TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA PUBLÍCA

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

(partes em azul alteradas, vermelho pendentes)

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA PUBLÍCA

Ricardo

 Thiago Ribeiro.

Tutor Externo: Rodrigo bettin

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo expor a importância da educação física no âmbito escolar, mostrando os fundamentos e aplicação das atividades físicas em escolas públicas.

Interagindo e mostrando a importância social e psicomotora das atividades físicas em uma escola e os fundamentos que podemos tirar das atividades físicas no campo social e humano. Onde a diversidade de gêneros está aflorada e onde todos se identificam e conseguem aproveitar o mesmo conteúdo ensinado, tirando proveito e aprendendo o convívio em grupos e aprendendo a importância da disputa, regras e trabalho em grupos e organização.

Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Comportamento individual e coletivo, tática, desempenho, resultado.

1. INTRODUÇÃO

O esporte, seja coletivo ou individual, é composto por vários fatores que influenciam no rendimento e resultado dos atletas. Além da preparação física, o fator psicológico também influencia no desempenho, como por exemplo, a estratégia de ação (cognitiva) (tática), que normalmente é presente no treinamento, na fase “pré-competitiva”. Os comportamentos nos jogos coletivos (futebol, voleibol, futsal, dança) se formam a partir de inúmeras ações individuais. A ação pode ser considerada segundo Hacker (1978, p.62-3), como a menor unidade psicológica da atividade exercida voluntariamente. Nos jogos esportivos coletivos, a ação representa uma forma de expressão do comportamento. Ela é elemento indispensável para a solução do problema em situação de jogo.
As ações motoras são realizadas mediante a execução de gestos motores específicos, denominados técnicas. Técnica é a forma de resolver um movimento de modo objetivo e econômico, baseada em uma estrutura ideal de movimento que contemple as características individuais do atleta (estilo). Através de treinamentos e táticas, podem se formar equipes/grupos campeões. Mas como se forma um atleta, e como ele pode influenciar uma equipe positivamente e negativamente, condiz com todo o preparo que ele teve antes de uma partida ou apresentação que ele irá participar.  


Um detalhe curioso dos esportivos coletivos é que todas as ações que impactam no resultado, partem de conceitos táticos e pela maneira que os indivíduos seguem o que foi feito em treinamentos e situações de eventos anteriores à continuidade, velocidade, amplitude, variabilidade e número de mudanças, o atleta está obrigado a decidir e elaborar respostas certas, precisas e velozmente, explicitando seu comportamento cognitivo. A tática é a soma de comportamentos individuais e coletivos, aquelas medidas e atitudes que permitem obter o nível ótimo, máximo das próprias capacidades, respeitando as regras e ao adversário. Consequentemente, o comportamento tático deve ser um ato orientado intencional e consciente. Para um atleta, a intencionalidade no jogo deverá estar condicionada pelos conceitos táticos que a análise da situação-momento sugerir. Na dança, a forma como os indivíduos se preparam é essencial para uma boa analise e notas através de jurados ou avaliadores. Esta ligada diretamente com a prática de todos os envolvidos, pois depende de movimentos corretos e todos tem que seguir o mesmo padrão para a avaliação do grupo ser a mesma, pelo fato de ser um esporte que o acerto conta como questão de desempate, as manobras devem ser coerentes e coesas com o ensaio e preparação, por este motivo o individuo terá de estar com a cabeça e o corpo preparados para desenvolver a atividade. 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

:

Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.

[pic 1]

Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e, após, será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.

[pic 2]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Os resultados de quase duas décadas de pesquisas têm evidenciado que o desempenho de um perito está suportado pelos aspectos de caráter cognitivo (McPherson, 1994; Dantas e Manoel, 2005). A pesquisa na área esportiva tem dado maior importância à dimensão tática da atuação do atleta, passou-se a considerar o conhecimento e a capacidade de tratar os sinais relevantes do jogo como fundamentais para uma adequada tomada de decisão (Greco e Chagas, 1992; Thomas e Thomas, 1994; McPherson, 1994; French et al., 1996; Kioumourtzoglou et al., 2000; Williams et al., 2003; Baker et al., 2005; Poolton et al., 2005; Banks e Millward, 2007; Raab e Johnson, 2007).

Atletas com competência cognitiva em suas ações de jogo são considerados peritos (expert), pois possuem a compreensão de "o que fazer" (tempo), "como fazer" (espaço) e "quando fazer" (situação) uso das técnicas inerentes a performance de um Jogo Esportivo Coletivo (Greco, 2001; Oliveira et al., 2003). No voleibol, por exemplo, decidir entre atacar ou largar, e ao optar por atacar ("o que fazer" - tempo), decidir em executar esta ação na paralela, ou na diagonal, ou largar, ou explorar o bloqueio ("como fazer" - espaço), de acordo com espaço ocupado pelo bloqueio adversário ("quando fazer" - situação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com