TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Futebol

Por:   •  7/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 6

FERNANDO DO VALLE FILHO

8043341

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO

Perguntas e respostas sobre as unidades 1 e 2 da obra Futebol e Futsal

Professor/Tutor a distância: Marcel Frezza Pisa

                              [pic 1]

Blumenau

2017

FERNANDO DO VALLE FILHO

8043341

PORTFÓLIO

Portfólio apresentado ao professor Marcel Frezza Pisa, da disciplina de          Esportes Coletivos- Futebol e Voleibol, como requisito parcial para obtenção da média semestral do curso de Educação Física Bacharelado á distância.

Blumenau

2017

SUMÁRIO:

Descrição da atividade .................................................................................... 4

Respostas......................................................................................................... 5

Referências Bibliográficas................................................................................. 9


- Com base nas leituras realizadas das Unidades 1 e 2 da obra Futebol e Futsal, responda ás questões a seguir:

1) Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

3) Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?

4) Você concorda com a informação que o futebol foi utilizado como arma política, a política do “pão e circo”? Explique sua resposta.

5) Qual a importância da profissionalização do futebol, na década de 30, para o futebol brasileiro?

Respostas:

1)    

O futebol-ou o protótipo dele- nasceu na segunda metade do Século 19, a prática do futebol estava presente em diversos povos ao redor do mundo, Japão, China, Grécia, França, Itália e Inglaterra podem ser considerados como os países pioneiros, este esporte nasce a partir da evolução dos jogos com bola. No Japão, o objetivo do jogo era simplesmente dominar a bola e praticava-se entre os povos mais nobres, chegando ao restante da população somente depois. Já na China, havia 3 ‘’modalidades’’ da prática do futebol, na primeira envolvendo malabarismo, na segunda, eram duas equipes que tinham o objetivo de não deixar a bola tocar no solo e por último as equipes tinham que passar a bola por dentro de alvos, este conjunto de modalidades era conhecido como Tsutchu –golpe na bola com os pés-. Partindo para a Europa, mais especificamente para a Grécia, o nome do jogo era epyskiros, algo muito popular na época, mas não fazia parte dos jogos olímpicos, o vencedor do jogo era a equipe que passasse com a bola, uma linha que marcava as extremidades do campo-assim como é feito no futebol americano atualmente, porém com os pés-. Na Itália, era dominado harpastum, algo muito semelhante ao jogo que era praticado pelos gregos, isto logo após a invasão de Roma ao território grego, apropriando-se assim ao jogo, o exército romano foi responsável- graças a conquistas de terras- por disseminar o esporte pelo norte europeu. O apoio da nobreza foi fundamental para o jogo dos franceses-Soule-, onde o objetivo era passar a bola no meio de dois balões. A parte inglesa da história do futebol é contraditória, pois alguns historiadores constam que devido aos quatro séculos de domínio dos romanos que os ingleses conheceram o harpastum, já outros, afirmam que na Inglaterra já havia o futebol com características inglesas e, também por que os ingleses afirmam ser os inventores do futebol contemporâneo. O futebol passou por um momento bastante violento no seu nascimento como esporte, havendo até perseguições pelas autoridades, como ocorreu na Itália, porém, após chegar as escolas a violência diminuiu e tornou-se obrigatório a presença do futebol nos recreios.

Após o esporte alcançar grande popularidade, observou-se que era necessário implantar regras para ocorrer disputas entre os países, os ingleses resolveram institucionalizar regras de comportamento desportivo, número de jogadores, tamanho do campo e gestos que poderiam ser usados durante o jogo, por isso a Inglaterra assumiu o posto de inventores do futebol. Em Londres no ano de 1863, onze escolas decidiram criar a base de regras para comandar o futebol entre essas regras estava a realização do jogo limpo, conhecido também como Fair Play, para que a violência fosse extinguida do futebol, fundando então a Football Association. A padronização das regras a nível mundial só foi dada a partida no inicio do século 20, com a existência de várias federações nacionais, e em 1904 surgiu a FIFA, órgão que regeria- e rege até hoje- o futebol no mundo, porém a falta de credibilidade da entidade fez com que apenas em 1930 conseguisse realizar um campeonato mundial de seleções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com