TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque e o Corpo Humano

Por:   •  2/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.504 Palavras (15 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CAMPUS Drª JOSEFINA DEMES

COORD. DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Jefferson Douglas Barreto Da Cunha Silva¹,

Leudembergue de Carvalho Rodrigues²

Adail Pereira Junior de Carvalho³

O QUE E O CORPO HUMANO

RESUMO

        Neste artigo falaremos do corpo humano como um todo e não apenas biologicamente, trataremos do corpo e da corporeidade em vários pontos de vista filosófico e como pode ser e estar relacionado com o ser humano em todos os aspectos corporais. Buscaremos construir reflexões a cerca da visão do corpo no contexto do autoconhecimento de corpo não somente como matéria, tratando dos valores e sentidos a ele atribuído por pensadores no decorrer do tempo, tentando compreender no sentido cientifica e filosófico o que e o corpo humano,

Palavras Chave: Corpo; Corporeidade; Filosofia.

  1. INTRODUÇÃO

Para que vale apena viver? A morte do corpo implica o fim definitivo do individuo? Existe vida depois da morte? Mudando a opinião comum Sócrates afirma que o sábio deseja apressar a libertação da alma espiritual do cárcere corpóreo, não prolongar a vida eternamente. A tese socratico-platonica segundo qual a dimensão biológico-cultural o maior obstáculo no caminho da perfeita realização espiritual – aceita com simpatia pela cultura religiosa cristã torna-se-à o ponto fundamental da tradição filosófica ocidental. Que e nos tempos modernos, Nietzsche identificara nela o indicio da decadência intelectual do ocidente (Sócrates, Antologia Ilustrada de Filosofia.2002, p.60).

Se não existe nenhuma sensação, mais uma espécie de sono, parecido a o de quem dorme sem sonhar, a morte seria uma formidável vantagem. De episódio, se alguém escolhesse uma noite que tivesse dormido tão bem ao ponto de não sonhar e, ao igualar essa noite as outras noites e dias da sua vida, pensasse e disse-se quantos outros dias e quantas outras noites viveu com maior satisfação e prazer do que aquela noite, estou disposto a acreditar que não somente um cidadão qualquer, mais um próprio grande rei, acharia que estes dias e essas noites poderiam ser contados nos dedos em comparação a todos os outros. Logo, se a morte e isso eu a considero sem duvida uma vantagem: porque, desse modo, toda duração do tempo parece não ser mais que uma única noite (Sócrates, Antologia Ilustrada de Filosofia.2002, p.60).

Quantos e quais são os gêneros sexuais? Porque existe uma atração sexual entre pessoas do mesmo sexo? Por meio da narração de um mito, em estilo irônico, irreverente e espirituoso, Platão argumenta que os gêneros sexuais dos antigos homens esféricos não eram dois, mais três: o masculino, feminino e o andrógeno, um ser dotado de órgãos sexuais masculinos e femininos. A historia do nascimento da sexualidade atual, o mito da separação do homem originário em dois troncos, por vontade de um deus ciumento, e usada por Platão para demonstrar a legitimidade da atração entre homens. O amor homossexual e antes preferível ao hetero sexual, porque não voltado a procriação e, por tanto, mais inclinado a um desenvolvimento no sentido puramente espiritual (Platão, Antologia Ilustrada de Filosofia.2002, p.74).

Existe uma relação entre o homem e o universo? No final da idade Media e no renascimento afirmou-se a idéia de uma equivalência estrutural entre o ser humano e o cosmo. O homem síntese viva da inteira natureza, possui em si todos os elementos da criação: e terra, água, ar e fogo (inteligência), participa tanto do mundo animal quanto do mundo espiritual mundo angelicó. Pode – se chegar ao universo partindo do homem, e vice-versa. São evidentes os resultados de uma tal doutrina : da unicidade e da centralidade cósmica do homem derivam o seu primado sobre os outros gêneros viventes e o direito de um domínio sobre a natureza. (Agripa, Antologia Ilustrada de Filosofia.2002, p.181).

Como progrediu a ciência, particularmente a ciência medica? A partir da convicção filosófica de que o homem resume em si um cosmo Inteiro - Convicção esta que se afirmou com muita forca no período do renascimento-, Paracelso propôs uma inovadora pratica medica baseada no principio de que a farmacopéia pode abranger não somente medicamentos de natureza orgânica (como sempre havia sido) Como também os de origem mineral. O corpo humano, efetivamente, deve ser considerado como um sistema químico, passível de cura por meio de minerais como enxofre, o mercúrio, o sal. Apesar de fundamentarem-se, ainda , em crenças mágicas, alquímicas e ate astrológicas, essas idéias marcaram o inicio da medicina moderna. O trecho apresentado extraído da obra Paragrano. (Paracelso, Antologia Ilustrada de Filosofia. 2002, p.178).

Deve-se por fim, com a morte, aos sofrimentos dos doentes terminais? O suicídio deve ser proibido por lei? Uma das reformas previstas por Tomas Morus diz respeito a licitude da eutanásia, ou seja, ao direito de o moribundo terminar dignamente a sua vida, pondo fim, com o suicídio assistido, a sofrimentos não curáveis pela ciência medica. Igualmente avancado, e hoje de grande atualidade, e o principio pelo qual os portadores de deficiências físicas tem direito ao mesmo respeito devido as pessoas sãs (Morus, Antologia Ilustrada de Filosofia. 2002, p.203).

como funciona o corpo humano? Todo corpo vivo e uma maquina, o um mecanismo muito complexo, mas decididamente operante com base nas pura lei da mecânica. Para explicar o conceito, descartes introduz a metáfora da fonte: o corpo atua segundo os mesmos princípios que regula o funcionamento dos mecanismos hidráulicos que, nos jardins mais admirados, movimentam águas e estatuas.

O que constitui a essência do mundo? O que podemos conhecer com absoluta certeza? O que impele os homens para a vida? Depois de ter demonstrado a total incognoscibilidade do mundo, com base no principio de que todo conhecimento consiste em uma representação mental (Schopenhauer, Antologia Ilustrada de Filosofia. 2002, p.375).

Existem patologias físicas determinadas por causas puramente psíquicas e espirituais ? O caso da Ana O. Foi fundamental para o nascimento da psicanálise. A paciente apresentava um quadro sintomático estranho e complexo : paresias intermitentes causadas por contrações musculares imotivadas, inibições comportamentais, estados de confusão.

Junto como Dr. Breuer, Freud começou a submeter a doente ao sono hipnótico, estimulando-a a expressar em voz alta os pensamentos que lhe oprimiam. A psicanálise nasceu no momento em que dois jovens médicos se deram conta que os sintomas físicos desapareciam automática e definitivamente sempre que Ana O. Conseguia focalizar, com ajuda da hipnose, determinadas imagens, pensamentos ou eventos do passado, presentes em estado latente na sua memória. O impacto filosófico de uma tal descoberta não e facilmente descritível e o próprio Freud empregou toda a sua vida para isso. Basta refletir sobre a milenar questões da relação entre alma (espírito, pensamento) e corpo: depois de Freud, ela não pode mais ser vista em termos de oposição ou incomunicabilidade. (Freud, Antologia Ilustrada de Filosofia. 2002, p. 421).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com