TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Lutas

Por:   •  20/3/2020  •  Dissertação  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Lutas

Tarefa: Atividade de Portfólio - Ciclo 2

Nome: Jean Gomes de Paiva

RA: 8109005

Turma: DGEFL2001UBRA0S

Parecer do Tutor:

A partir do estudo da Unidade 1 da obra Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como, argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) no Ensino Básico e justifique seus argumentos.  

Cultura Corporal de Movimento

Quando pensamos em movimento, sejam eles naturais ou específicos, concluímos que todos eles foram adquiridos ao longo dos anos e ao longo de toda a história da humanidade e que os mesmos possuem características que são baseadas na expressão cultural de cada país. Cada cultura tem uma forma de se expressar, um tipo próprio de movimento que é desenvolvido, adaptado e embasado ao longo de toda sua história de evolução.

Devido à tentativa de adaptação do ser humano ao meio, foram desenvolvidas atividades que aumentassem suas possibilidades de intervenção, seja por motivos militares, uso do espaço, por questões econômicas, relacionadas à agricultura, à caça e pesca, assim como para rituais, festas ou vivências lúdicas. Destas experiências surgiram inúmeros conhecimentos que,  reelaborados culturalmente nos mais diversos grupos humanos, constituem a  gama de  atividades pertencentes à Cultura Corporal. Tratam-se,  portanto,  dos conhecimentos utilizados na área da Educação Física (PCNs,  1997). Abordamos aqui a Cultura Corporal do Movimento porque ela engloba tudo aquilo que “homens e mulheres acrescentaram à natureza com finalidade de expressar sentimentos, emoções e desejos, aquilo que ultrapassa os determinismos físicos e biológicos” (Gaya; Gaya, 2013, p. 44).

De acordo com a Lei n° 8069 de 13 de julho de 1990, artigo 4°, “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Como futuros profissionais da área da Educação física, devemos zelar para que em nossas aulas, os estudantes tenham acesso aos conteúdos da cultura corporal e entendam que esse agrupamento de informações é indispensável para o exercício da cidadania de forma democrática.Esses elementos da cultura corporal de movimento (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas), estão presentes nos PCNs da educação Física, e quando trabalhados e ministrados nos primeiros anos da educação básica com um caráter lúdico, desenvolvem habilidade psicomotoras, cognitivas, emocionais e afetivas com os estudantes e podem ainda possibilitar a promoção, recuperação e manutenção da saúde fazendo com que estes estudantes se tornem adultos atentos e antenados às questões da área da saúde e com menos propensão a desenvolverem doenças advindas da falta de prática de alguma atividade física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (208 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com