TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Métodos das Lutas

Por:   •  21/12/2016  •  Dissertação  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: Fundamentos e Métodos das Lutas

DOCENTE: João Florentino

TURMA: F

TEMA: Karatê

Roteiro de Apresentação

Kleberson Gomes: História do Karatê-to

A trajetória da historia do Karatê teve inicio, com um príncipe do sul da Índia que se tornou monge, chamado de Bodhidharma também conhecido como Daruma. Seu estilo de luta, o Vajramushti (que pode ser algo como “Punho direto”, ou “Punho real”, ou ainda “Punho do sol”), é a origem de vários (não todos) estilos de arte marcial praticados atualmente.

Essa historia começa com a viagem de Bodhidharma a China, à pé, segundo alguns registros, por volta de primeira metade do século VI (em torno de 525 d.C.), para tentar influenciar o Budismo Chinês, que acreditava estar se distanciando de seus dogmas ancestrais, e com isto reformá-lo. Chegou até Shao-Lin, na província de Honan. Ali encontrou os monges budistas em um lamentável estado físico, tendo seus membros atrofiados devido aos longos períodos de meditação. Bodhidharma então introduziu, suas técnicas, trazidas da índia, como forma de a união do corpo com o espírito (Men sana corpore Sano). Ele dizia ser a união do corpo com a alma algo era indivisível para chegarmos à verdade, ao equilíbrio e à paz interior.

Shao-Lin por ser um local sagrado muitas milícias quando derrotadas se refugiavam no templo, pois sabiam que esse local era respeitado. Com isso estilos vindos de vários lugares da china se cruzavam.  Mais tarde surgiu o estilo de Kung Fu, com vários técnicas de movimentos. Daruma, introduziu em Shao-Lin o Vajramushti apenas com o intuito de unir corpo e mente do discípulo budista, procurando assim um fim espiritual que não foi respeitado por sucessores. Isso resultou no surgimento de vários estilos advindos da misturado Vajramushti com o Kung Fu, conhecido como estilo de Shao-Lin. Mais tarde este estilo foi variando e evoluindo, observando-se animais em luta ou caça, e com conhecimentos traduzidos por militares que se refugiaram no templo.  

Havia dois templos Shao-Lin, um na província de Honan e outro em Fukien. Forem destruídos por completo pelos Manchus durante a Dinastia Ming de 1368 a 1644 a.D. Somente cinco monges escaparam, todos os outros foram massacrados pelo imenso exército Manchu. Os cinco (Hung, Liu, Choi, Li e Mo) sobreviventes tornaram-se conhecidos como “Os Cinco Ancestrais”. Eles vagaram por toda China, cada um ensinando sua própria forma de Kung Fu. Considera-se que este fato deu origem aos cinco estilos básicos de Kung Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou. Como cidadãos chineses emigraram para as ilhas de Okinawa, novos sistemas se desenvolveram.

OKINAWA

        “Arquipélago situado ao sul do Japão, com um vasto grupo de ilhas (Ryu-Kyu) de diversos tamanhos, cuja maior ilha é também chamada de Okinawa, onde se localiza a sua capital Naha”.

        No século XVII, o clã dos Satsuma, dirigido pela família Shimazu, de procedência japonesa invade o arquipélago, que ate então era submisso à china. Os Satsumas dominaram Okinawa, que passou a ser deste então, território japonês.  

        Mais tarde, Shimazu conquista as ilhas de Ryu-Kyu e proíbe o uso armas e a prática das artes marciais. Consequentemente nasce de fato o Okinawa-Te (“TE” = mãos, “mãos de Okinawa”), um estilo de arte com técnicas locais. Havia três principais núcleos de “tê” em Okinawa. Estes núcleos eram as cidades de Shuri, Naha e Tomari, ficaram conhecidos como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com