TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Graduação

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

 FUTSAL: E SUAS PRINCIPAIS LESÕES.

Acadêmico: Marcelo Da Silva

RESUMO

O futsal, que é o diminuitivo do nome futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. É um esporte muito praticado no Brasil e com o passar do tempo, se tornou a segunda maior modalidade esportiva disputada em todo o país. Além de ser uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física e muito apreciada pelos estudantes. Vale ressaltar que apesar de ser um esporte que as crianças e adolescentes adoram, não é algo jogado apenas por hobby, pelo contrário, possui regras e por vezes é jogado profissionalmente. Contudo, o futsal possui toda uma história, já ouve muitas alterações tanto em medições, tamanho da bola, regras, quantidade de jogadores, dentre outras. Além disso, nesse esporte também pode ocorrer determinadas lesões, ou seja, há pontos positivos e negativos. É uma modalidade que precisa ser respeitada e valorizada tanto quanto as outras.

Palavras-chave: Futsal; Brasil.

INTRODUÇÃO

      O futsal é uma modalidade esportiva jogada de forma coletiva, possui regras especificas, é um esporte praticado em vários lugares, sendo que se originou no Uruguai, pelo professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier.  Logo após ser criada essa modalidade, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão. É um esporte muito popular no Brasil, porém devido a essa popularidade ocorre a incidência de certas lesões, que acontecem por situações de jogo, treinamento incorreto, dentre outras situações que acarretam isso.

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho é de extrema importância, pois aborda assuntos como as lesões dentro do esporte que muitas vezes não é discutido, ou então quando é abordado, geralmente abrangem o esporte em geral e não modalidades específicas. No futsal, se destacam algumas lesões que ocorrem com mais frequência, outras, nem tanto. É possível observar, que essa modalidade ocorreu várias mudanças e adaptações do seu surgimento até os dias atuais, contudo, possui informações enriquecedoras para aumentar o conhecimento e valorização desse esporte tão praticado.

OBJETIVOS:

  • Conhecer: o que é o Futsal?
  • Analisar a incidência de lesões.
  • Identificar quais as lesões que mais ocorrem.
  • Procurar meios para solucionar o problema.

METODOLOGIA:

A pesquisa sobre o tema foi de forma qualitativa, onde o autor analisa o tema e os dados coletados sobre o mesmo, nesse tipo de pesquisa destaca a visão do autor sobre o que foi escolhido para abordar no trabalho, a maioria dos dados são subjetivos, ou seja, os dados numéricos não se destacam. No entanto, vale ressaltar que em alguns pontos do trabalho possuírem alguns dados numéricos.

Segundo Cervo (1983, p. 55) a pesquisa bibliográfica:

 “busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado, tema ou problema.” Esse tipo de pesquisa é muito utilizada no meio acadêmico na área das Ciências Humanas.

HISTÓRIA DO FUTSAL

        

        O esporte que hoje é conhecido por futsal foi criado em 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, e antes de ser chamado futsal, era conhecido como “Indoor football”, traduzido como futebol de salão. Mas não foi apenas o nome que houve alteração, mas também o número de jogadores, que de 7 jogadores passou a ser 5 para cada lado, além disso, a bola utilizada para o jogo mudou muito. Muito tempo atrás, a bola era feita de serragem, crina vegetal ou cortiça granulada. Porém, por serem muito leve por conta do material utilizado, elas saltavam muito alto, saindo da quadra e atrapalhando a continuação do jogo. Contudo, o tamanho da mesma foi diminuído e o peso aumentado, e por esse motivo, o jogo ficou conhecido como “esporte de bola pesada”.

Para Voser e Giusti (2002, p.24):

Existe uma controvérsia quanto ao surgimento do futsal. Visto que, durante a década 1930, surgiu simultaneamente no Uruguai e no Brasil, o Futebol de salão, sendo que, no Brasil, era praticado em quadras e pequenos salões da Associação Cristã de Moços (ACM), mas foi em Montevidéu, no Uruguai, que surgiram as primeiras regras, derivadas do Basquetebol, Handebol e Pólo Aquático, com o objetivo de organizar a prática do Futsal. Já a partir da década de 1950, o esporte havia se popularizado por todo o país, o que ocasionou o surgimento de Federações e Confederações, elaborando suas regras e campeonatos.

        INCIDÊNCIAS DE LESÕES E QUAIS SÃO AS MAIS COMUNS?

        Durante uma partida de futsal, por mais que tenha experiência, seja um grande profissional no esporte, é necessário ter cautela, pois assim como qualquer outro esporte, poderá estar correndo o risco de se machucar, sendo esse acidente de baixa ou alta gravidade. Isso ocorre, realizando de forma incorreta um movimento ou até mesmo acidentalmente. Mas visto que as lesões ligamentares são mais frequentes (55,6%) do que as musculares (44,4%) nos jogos de futsal. Durante a partida, as lesões mais comuns ocasionadas no jogo são: tendinites, entorses, fratura, dentre outras.

A tendinite resume-se as cargas excessivas repetitivas de um tendão que pode ocasionar uma resposta inflamatória. Visto que os membros mais afetados com essas lesões são: a região do quadril, joelho, tornozelo e pé. Essas e outras diversas lesões ocorrem muito pelo fato de movimento constante durante o jogo, muitas vezes pela condição que se encontra o espaço do jogo e até mesmo pela pressão e responsabilidade dos jogadores de querer aumentar a preparação e aumento de treinos, cobrando melhoria em posicionamento e na prática.

Segundo GOODSHIP, 1993:

Os fascículos podem estender-se independentemente em tendões normais. Consequentemente quando o tendão é estirado além do seu limite mecânico, algumas fibrilas irão romper-se antes de outras, resultando em ruptura parcial, observada frequentemente nas tendinites.

        O jogo de futsal tem características que acabam facilitando ocasionalmente certas lesões. Durante a partida, os jogadores realizam diversos movimentos que aceleram e desaceleram repetidamente, mudando rapidamente a direção que correm, sendo assim, o joelho acaba sendo uma das articulações mais prejudicadas, exigidas e que mais sofre lesões, até mesmo pelo fato de que sobrecarrega as estruturas osteomusculares do corpo do atleta. Diante disso, ocorre uma lesão chamada “Lesão do ligamento cruzado” que nada mais é que um trauma torcional do joelho, geralmente ocorre quando o jogador roda seu corpo e seu pé permanece fixo no chão, além de todos os movimentos que ele realia em quadra pode ocasionar essa lesão também. Contudo, caso isso ocorra, os sintomas serão diversos, como: dor súbita e inchaço, dificuldade de andar e ficar em pé, e principalmente dificuldade de flexionar ou dobrar o joelho. Para a melhora desse ligamento que foi rompido, na maioria dos casos, o atleta usa muletas para não haver impacto ao chão, também costumam colocar gelo para desinchar, além de ser recomendado realizar fisioterapias para a recuperação do movimento do membro lesionado e para a dor indica-se medicamentos antiflamatórios e existem casos que os médicos indicam realizar a punção do joelho, que seria a retirada de excesso de líquidos  em determinada articulação, mas para tanto, é necessário receber anestesia e com isso, a recuperação acontecerá de forma mais lenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com