TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Educação Física

Por:   •  24/6/2021  •  Artigo  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

1. INTRODUÇÃO

A interdicisplinaridade vem assumindo um papel muito importante no contexto educacional, estudos como de Japiasú (1976), Siqueira (2001), mostram que esses princípios tentam articular, interagir e integrar as diferentes disciplinas escolares. passou a ser utilizado pelas políticas educacionais como solução pedagógica para os problemas que acompanham o processo de ensino aprendizagem, com o desafio de estabelecer novos diálogos entre as disciplinas.

Para problematizar a questão sobre o planejamento na educação física e a interdisciplinaridade no contexto educacional, foram propostas duas situações problemas as quais serão apresentadas no texto a seguir.

Sendo assim iniciou-se o texto discutindo os conceitos em torno da interdisciplinaridade na educação física, em seguida as problematizações onde foi mostrada de como a interdisciplinaridade favorece ao estudante reconhecer que os conteúdos estão articulados e, dessa forma pode contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento mais integrado, contextualizado, amplo e propulsor de novas inter-relações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 produção textual

Tema: O planejamento na Educação Física e a interdisciplinaridade no contexto educacional.

         A interdisciplinaridade refere-se como intercâmbio mútuo e a conexão entre as disciplinas, tendo resultado enriquecido e amplo, unindo várias métodos de aprendizagem dentro de um assunto ou tema especifico, podemos dizer que a interdisciplinaridade é a harmonia entre as disciplinas de uma forma natural,  para que possibilite várias formas de conhecimento dentro de um contexto, sendo assim, podemos dizer que o grande objetivo da interdisciplinaridade na educação é sair do tradicional e mostrar ao aluno um conhecimento globalizante, rompendo qualquer limite. Por exemplo, se ele vir, em História, a escravização dos povos africanos, por que não conectar o tema com disciplinas como Educação Física e ensinar Capoeira, e Geografia abordando o estudo do continente africano e até a desigualdade racial no estrato social brasileiro de hoje, fazendo um diálogo entre cada ensinamento? 

Para os PCNEM (BRASIL, 1999), a abordagem interdisciplinar auxilia no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para que o aluno, assumindo uma posição mais participativa, possa atingir os objetivos propostos à educação no Brasil. A interdisciplinaridade visa ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades, pois todo conhecimento possibilita um diálogo permanente com outros conhecimentos. Em suma, a importância de olhar o mesmo objeto sob perspectivas diferentes.

Mas para que isso se torne possível é importante e essencial diálogo entre os professores para saber se há como trabalhar com a interdisciplinaridade em determinados assuntos, e principalmente o planejamento. O planejamento deve ser feito com antecedência, para que a aula seja bem elaborada pelos professores, a escola deve colaborar para que as atividades sejam realizadas, dando os devidos suportes aos professores e alunos, todo o planejamento ajuda muito mais para que esse método se torne eficaz, o plano de aula não dever realizado somente com um professor, deve ser realizado pelo coletivo, pela equipe de professores, devem conhecer o assunto a ser trabalhado, ser criativos, flexíveis, criar uma didática mais leve e prazerosa ,para que haja um maior entendimento no ensino aprendizagem.

Na estruturação Libâneo (1990) aponta importantes pontos de um trabalho docente eficaz. O trabalho docente requer uma estruturação da aula, tal como o planejamento e a organização, com fins de que sejam atingidos todos os objetivos da aula, a opção por cada etapa que utilizamos para planejar uma aula depende de qual conteúdo estamos trabalhando, depende das características dos alunos, e preciso um diagnóstico. (LIBÂNEO, 1990).

A interdisciplinaridade usada como ferramenta no processo ensino-aprendizagem também proporciona aos professores o enriquecimento do conhecimento, uma vez que, para essa metodologia seja executada é necessário conhecer os assuntos a serem abordados dentro outras disciplinas, e essa busca faz com que os professores saem de sua “zona de conforto” e se aprofundem ainda mais em outros assuntos fora de sua formação.

Na prática interdisciplinar, relatada por Scortegagna e Eckel (2015) e também considerados por Scortegagna e Gilz (2013) há dois aspectos fundamentais: o diálogo constante entre os professores e a humildade em aprender sempre, isto é, uma formação continuada permanente.

 A educação física dentro desse contexto é a disciplina que mais possibilita essa interação, por apresentar um universo que chamamos de cultura corporal, o que facilita o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar pela possiblidade de pôr em prática o que seria apenas teoria, quando a ela é atribuída à tarefa de trabalhar com “atividades”, jogos ou brincadeiras que auxiliem o aprendizado de conteúdos de matemática, português, por exemplo. Sabendo que o professor de Educação Física não lida apenas com o corpo, mas principalmente com as interações sociais vividas pelos alunos, ele pode aumentar consideravelmente sua contribuição tanto para o aluno quanto para a escola em que leciona, o que torna a aula de Educação Física um ambiente propício para se observar e trabalhar a questão da interdisciplinaridade no contexto escolar.

Bracht (2002) diz que um dos argumentos que geralmente são usados para justificar a presença da Educação Física no currículo escolar diz respeito ao discurso que pretende apontar a contribuição da Educação Física para a “formação integral” do ser humano. Sua intenção era fugir da dicotomia corpo e mente, que estabelecei uma relação hierárquica de superioridade da alma em relação ao corpo. Há também, outras tentativas de justificar a Educação Física na escola pela sua inserção num projeto interdisciplinar. Nesses casos, a importância da Educação Física é validada pelo que ela faz para auxiliar na aprendizagem das outras disciplinas escolares. Porém, quando sua importância refere-se a compensar a atividade de sala, a Educação Física não é mais um prolongamento, mas a própria negação dos momentos vivenciados pelos alunos nas outras disciplinas escolares, tidos como o tempo “sério” do trabalho escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (724.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com