TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada

Por:   •  2/10/2015  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Ética, Cidadania e Realidade Brasileira

Thacyane  Moreira de Carvalho                                   Ra: 21377259

A principio, falar de direitos humanos tratava apenas de direitos civis e políticos. No entanto, sabe-se  que os direitos humanos passaram por transformações no sentido de que novas lutas foram agregando novos direitos ao conjunto. Hoje, tal denominação abarca também os direitos sociais, direitos ao meio ambiente e direito coletivo.

Ainda que os direitos humanos, ditos de primeira dimensão, sejam caracterizados como universais, observa-se o desrespeito aos direitos mais básicos. Algumas vezes esse desrespeito provém de afronta á própria lei que consagra os direitos, outras vezes eles acabam sendo por uma questão cultural. Encontrar um fundamento que sirva como justificação racional aos direitos humanos não é suficiente para que eles sejam colocados em prática. Contudo, ter uma base que valha para todo o conjunto dos direitos humanos é o primeiro passo rumo à sua efetivação, em especial se encontrarmos um fundamento que tenha equivalentes nas diversas culturas.

Enfim, não é difícil notar que o conceito evolui e muda tal qual a própria humanidade. Se no século XVIII apenas o mundo moderno ocidental poderia compreender a noção de direitos humanos, hoje se busca pensar esta ideia da forma mais abrangente possível para que as diferentes culturas sejam contempladas. Para tanto, há a necessidade de um fundamento dos direitos humanos que seja passível de ser encontrado em todas as culturas, uma base geral e abstrata para que sua aplicação concreta seja possível e desejável em todos os lugares do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com