TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Andebol

Por:   •  10/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 15

+++++++

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA

Escola Básica Paulo Quintela

Trabalho de Educação Física

[pic 1]

ANDEBOL

 

   

   2017 / 2018

Trabalho de: Educação Física

Tema: Andebol

Nome do aluno: Guilherme Afonso Reigadas Sobrinho Alves 

Ano: 5     Turma: H     Número: 5

Professora: Fátima Moreno


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        4

HISTÓRIA DO ANDEBOL        5

IDENTIFICAÇÃO DO JOGO        6

O campo e a baliza        6

Os jogadores        7

A bola        7

REGRAS DE ANDEBOL        8

Início do jogo        8

Lançamento livre        8

O guarda-redes        10

Lançamentos        11

ELEMENTOS TÉCNICOS        12

Receção da bola        12

Passe        13

Drible        14

Fintas        15

Remate        16

ELEMENTOS TÁTICOS        18

Táticas defensivas:        18

Táticas ofensivas:        18

Contra-ataque        18

CONCLUSÃO        20

BIBLIOGRAFIA        21


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi-nos proposto pela professora de Educação Física, com o objetivo de ficar a conhecer melhor um dos desportos que estamos a praticar nas aulas. Escolhi o Andebol porque, para além de ser um dos desportos mais jogados no mundo, causava-me algum interesse por não perceber algumas regras e modos de jogo.

Neste sentido, o trabalho pretende, de uma forma resumida mas coerente, falar da modalidade de Andebol, onde será abordada a sua História; a Identificação do Jogo; as Regras; os Gestos Técnicos e Gestos Táticos.

O Andebol, como o próprio nome indica, é jogado com as mãos. A movimentação em campo tem características idênticas às do basquetebol (passe, receção e remate). A receção da bola é importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo é retangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente à baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com exceção do guarda-redes. O jogo tem a duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e pesar entre 325 e 475g.

 


HISTÓRIA DO ANDEBOL

Não é fácil determinar com precisão as origens do andebol, sabe-se que é uma das modalidades mais jovens, se bem que tenha as suas origens na mais remota antiguidade.

        Na Grécia antiga se praticava um jogo de bola com a mão, conhecido por jogo da Ucrânia, que Homero descreve na “Odisseia” e do qual foi descoberto, em 1926 em Atenas, um magnífico baixo-relevo que deve datar de 600 anos antes da era cristã.

        Durante a Idade Média, os jogadores de bola com a mão continuaram a ser praticados principalmente na corte, e foram batizados pelos trovadores como “Os primeiros Jogos de Verão”.

        Em 1890, na Alemanha o professor de ginástica Konrad Koch criou o “Raffballspied”, com características muito semelhantes às do Andebol. Na Checoslováquia praticava-se, há muito, um jogo popular e parecido com o Andebol, “O Azena”, nome pelo qual este desporto ainda hoje é conhecido naquele país.

        A prática da modalidade não teve grande êxito, embora continuasse a ser praticado até à I Guerra Mundial, altura em que o professor de Educação Física António Valeta, criador de muitos outros jogos nacionais no Uruguai, tendo-lhe dado o nome de “Ballon” e Karl Schelenz na Alemanha, deram um impulso a esta modalidade desportiva que tomou o nome de “Handball” e rapidamente se expandiu por toda a Europa, praticado por equipas de onze (11) jogadores.[pic 2]

        As duas variantes, de 7 e 11 jogadores coexistiu durante muito tempo, mas a preferência refletiu-se, nos praticantes do Andebol de sete [pic 3]

O Andebol de onze (11) fez parte, pela primeira vez, do programa olímpico, nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. O Andebol de sete, surgiu pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.

Em Portugal, o Andebol tem as primeiras referências associadas ao professor Porfírio Malheiro, que o denomina de “malheirão”. A sua introdução em terras lusitanas acontece em 1929, na versão 11x11, por Armando Tschopp.

A Andebol de sete apareceu em Portugal no ano de 1949atraves do alemão Henrique Freist. Foi em Cascais que se realizou o primeiro torneio de Andebol de sete com o grupo “os treze”


IDENTIFICAÇÃO DO JOGO

O Andebol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma delas com sete jogadores em campo (1 guarda-redes e 6 jogadores em campo).[pic 4]

O objetivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela seja introduzida na sua, respeitando as regras do jogo. [pic 5]

Ganha o jogo a equipa que, no fim do tempo regulamentar, tenha obtido o maior número de golos. No entanto, os empates são permitidos no Andebol. Nas situações em que seja necessário desempatar, existirá um prolongamento de 10 minutos, divididos em 2 partes de 5 minutos. Permanecendo a igualdade, efetua-se um segundo prolongamento e, só depois, caso seja necessário, séries de 5 livres de 7 metros.

O tempo normal de duração de um jogo é de duas partes de 30 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos. O tempo de jogo é menor quando se encontram em campo equipas de escalões etários com menos de 16 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (640.2 Kb)   docx (598 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com