TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS GINÁSTICOS e ESCOLA INGLÊS

Tese: FUNDAMENTOS GINÁSTICOS e ESCOLA INGLÊS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS GINÁSTICOS

E

ESCOLA INGLESA

A ginástica desenvolveu-se efetivamente a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executados em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus ( gymnos do grego=nu) nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada com ênfase desportiva e militar no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, do posterior nascimento da escola Alemã e Friedrich LudwingJahn de movimentos lentos, ritmados de flexibilidade e de força e da escola sueca, de PehrHenrikLing que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginastica moderna. A ginástica inglesa baseava-se nos jogos e esportes.

Movimento Desportivo Inglês:

Na Inglaterra, fatores políticos, religiosos, sociais e de ordem econômica exercem influência capital no desenvolvimento da educação física.

Em fins do século XIII e início do século XIX, o comercio e a indústria absorviam cada vez mais a população do pais, criando ao povo e ao operário condições de vida perto da miséria, com reflexo negativo na saúde física e moral da população. Por esse motivo, a Igreja e os educadores preconizaram, para ambos os males, também a prática de jogos desportos. Sob o aspecto higiênico e da recreação, era indicado a substituição dos divertimentos comuns ao povo e a juventude pelos jogos e desportos, praticados ao ar livre e num estímulo constante das qualidades e tendências naturais da natureza humana.

Contrariando todas as doutrinas pedagógicas, que aconselhavam as práticas físicas a partir da mais tenra idade, os ingleses as iniciaram no meio universitário, ampliando-as, posteriormente, até as escolas médias e primárias.

As práticas físicas foram adotadas em grande número de estabelecimentos de ensino, ao mesmo tempo que a generosidade de alguns benfeitores e a ação religiosa deram origem ao aparecimento de novos estabelecimentos, além de desenvolver os já existentes, dando vastas possibilidades e criando novos ambientes propícios ao crescimento do movimento desportivo.

De modo geral a partir dos meados do século XIX, os jogos e os desportos formaram parte muito importante da vida escolar inglesa. Os jogos mais populares são o futebol e o críquete. O hóquei ganha, dia a dia, maior número de adeptos. Há também o boxe, a esgrima, a natação e as corridas de cross-country. Para todos esses desportos existem campeonatos entre várias classes e entre colégios, sendo grande honra pertencer à equipe da classe ou, melhor ainda, à do colégio.

A partir de 1870, a lei sobre educação, atribuída a William Foster, criou a obrigatoriedade do ensino para as crianças de 5 aos 10 anos e, em 1902, o estado se interessou realmente pela instituição secundária. Porém, só a partir de 1918 a obrigatoriedade do ensino se ampliou até os 14 anos.

A paixão dos métodos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com