TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos técnicos do futebol

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

O futebol é fruto da evolução histórica de inúmeros jogos com bola, praticados por diversos povos em diferentes épocas, e que, em determinadas situações e condições históricas, foi alvo de um processo de institucionalização, tornando-se um dos pilares do esporte moderno.

Ninguém sabe ao certo quando se inicia a história do futebol, mas sabemos que o esporte na China praticava-se há aproximadamente 2.300 anos atrás o Tsutchu, ainda no oriente, mas no Japão cerca de 500 ou 600 anos após a origem do ancestral Chinês, surgiu o Kemari, depois segue para a Grécia, onde se praticava o Epyskiros, depois, na Itália especificamente em Roma, praticava  o harpastum e assim na França e Inglaterra também, os Ingleses, tem o título de serem os criadores do futebol na idade moderna por institucionalizar as regras.

  1. Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

Apesar do consenso em relação à chegada do futebol no Brasil pelas mãos de Charles Miller, em 1894, há estudos que relatam que os jogos com bola já eram praticados em nosso país, porém não há duvida de que foram os ingleses (tripulantes de navios mercantes), a partir de 1864, os primeiros a jogarem futebol no litoral brasileiro.

No final do século 19 e início do século 20, o futebol já acumulava adeptos e praticantes, especialmente os jovens da elite econômica em São Paulo e no Rio de Janeiro. No princípio, o futebol apresentou em caráter essencialmente elitista, em que apenas os estudantes dos colégios grã-finos tinham a oportunidade de participar dos jogos que aconteciam no interior das escolas. Nesse sentido, o futebol fazia parte de uma seria de atividades que eram executadas pelos alunos durante as aulas de atividade física.

Em 14 de abril de 1895, de acordo com algumas fontes, foi realizada a primeira partida de futebol no Brasil, no campo da Companhia Paulista de Aviação, entre equipes de trabalhadores de industriais inglesas.  Já o primeiro clube destinado à prática do futebol foi fundado na cidade de São Paulo, em 1898, e recebeu o nome de Associação Atlética Mackenzie College. A partir desse período, outros clubes foram fundados e eles se organizaram e formaram a Liga Paulista de Futebol.

A partir dessa época, a aceitação do futebol no brasil só cresceu, devido a simplicidade e suas regras, se tornando o esporte mais popular do nosso país.

  1. No inicio da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimoras as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

Podemos dizer que o racismo era forte e a separação dos jogadores era grande devido a classe social e cor da pele. Não existia igualdade momentânea, porem o futebol por ter regras bastante simples popularizou entre os operários das fábricas, conforme citou Aquino (2002). Qualquer um, inclusive indivíduos dos segmentos pobres e não alfabetizados da sociedade, poderia praticar facilmente as regras, bastava ter uma bola de couro ou de pano, para iniciar um jogo, o campo poderia ser um terreno baldio, uma praça, ou até mesmo na rua e com isso se via o aumento da população pelo futebol, assim surgindo alguns times.

A relação do futebol antigo com o futebol atual é que infelizmente hoje ainda existe o racismo por parte de torcedores de alguns clubes, mas por outro lado o futebol se tornou um esporte mundialmente democrático por selecionar jogadores de capacidade técnica (talento) e não pela sua classe social, raça ou cor.

Um exemplo bem simples, mas se tratando do futebol como brincadeira, e como dizemos por ai (jogar uma pelada), vemos que hoje muitos trabalhadores acabam sua jornada de trabalho e vão jogar uma partida de futebol junto com seus chefes ou pessoas de classe social maior, sem distinção, tornando-se um momento de descontração, por isso o esporte se tornou do Povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com