TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios de Luta Respondidos

Por:   •  5/10/2021  •  Exam  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  3.244 Visualizações

Página 1 de 11

Exercícios de luta respondidos - ENADE

1. Os esportes de luta com agarre são representados por aqueles que abarcam ações básicas, como o ato de derrubar, projetar e controlar no solo, cujo objetivo está em agarrar, segurar e aproximar-se do oponente visando a enfrentá-lo. Em relação às artes marciais de agarre, assinale V para verdadeiro ou F para falso nas assertivas a seguir.

(V) Envolvem a ação motora de agarrar e, por esse motivo, exigem uma espacialidade mínima entre os oponentes.

(V) São de curta distância com um elevado nível de contato entre os praticantes.

(F) Essas práticas geralmente envolvem média distância e, dentro desse contexto, as ações de toque se fazem presentes.

(V) Algumas práticas focam a projeção, ao passo que outras mantêm a continuação das ações no solo.

(F) São consideradas práticas corpo a corpo, com pouco contato entre os praticantes.

As lutas de agarre estão relacionadas às ações de curta distância e podem ser denominadas também de práticas corpo a corpo, ou seja, necessitam de contato entre os oponentes desde o início. Por isso, não são consideradas práticas de média distância com ações de toques, sendo essas as artes marciais baseadas em golpear/impactar. Há, ainda, diferenças de objetivos, pois algumas práticas focam a projeção, ao passo que outras mantêm a continuação.

2. A classificação das lutas pode ser baseada nas intenções possíveis, aspectos fundamentais para o entendimento da lógica interna das lutas. A forma de realização dessa ação pode ser direta, quando o oponente é o final da intenção, ou indireta, quando o oponente é o meio para outra finalidade. Dentro desse contexto, são consideradas artes marciais de intenção direta: Jiu-jitsu, boxe e esgrima são consideradas lutas de intenção direta. No entanto, o judô, o sumô e o wrestling são lutas classificadas como intenção indireta. Por fim, o MMA permite as duas classificações.lo. Portanto, a sequência correta dos parênteses é: V, V, F, V, F.

3. As artes marciais baseadas em golpes e impactos geralmente envolvem média distância. Como exemplo, cita-se o boxe, o muay thai, o karatê e o taekwondo. Sobre as artes marciais de golpear/impactar o oponente, leia as assertivas a seguir.

I - Podem ser divididas entre aquelas que utilizam apenas os punhos, as que utilizam apenas as pernas e as que misturam a utilização dos membros inferiores e superiores.

II - Enfatizam o toque entre os envolvidos, ou seja, a forma de encostar, de tocar ou de percutir o corpo da outra pessoa por diferentes meios ou modo.

III - A intenção de tocar na outra pessoa é realizada de forma direta, sem nenhum objeto que faça essa ligação entre os praticantes.

As artes marciais de golpear/impactar podem ser divididas entre aquelas que utilizam apenas os punhos, como o boxe; as que utilizam apenas as pernas, como o boxe francês; e as que misturam a utilização dos membros inferiores e superiores, como o muay thai e o karatê. Nas suas ações, é enfatizado o toque entre os envolvidos e o ato de tocar na outra pessoa é feito de forma direta, sem nenhum objeto que faça essa ligação entre os praticantes. Nesse sentido, estão corretas as afirmativas I, II e III. A afirmativa IV está equivocada, pois nas artes marciais de agarre pode haver a necessidade de contato inicial entre os oponentes, como, por exemplo, no judô paraolímpico, ou a ausência da imposição inicial de agarre, como no jiu-jitsu.

4. Nesta modalidade de agarre, um dos objetivos é finalizar ou acertar o adversário, seja quando um dos praticantes está no chão e o outro está por cima, desferindo socos em uma ação direta, por exemplo, ou quando deseja-se realizar um nocaute por meio de socos e chutes, como em uma intenção indireta de toque em seu oponente.

Artes Marciais Mistas​​​​​​​ (MMA).

As únicas modalidades de agarre elencadas na questão são o MMA (Artes Marciais Mistas) e o jiu-jitsu. Contudo, no MMA há ações de intenções diretas e indiretas, enquanto no jiu-jitsu a intenção é apenas direta. Além disso, no MMA é permitido soco, diferentemente do jiu-jitsu.

5. As lutas com golpes e implementos, como o próprio nome admite, são aquelas nas quais há a utilização de algum tipo de objeto que intermedeia as ações dos oponentes, objetivando tocar o adversário. Nessa categoria, verifica-se que:

I - Há um contato mediado por implementos, independentes de quais sejam esses objetos.

II - São diferenciadas as formas de realização do contato e, consequentemente, as ações motoras proporcionadas por essas práticas.

III - Há uma intenção direta quando se objetiva tocar, encostar o implemento na outra pessoa visando ao outro como finalidade, ou seja, visando a pontuar ou encerrar o combate por meio do toque do implemento no outro, como na ação de encostar a ponta da espada da esgrima, visando a pontuar.

IV - É considerada uma prática de longa distância.

Nas lutas com golpes e implementos, cuja espacialidade é de longa distância, há uma intenção direta quando se objetiva tocar, encostar o implemento na outra pessoa, visando ao outro como finalidade, ou seja, visando a pontuar ou encerrar o combate por meio do toque do implemento no outro. Ainda, pode-se verificar, nessas práticas de longa distância, que há um contato intermediário por implementos, independentes de quais sejam esses objetos, o que também diferencia as formas de realização desse contato e, consequentemente, as ações motoras proporcionadas por essas práticas. Portanto, todas as afirmativas estão corretas.

6. Coll et al. (2000) pensaram em um formato em que o conteúdo teria três formas, ampliando o cenário de atuação do professor.

A partir dessa informação, relacione a segunda coluna com a primeira.

a) Dimensão conceitual

b) Dimensão procedimental

c) Dimensão atitudinal

(C) Essa dimensão refere-se a valores, normas e atitudes que estão vinculadas com a prática educativa.

(A) Essa dimensão aborda os conceitos específicos da modalidade, e exige profundo estudo do professor.

(B) Essa dimensão é como o do movimento em si, ou seja, a aprendizagem de procedimentos implica na aprendizagem de gestos motores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com