua importância na administração Desportiva.

R: cada uma das divisões ou grupos da organização executam atividades essencialmente diferentes, oportunidade em que a função da empresa é dividida em unidades distintas, cada uma delas se constituindo num departamento operatório separado, ou compartimentos estanques. Por isso, cada grupo dentro das organizações desportivas recebe um trabalho para ser comprido.

  1. Explique o que é ORGANOGRAMA/FLUXOGRAMA, contextualizando sua importância na Organização Desportiva.

R: Fluxograma - Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. Organograma - Demonstra os componentes da Estrutura Organizacional como a divisão do trabalho, o tipo de departamentalização, a margem de controle, Cadeia de comando, e a centralização e descentralização. Ambos são importantes e imprescindíveis na montagem de um planejamento e em uma organização.

  1. Baseado no Princípio Geral da Administração de Controle, faça um conceito e explique três ações a que ela compreende, desenvolvidas pelo administrador desportivo.

R: É a medição do progresso com relação a objetivos, avaliando o que precisa ser feito e realizar medida corretiva para alcançar ou superar objetivos. Medição> Determinação, através de relatórios formais e informais, do grau em que se está progredindo com relação aos objetivos. Avaliação> É a determinação das causas dos desvios importantes do desempenho planejado e das possíveis maneiras de agir a respeito. Correção> Tomar medidas de controle para corrigir uma tendência desfavorável ou tirar partido de uma tendência incomum.

  1. Escolha uma “Escola de Administração” e a explique, contextualizando suas características, aplicabilidades e como se estrutura o seu organograma.

R: Escola dos sistemas: A Escola Sistêmica combina as abordagens da Funcional e das Relações Humanas, uma vez que procura inter-relacionar os diferentes aspectos de uma organização. o surgimento da “Escola Sistêmica” na área administrativa deveu-se ao impacto do tratamento de informações através da informatização nas organizações, assim como ao aumento da complexidade dos empreendimentos das organizações modernas, convergindo para um melhor entendimento do processo decisório, desenvolvimento de métodos quantitativos aplicados à gerência, da ampliação e aprofundamento da informação e aperfeiçoamento da tecnologia do processamento de dados, resultando num crescimento da\s informações e inter-relação das partes ao todo organizacional .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com