TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Metodologicos

Por:   •  27/3/2013  •  3.676 Palavras (15 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA – CEAD

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

344775: ANDRÉIA LEITE DA SILVA

343416: FRANCESCA LEITE SILVA

309136: PAULO DOS SANTOS

327108: PRISCILLA DUARTE

329495: ROSALINA J. L. SALVATIERRA

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

CAMPO GRANDE - MS

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA – CEAD

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

344775: ANDRÉIA LEITE DA SILVA

343416: FRANCESCA LEITE SILVA

309136: PAULO DOS SANTOS

327108: PRISCILLA DUARTE

329495: ROSALINA J. L. SALVATIERRA

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada ao curso de Serviço Social, do Centro de Educação à distância (CEAD), da Universidade Anhanguera/ Uniderp, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos e teórico-Metodológicos do Serviço Social III sob orientação da Profª. Ma. Laura Santos.

CAMPO GRANDE – MS

2012

INTRODUÇÃO

O intuito deste relatório é promover ao futuro Assistente Social a compreensão entre os primórdios até os dias atuais da luta em defesa de condições dignas para a sobrevivência humana que permeiam os séculos e dá origem as Políticas Sociais, o que está relacionada nesses segmentos são as lutas de classe e forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas ações políticas e econômicas dos governos.

Tem a preocupação de apresentar a todos o conhecimento sobre as demandas existente e a área em que o profissional irá atuar, retratando um espaço múltiplo e complexo em todo âmbito social e nas divergentes esferas sociais. Além da formação crítica e reflexiva do profissional o objetivo central desta ATPS é apontar para o homem em sua totalidade e o meio em que vive, utilizando um estudo metodológico de forma investigativa, preservando todos os princípios morais, éticos, que a profissão exige de cada um.

Este trabalho tem também o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão e identificar o contexto geral das práticas assistenciais e essa área multidisciplinar que surge como incremento da intervenção estatal entre o Serviço Social e a Política Social pela via de processos de modernização e, é de suma importância para o Brasil, com tendências mundiais após a crise capitalista de 1929, estão voltadas a profissionalização e especialização do trabalho coletivo, sendo assim o futuro Assistente Social é aquele que faz dos enfrentamentos diários, oportunidades para atingir suas metas.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS

O trabalho do Assistente Social consiste em provocar transformações no cotidiano para proporcionar resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo a união das dimensões instrumental, técnica, política, pedagógica e intelectual de intervenção profissional, dando uma visão integrada entre os diversos elementos, criando uma importância de agir metodologicamente, com base no conhecimento do objeto sobre o qual se trabalha e com a finalidade de estabelecer as estratégias da ação profissional com vistas à construção de uma instrumentalidade eficiente e ética para o contexto político atual e através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »