TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento Físico

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.046 Palavras (21 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TREINAMENTO FÍSICO, QUALIDADE DE VIDA E POPULAÇOES ESPECIAS.

 

8° SEMESTRE

São Paulo

2019

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TREINAMENTO FÍSICO, QUALIDADE DE VIDA E POPULAÇOES ESPECIAS.

 

8° SEMESTRE

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

SÃO PAULO

2019

Sumário

Introdução...............................................................................................................4

História do Estágio.................................................................................................

O estágio.................................................................................................................

Divisões dos Níveis de ensino no estágio...................................................................

Finalidades do estágio............................................................................................

Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo analisar a relação entre treinamento físico, qualidade de vida e populações especiais, apresentando cada um dos seguimentos, conceituando e analisando sua relevância para a sociedade atual.

O treinamento físico atualmente vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, antes o treinamento que era muito mais voltado e restrito a esportistas e atletas de alto rendimento hoje é praticado por grande parte da população em geral; seja na academia com treinamento de musculação ou  aeróbico, seja em um boxe de treinamento funcional ou crossfit  ou em grupos de aulas coletivas. Isso de da muito pela melhora da estética, saúde e conseqüentemente da qualidade de vida, uma vez que a rotina do sistema capitalista vigente no Brasil faz com que a vida seja cada vez haja mais pessoas com quadro de stress e depressão.

A depressão, juntamente com a hipertensão, diabetes , osteoporose , envelhecimento, dentre outras patologias, formam um grupo denominado populações  especiais.

Treinamento físico

Entende-se como treinamento físico a melhoria do desempenho-físico esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático de exercícios físicos. Mas para entendermos como atingirmos um estágio de treinamento ordenado, é necessário voltarmos a era paleolítica, onde temos a atividade física na sua forma mais nata e primaria possível, afinal dependíamos de nossas capacidades físicas serem bem desenvolvidas para sobrevivência. Atividade como caça coleta de frutas nas áreas mais diversas possíveis e fuga de animais faziam com que o ser usar plenamente a aptidão física.

Com o crescimento de organizações sociais, começaram a aparecer os jogos, ganhando grande importância da Grécia antiga com os jogos olímpicos em 776 AC e que perduraram por um bom tempo. Uma vez que se aumenta a importância dos jogos esportivos, cresce a preocupação com a preparação para os jogos, daí aonde chegamos ao treinamento.

 Segundo WEINECK, 2003 Denominamos treinamento quando temos uma atividade regular, ordenada, sistematizada, levando em conta alguns princípios e tendo um objetivo.  Atualmente em todas as modalidades esportivas pratica-se o treinamento com a finalidade de levar os praticantes ao melhor desempenho possível4. Modalidades como basquete, futebol, vôlei, handebol, tênis, rúgbi, hóquei entre outros necessitam de treinamentos específicos da modalidade como também treinamentos visando a melhora física geral do indivíduo.

  Além das práticas esportivas, os treinamentos norteiam diversas áreas como a musculação, pilates, aeróbico entre outros. Independente da modalidade os benefícios de um sistema de treinamento físico são de fundamental importância na vida do ser humano atualmente. Nos tópicos abaixo vamos analisar os princípios do treinamento e seus benefícios de maneira geral.

Princípios do treinamento

Princípio da individualidade

O principio da individualidade biológica nos mostra que cada indivíduo é único, não havendo um ser exatamente igual no mundo. Isso quer dizer, que um treinamento com uma mesma quantidade de series, repetições e frequência diária podem resultar em alterações diferentes em cada indivíduo. Diversos fatores como sexo, idade, hereditariedade, hábitos, técnica de execução do movimento entre outros são determinantes para a variação de resultados. As respostas adaptativas dificilmente serão todas iguais, mesmo se os indivíduos praticarem o mesmo protocolo5.

Principio da especificidade

Este principio mostra que, cada atividade trará suas próprias respostas para o individuo, cada tipo de treinamento ou modalidade esportiva levara o praticante a alterações metabólicas e mecânicas diferentes. Os efeitos agudos e crônicos também podem variar de acordo com a especificidade do exercício. Esse principio deixa claro ques adaptações ao exercício são altamente dependentes do tipo específico de estímulo aplicado6.

Principio da sobrecarga crescente

O principio da sobrecarga é um dos mais conhecidos e utilizados em academias. Ele estabeleça que para haverem mudanças fisiológicas e adquirir uma boa condição física o organismo precisa ser estimulado a sobrecargas cada vez maiores. Isso levara o corpo por meio de mecanismos naturais a uma melhoria nas aptidões físicas. O aumento da sobrecarga pode ser realizado, aumentando  a frequência do treinamento, au[a]mentando o numero de series, diminuindo o tempo de intervalo ou aumento do volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com