TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  1/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A hipertensão é uma síndrome que acomete boa parte da população brasileira. Suas causas são variadas, entre elas, alimentação inadequada, tabagismo, álcool, ausência de atividade física, fatores metabólicos, obesidade e em decorrência do avanço da idade. É também reconhecida como um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento do acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio.

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (apud ROSÁRIO et al, 2009), “são hipertensos os adultos cuja pressão arterial sistólica (PAS) atinge valores iguais ou superiores a 140 mmHg, e/ ou cuja pressão arterial diastólica (PAD) seja igual ou maior que 90 mmHg, em duas ou mais ocasiões, na ausência de medicação anti-hipertensiva.”

Fatores como o envelhecimento da população versus a dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde podem ser apontados como importantes ao se analisar o crescimento de óbitos associados à hipertensão, inclusive quando ligados a causa cardíaca, cerebral, renal e vascular periférico.

Neste sentido, Passos (2006), apontou ao final de seu estudo de abrangência nacional, que a síndrome da hipertensão atinge patamares que “demonstram a necessidade de intervenção imediata da Saúde Pública, tanto na atenção em saúde como na tomada de medidas preventivas que visem a abordagem global dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.”

Considerando o papel social do profissional de Educação Física, visando cooperar contra a incidência da hipertensão ou, pelo menos, reduzir suas conseqüências, este projeto visa destacar colaborações da literatura sobre os benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão.

1.1 Objetivo Geral: 

  • Verificar se há benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão.

1.2 Objetivos Específicos: 

  • Identificar os fatores positivos à prática de atividade física em pessoas com hipertensão;

  • Sistematizar opiniões dos autores da literatura especializada, e;

  • Apontar sugestões que possam potencializar uma reação favorável à motivação desse público.

2 METODOLOGIA

Em relação aos objetivos a presente pesquisa é caracterizada como uma breve revisão bibliográfica utilizando fontes em suporte papel e digital à luz de publicações científicas das áreas Médica e de Educação Física. 

3 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO

Dieta balanceada, atividade física e, se necessário, medicação farmacológica podem influenciar na redução e/ou controle dos casos de hipertensão arterial, aumentando a disposição e a qualidade de vida dos pacientes. Esses cuidados podem evitar o aparecimento ou o agravamento de doenças cardiovasculares, males associados à hipertensão.

Rondon & Brum (2003), relatam em seus estudos sobre a temática que há “uma associação entre o baixo nível de atividade física ou condicionamento físico com a presença de hipertensão arterial.” Porém destacam outros estudos nos quais “grandes ensaios clínicos aleatorizados e metanálises não deixam dúvidas quanto ao efeito benéfico do exercício sobre a pressão arterial de indivíduos hipertensos leves e moderados.” Desta forma, tornam-se evidentes os benefícios advindos da prática regular de atividade física aliada a outros cuidados.

Matsudo (2009), corrobora com essas afirmações apresentando ganhos imediatos a partir da inserção de exercícios físicos traçando um paralelo entre atividade física, capacidade funcional, longevidade e saúde mental. Neste projeto, ressalta-se os efeitos metabólicos elencados devido à adoção de tal prática cotidiana.

“Efeitos metabólicos:

- aumento do volume de sangue circulante, da resistência física em 10-30% e da ventilação pulmonar;

- diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáxima e da pressão arterial;

- melhora nos níveis de HDL (lipoproteínas de alta densidade) e diminuição dos níveis de triglicérides, colesterol total e LDL (lipoproteínas de baixa densidade), dos níveis de glicose - diminuição de marcadores anti-inflamatórios associados às doenças crônicas não transmissíveis;

- diminuição do risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral tromboembólico, hipertensão, diabetes tipo 2, osteoporose, obesidade, câncer de cólon e câncer de útero.” (MATSUDO, 2009)

O exercício aeróbico é o mais indicado para pessoas com hipertensão arterial. Esta modalidade foi a mais estudada pelos cientistas que consequentemente a indicaram. Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são opções de atividades aeróbicas que realizadas em intensidade moderada ajudam a baixar a pressão arterial. Essas atividades estão entre as que mais facilita o controle da hipertensão durante a execução.

3 CONCLUSÃO

Vários estudos demonstram que a atividade física reduz a pressão arterial, porém a quantidade necessária para que estes benefícios sejam alcançados permanece especulativa. A prática da atividade física, principalmente de intensidade moderada, com duração de pelo menos 180 minutos por semana é sugerida para contribuir com a prevenção da hipertensão arterial.

Para quebrar a barreira imposta à pratica de exercícios físicos, que como foi mencionado nesta pesquisa ajudara prevenir e tratar pessoas com hipertensão arterial, é necessário que a se escolha uma atividade que seja prazerosa e adequada ao seu nível atual de condicionamento físico. Para quebrar o sedentarismo a caminhada é uma opção para a maioria das pessoas. Assim, outros exercícios podem ser adicionados à mediada que o condicionamento físico melhore.

REFERÊNCIAS

DIEHL, Astor Antônio; PAIM, Denise Carvalho Tatim. Metodologia e técnica de pesquisa em ciências sociais aplicadas: uma proposta de estudos, Passo Fundo: Clio, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com