TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Inclusivo

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pelotas

Escola Superior de Educação Física

Trabalho inclusivo.

 

Pelotas.  04/05/2017  


Introdução. 

Atualmente na Educação Física, existe aquele pensamento de que o mais importante é participar, correto? Mas será que a escola está proporcionando a todos os alunos esse direito? E comum que os alunos com deficiência fiquem de fora das aulas dessa disciplina, seja pela infraestrutura ou por uma lacuna de formação do professor para incluí-los nas atividades proposta no ambiente escolar.

Durante á participação de um projeto Social da Secretaria e Desporto da  Prefeitura Municipal de Pelotas RS, professores ministravam aulas de Educação  Física e proporcionavam brinquedos e brincadeira para todo os públicos com muita dedicação e carinho.

Nessa jornada são recebidos por diversos públicos do maternal até adultos, voltado para proporcionar algo inusitado e diferente da sua realidade.

Certo momento surgiu a possibilidade de alguns professores trabalhar com os PCD, Pessoas com Deficiência, pessoas que possuem limitações permanentes visual, auditiva, física ou intelectual, na EMEF Circo Operário Pelotense situado da Rua Rafael  Pinto Bandeira 1359, bairro areal. Eram poucas professores que não tinha já uma experiência com esse publico.

Iniciaram se as aulas, no inicio apenas os PCDs não  se praticavam atividades física com  outros públicos por que ambos eram competitivos.


Desenvolvimento.

As atividades ofertadas também deveria garantir a integração, e o envolvimento das pessoas com deficiência, juntamente com os mais gordinhos e menos ágeis, normalmente são eles também os excluídos das aulas de Educação Física.

Mas para que possamos realizar um trabalho em conjunto para um resultado positivo lá no final começaram o processo ativação, coordenação motor, velocidade de reação, equilíbrio e propriocepção e entre outros. Nossos alunos são 2 sindrome down, 2 problemas fisiológicos e 15 intelectual, não muito elevado mas controlado.

O desenvolvimento nas aulas de educação Física foram crescendo progressivamente, eles até cogitaram a ideia de realizar um torneio com a outra turma PCDs  e os alunos que não tinham nenhuma deficiência que estudavam no colégio. O professor fez um acordo com eles se eles se dedicase mais as aulas no final do ano teria um torneio de futebol e nilcon, isso foi como colocar doce na boca de criança ficaram muito felizes.Como prometido chegou  grande dia do torneio, total de alunos 30 alunos mistos, foi  feito  6 times de 5pessoa cada, foi  um sucesso os PCDs eram  muito mais competitivos que a outra turma e  exigentes também mas foi  uma tarde inteira de inclusão, brincadeira, risadas conversas e diversão, o professor saiu realizado por ter conseguido cumprir um papel  muito  importante e na aquele dia quem  aprendeu  foi ele.A pós o  torneio percebia se estavam  mais estimulados, dedicados a realizar as atividades, há adivinha qual  foi  a primeira pergunta deles para o  professor? Quando teria outro torneio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com