TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Conclusão

Por:   •  7/12/2022  •  Monografia  •  3.484 Palavras (14 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 14

DEDICATÓRIA

“Dedico este trabalho primeiramente a Deus, que até aqui me sustentou, foi quem me deu forças para seguir em frente, e estava e está sempre no controle de tudo, ao meu pai Joel, minha mãe Ester e ao meu esposo Evandro que me apoiam e sempre estão do meu lado nos momentos mais difíceis.”

AGRADECIMENTOS

“Ao professor Maurício Massari, pela orientação, dedicação, disposição em ajudar, mesmo quando eu enviava meu trabalho aos sábados e domingos, não hesitava em responder, a você meu sincero agradecimento.”

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar através da literatura e pesquisa de campo os benefícios da hidroginástica na envelhescência e na terceira idade como melhora na qualidade de vida. Foi feita uma pesquisa de campo em que as entrevistadas responderam um questionário com perguntas de múltipla escolha e uma dissertativa, falando sobre os benefícios da hidroginástica para a vida cotidiana das mesmas. Foram entrevistadas 17 mulheres com idade entre 45 a 65 anos. Os resultados indicam que as participantes começaram a praticar hidroginástica por indicação médica e após o início se identificaram e não fazem nenhuma outra prática, pela melhora que a mesma causa em sua vida cotidiana. Conclui-se que existem benefícios visíveis à saúde como, por exemplo, mais disposição, melhora na flexibilidade, melhora no convívio social e melhora em algumas doenças.

PALAVRAS-CHAVE: Hidroginástica. Envelhescência. Terceira idade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 REVISÃO DE LITERATURA 2

2.1 Terceira Idade 2

2.1.1 Características biológicas do envelhecimento 7

2.1.2 Características psicossociais do envelhecimento 10

2.2 Hidroginástica 11

2.3 Hidroginástica e envelhecimento 18

3 METODOLOGIA 26

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 27

5 CONCLUSÃO 31

REFERÊNCIAS 32

ANEXOS 36

INTRODUÇÃO

A educação física é um sonho bem antigo, sempre gostei de jogar futebol, mas nunca fui praticante assídua, e o fator principal é que gosto de trabalhar com pessoas, poder ajudar para me sentir útil, no ano de 2000 quando terminei o magistério, prestei o vestibular, mas infelizmente não tive condições de estar cursando, por questões financeiras, meu pai não tinha como estar pagando e na época, eu não trabalhava.

Passaram os anos, mas o sonho nunca morreu, neste meio tempo trabalhei e me casei, daí tinha a seguinte questão: “quando tinha tempo não tinha dinheiro, quando tinha dinheiro não tinha tempo”. Quando tive certeza que era o momento perfeito, resolvi sair do meu emprego para realizar o grande sonho, quando comecei a faculdade, tinha uma visão muito focada, decidida do que gostaria de fazer, mas com o passar do curso, com as disciplinas vivenciadas e com os estágios que fiz, descobri o que verdadeiramente quero, amo trabalhar com terceira idade, o fato de poder proporcionar uma melhora na qualidade de vida deste público, me faz sentir feliz, realizada, com a sensação de dever cumprido, é muito gratificante quando eles chegam em você e relata o que melhorou na sua vida cotidiana. Em meio a tudo isso, tenho também uma grande paixão pela água, aonde surgiu o tema do meu trabalho, os dois amores, terceira idade e água.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância da hidroginástica na envelhescência e terceira idade, como forma de prevenção e melhora de doenças físicas e psíquicas, para a qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável.

REVISÃO DE LITERATURA

Terceira Idade

O processo de vida se divide em faixas etárias, neste trabalho irei abordar a envelhescência e terceira idade. A envelhescência é uma preparação para a velhice (3° idade), esta fase que vai dos 45 a 59 anos de idade é um momento específico, no qual ocorrem as transformações biológicas, psicológicas e sociais. A terceira idade inicia a partir dos 60 anos de idade no Brasil e vai até a última respiração. De acordo com Érica Verderi (2004), o envelhecimento é vitalício, ele é acompanhado de mudanças que variam de indivíduo para indivíduo, sendo uma regressão de funções e a diminuição da vulnerabilidade e não da aproximação da morte, as mudanças físicas ocorridas pela idade afetam a aparência, ganho de gordura, perda dos músculos, perda da estatura, má postura, pele seca, pele pálida, mancha na pele, os vasos sanguíneos se tornam mais evidentes e outras transformações no sistema psicológico e funcional.

Segundo Ferreira (2003), o envelhecimento é um fenômeno fisiológico, pois ocorre com todo o ser humano e é um processo progressivo, nesse processo ocorrem alterações nos diversos sistemas, variando de pessoa pra pessoa, dependendo de vários fatores.

De acordo com Spirduso (2005), o envelhecimento é um dos grandes enigmas da vida, ele é tão onipresente, que ninguém consegue compreendê-lo totalmente, embora as pessoas envelheçam, isso acontece de maneiras diferentes e em ritmos diversos de acordo com cada pessoa, uns vivem mais e tem uma qualidade de vida melhor do que outras, para estudar estas diferenças existe a “gerontologia”, que estuda as causa e os fatores que aumentam ou atenuam essas diferenças, a idade física é o tempo cronológico em que algo existiu ou o numero de unidades de tempo passadas entre o nascimento e uma data de observação, o envelhecimento é uma extensão lógica dos processos fisiológicas do crescimento e desenvolvimento, começando com o nascimento e terminando com a morte, o termo envelhecimento é um processo ou conjunto de processos que ocorrem em organismos vivos e que com o passar do tempo levam a uma perda de adaptabilidade, deficiência funcional e a morte.

Envelhecer não é seguir um caminho já traçado, mas construí-lo permanentemente, o idoso enfrenta novos desafios, outras exigências, desenvolve atitudes psicológicas que o levam a superar dificuldades e conflitos integrando limites e possibilidades, não existe um modo certo de viver a velhice, as pessoas envelhecem de vários modos (NOVAES, 2000).

O processo de envelhecimento começa quando somos concebidos em vida, no entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com