TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio 2º ciclo Ginástica

Por:   •  18/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Licenciatura em Educação Física

Atividade no Portfólio 2º Ciclo

        

Fagner Bonfim Coelho

RA: 8066696

Introdução ao universo da ginástica

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Palmas - To

2021

Tipos de modalidade/conteúdo

Conceito/definição/

Significado

Objetivos esperados com a prática desta atividade

Cite um exemplo

Ginástica escolar

A Ginástica Escolar é uma modalidade que engloba diversas formas, ações e estímulos, propondo assim exercícios gerais, a mesma apresenta uma perspectiva ampliada em todos os níveis de ensino, considerando as diferentes fases do desenvolvimento motor do aluno.

A mesma tem como objetivo o desenvolvimento motor, a qualidade física, equilíbrio, flexibilidade, postura.

Por ser uma modalidade educativa podemos trabalhar dependendo da idade e serie dos alunos o relaxamento, alongamento, trabalhando assim o equilíbrio, flexibilidade e a postura dos educandos, além dos mesmos socializarem entre-se.

  Ginástica geral

A Ginástica Geral compreende um vasto leque de atividades físicas, orientadas para o lazer, fundamentadas nas atividades gímnicas, a mesma é a junção de todas as modalidades, que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática constante, ela não é competitiva.

A mesma tem por objetivo promover e desenvolver o bem estar físico e mental, promove a integração entra os participantes, lazer.

Como é uma atividade que visa o bem estar físico e o lazer podemos citar como exercícios a dança como a zumba e a corrida com caminhada onde os participantes além de adquirirem mais saúde iram estar fazendo exercícios que lhes darão prazer, alegria e diversão.

Ginástica de Conscientização Corporal

A ginástica de conscientização corporal reúne praticas de atividades que empregam movimentos suaves e lentos.

Esta atividade tem como objetivo buscar solução para problemas físicos e posturais, e a conscientização de exercícios respiratórios.

Como é uma Ginástica de Conscientização Corporal podemos citar o pilates como atividade pois o mesmo traz ao praticante correção da postura, melhora o condicionamento físico e a capacidade respiratória.

 Ginástica Formativa

A Ginástica Formativa ou Educativa é elaborada a partir de exercícios artificiais, formais ou construídos.

Tem como a finalidade educar ou "formar" o corpo humano, de forma segmentada, sem considerá-lo como um todo.

Por se tratar de uma atividade educativa podemos propor um exercício de caráter lúdico, para assim fazer com que os educandos interajam entre-se como o futebol que os alunos tem que chutar, correr e passar a bola para o outro jogador do mesmo time.

        

         

  Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade praticada dentro da água (mais em piscina), a mesma diminui o esforço articular sendo indicado para quem tem alguma restrição.

A hidroginástica tem por finalidade melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar de seus praticantes.

Pega- Pega na piscina trabalhando assim os movimentos com deslocamento, caminhada, corrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com