TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE FISICA

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS DE FISICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.

II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.

III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.

A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta

a.

I e III

b.

II e III

c.

II e IV

d.

I, II e IV

e.

I, III e IV

0,5 pontos

Pergunta 2

O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

Resposta

a.

As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.

b.

É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.

c.

Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.

d.

O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.

e.

Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.

0,5 pontos

Pergunta 3

“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com