TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO DE FORÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O EMAGRECIMENTO

Por:   •  2/12/2022  •  Monografia  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 12

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LUIZ HENRIQUE MACHADO LHOPIS

O TREINAMENTO DE FORÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O EMAGRECIMENTO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2022

LUIZ HENRIQUE MACHADO LHOPIS

O TREINAMENTO DE FORÇA COMO ESTRATÉGIA PARA O EMAGRECIMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso  apresentado a Instituição de ensino superior União das Faculdades dos Grandes Lagos , como parte dos requisitos para a obtenção do titulo de  Educação Física.

                                                            Orientadora: Prof. Me. Flavio Roberto Pelicer.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2022

O treinamento de força, consiste em realizar exercícios com cargas, seja com o próprio peso corporal, com pesos ou máquinas. Esse tipo de treino é praticado há séculos e pode trazer inúmeros benefícios, incluindo aumento da massa muscular, mobilidade e força, além de auxiliar no fortalecimento dos ossos e articulações. Porém estudos e pesquisas recentes têm sugerido que o treinamento de força, apresenta também benefícios favoráveis na redução de gordura corporal. Desta forma o objetivo desta pesquisa, é verificar em literatura existente, aspectos relativos a aplicação do treinamento de força como  estratégia no processo de emagrecimento. Observa-se a relevância desta pesquisa, pois tem aumentado cada vez mais os índices de obesidade e sobrepeso pelo mundo, provocados pelo sedentarismo e alimentação inadequadas, logo estudos relacionados à emagrecimento e hábitos de vida saudáveis precisam ser estimulados. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica com base em artigos e livros demonstrando como o treinamento de força demonstra bons resultados no que diz respeito a efetividade na redução do excesso de gordura corporal.

Palavras-chave: Treinamento de força. Hipertrofia. Emagrecimento Sobrepso/Obesidade.

Strength training consists of performing exercises with loads, either with your own body weight, with weights or machines. This type of training has been practiced for centuries and can bring numerous benefits, including increased muscle mass, mobility and strength, as well as helping to strengthen bones and joints. However, recent studies and research have suggested that strength training also has favorable benefits in reducing body fat. Thus, the objective of this research is to verify in existing literature, aspects related to the application of strength training as a strategy in the weight loss process. The relevance of this research is observed, as obesity and overweight rates have increased around the world, caused by sedentary lifestyle and inadequate diet, so studies related to weight loss and healthy lifestyle habits need to be stimulated. The work was developed through bibliographic research based on articles and books demonstrating how strength training shows good results with regard to effectiveness in reducing excess body fat.

Keywords: Strength training. Hypertrophy. Weight Loss Overweight/Obesity.

  1. INTRODUÇÃO        06
  2. OBJETIVOS        08
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos        08
  1. METODOLOGIA        09
  2. SOBREPESO E OBESIDADE        10
  1. Sobrepeso/Obesidade e suas consequências        11
  2. Principais fatores causadores do sobrepeso e obesidade        12
  1. ATIVIDADE FÍSICA E EMAGRECIMENTO
  2. TREINAMENTO DE FORÇA
  1. Origem e Evolução        18

REFERÊNCIAS        25

1 INTRODUÇÃO

  Atualmente assuntos relacionados as recomendações para a perda de peso e hábitos de vida mais saudáveis estão bem difundidos na sociedade. No entanto, estudos recentes mostram que o sobrepeso e a obesidade tem aumentado dramaticamente pelo mundo nos últimos anos. O número de pessoas que se encontram acima do peso vem crescendo de forma significativa, causando uma preocupação de ordem mundial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.  E esse número tende a aumentar cada vez mais. Estima-se que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou obesas. Entre as diversas causas para o sobrepeso e a obesidade, destacam-se o consumo excessivo de fastfood, alimentos condimentados e embutidos, dietas desequilibradas, fatores genéticos e principalmente a falta de atividades físicas.

Os problemas de saúde entre os obesos são muito mais frequentes em comparação aos não obesos. Estimativas de companhias norte americanas de seguro de saúde indicam que uma pessoa obesa representa um custo adicional de 8% com despesas médicas e quando adoecem, seu tempo de internação é 85% maior que de uma pessoa não obesa (BARROS, 2002).

A obesidade e o sobrepeso estão diretamente relacionadas a diversas doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e diversos tipos de cânceres (WHO, 2020).

Visto os riscos eminentes a saúde, podemos dizer que o emagrecimento é de extrema necessidade, proporcionando a diminuição da gordura corporal, e a redução de inúmeras doenças. As diretrizes para o controle da obesidade defendem as práticas de limitar a ingestão de calorias e aumentar os níveis de atividade física. (ABESO, 2016).

Essa, por sua vez pode ser considerada um dos tratamentos mais eficazes contra o excesso de peso, porém, muitas são as discussões e divergências acerca do tipo de exercício mais indicado para otimizar o emagrecimento. Até pouco tempo, acreditava-se que a atividade aeróbia (esteira, bicicleta, corrida, caminhada, entre outros) era a melhor opção contra a balança. Entretanto,  nos últimos anos, novos estudos revelaram que o treinamento de força tem resultados significativos para quem busca acelerar a perda de peso (SAÚDE ABRIL, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (737.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com