TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

DISCIPLINAS:ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

ACADÊMICOS:

Desafio Profissional

        NAVIRAÍ/2015

[pic 2]

Desafio Profissional

Desafio Profissional como requisito para obtenção de notas nas disciplinas de Organização do trabalho pedagógico e psicologia da educação e da aprendizagem, no Curso de Educação Física da Universidade Anhanguera Uniderp, 2º semestre, Pólo de Naviraí/MS. Orientação do professor local: Marcelo Porto EAD. Prof.Ma. Helenrose A. da S. Coelho

NAVIRAÍ/2015

SUMÁRIO

1Introdução....................................................................................................... 4

2 Desenvolvimento/Meu amigo é especial......................................................5

3Entrevista/ Ficha de Projeto de Educação Individualizado .......................8

4 Considerações Finais...................................................................................13

5 Referências....................................................................................................14

1. Introdução        

        Este trabalho desenvolve-se na perspectiva de um desafio profissional exigido como requisito de avaliação para as disciplinas de organização do trabalho pedagógicopsicologia da educação e da aprendizagem, ambas ministradas no curso de educação Física, pela Universidade Anhanguera.

        O desafio profissional é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem como objetivos: Favorecer a aprendizagem;Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; Promover o estudo dirigido à distância; Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado; Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

        Pretende-se que ao final da produção deste desafio o aluno tenha adquirido as seguintes competências e habilidades segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais: Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento; Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que esses desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

        O desafio foi desenvolvido em grupo e realizado de acordo com os passos mencionados no roteiro de elaboração enviado pelo professor tutor e seguindo todas as normas que nele constam.

2- Desenvolvimento

2.1 Meu amigo diferente é especial

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Desenho 1- feito por Larissa, 10 anos, ela desenhou o colega Lucas de 12 anos, cadeirante e frequenta a escola regular com acompanhamento de uma estagiária e os colegas na sala de aula adoram ficar perto dele, ele no entanto,. Não aceita muito bem a aproximação, quando questionada sobre quais as diferenças entre eles, Larissa disse que o amigo precisa da cadeira porque é “doentinho”.

Desenho 2- feito por Natanael, de 10 anos, desenhou o amigo Lucas, e disse que ele é muito chorão, e não gosta de brincar. Ele queria jogar bola com ele, por isso desenhou o garoto na cadeira segurando a bola.

Desenho 3- feito por Igor, 10 anos, desenhouo amigo no parque, por que ele quer passear com amigo, mas segundo ele o amigo Lucas não gosta de passear só de ficar parado.

2.2 Entrevista com educador

        Realizamos a entrevista com uma professora que já trabalhou com aluno especial em sala de aula, e hoje trabalha em uma sala onde frequentam alunos ditos normais.

  1. Como foi para senhora trabalhar com um aluno especial ao mesmo tempo em que trabalhava com outros alunos ditos normais?

R: Foi algo transformador para mim, meu aluno tinha autismo, pude conhecer um mundo muito diferente do que eu estava acostumada, e me obriguei a estudar muito para que pudesse auxiliar da melhor forma possível.

  1. Esse aluno tinha algum tipo de atendimento diferenciado em sala de aula, vocês planejavam aulas diferenciadas para ele utilizando um Plano de Educação Individualizado (PEI)?

R: Não, na verdade esse aluno tinha uma acompanhante, então eu trabalhava com as outras crianças e ela trabalhava com o aluno, nos momentos em que ela necessitava de ajuda para algo que não conseguia explicar para ele, então nós trocávamos e ela atendia meus alunos e eu atendia somente o aluno dela, e assim trabalhamos o ano todo.

  1. Quais os principais desafios encontrados para se trabalhar com este aluno em sala de aula?

R: Tive muita dificuldade em ensinar matemática para ele, nossa, foi meu maior desafio, mas no final do ano, ele conseguiu aprender contas de adição e subtração, que para mim já foi um grande avanço.

  1. Vocês perceberam que no final do ano o aluno teve algum progresso?

R: Sim, quando chegamos no final do ano ele já reconhecia as vogais e escrevia seu nome sozinho, isso para uma criança especial com transtorno de desenvolvimento comoele possuía foi um grande e significativo avanço.

2.3 Ficha de Projeto de Educação Individualizado

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA (PEI)

Escola: Manoel Guilherme dos Santos

Nome da criança: Lucas Alves                       Nível ou ano escolar: 3° ano

Nome dos pais ou responsáveis pela criança: Bruno Ferreira e

Maria Cecilia Rodrigues Ferreira

Líder da equipe PEI: Fernanda Souto

  • Outros membros da equipe PEI

Nome: Karina Ferreira                                     Função: professora

Nome: Hemili Lima                                           Função: psicóloga

Nome: Tatiane Castilho                                    Função: professora

  • Preocupações dos pais ou responsáveis da criança

1)Que preocupações os pais ou a criança querem abordar neste plano para melhorar o aprendizado da criança?

O desenvolvimento da criança que já tem 10 anos de idade é cadeirante e se sente muito excluído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (816.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com