TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula De Fundamentos Do Futebol

Casos: Aula De Fundamentos Do Futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1. Experimentar os chutes e a bola.

O professor deve marcar um espaço disponível com os cones para delimitar a área das atividades ou utilizar as marcações do próprio espaço (no caso de quadras já delimitadas). Dividir a turma em pequenos grupos de acordo com o nº de bolas disponíveis, sendo uma bola para cada grupo (ex.: 5 grupos de 5 alunos, total de 25). Deixar que os alunos chutem a bola uns para os outros da forma como quiserem/souberem, indicando que devem tentar sempre direcioná-la a um colega, rolando a bola no chão, sem ajeitá-la com as mãos. Quem receber a bola, deverá tentar pará-la com os pés e chutá-la para o outro. Variar a atividade modificando pés para o chute (direito e esquerdo), as formas de chutar (com o peito do pé, com a lateral externa do pé, com a parte interna do pé e com o bico/ponta), o tipo de chute (passando pelo chão, chute alto), a direção para onde vai a bola (para a esquerda ou para a direita) e, finalmente, a força com que o chute deve ter variando a distância entre os alunos do grupo. (aproximadamente 20min.).

Atividade 2. Chutes debaixo das pernas.

O professor deve manter os mesmos grupos anteriores ou pode diminuir o nº de grupos, aumentando a quantidade de alunos em cada roda (depende da necessidade dos alunos). Um aluno deve ficar no meio da roda, com as pernas afastadas, de frente para quem está com a posse da bola. O aluno que está com a bola, chuta para outro, passando a bola por debaixo das pernas do colega do centro, que se vira de frente para quem recebeu a bola. Todos os alunos devem passar por essa posição. (aproximadamente 20min.)

Atividade 3. "Peruzinho".

Divididos, agora, em grupos de 10 ou 15 alunos dispostos em círculo, fazer a brincadeira de trocar passes com os colegas, de forma livre, tentando desviar do aluno do centro que tentará tomar ("peruzinho") a bola dos outros. Pode-se variar a brincadeira, variando as formas de trocar a bola ou variando o nº de "peruzinhos", dificultando a brincadeira. O aluno que chutar a bola e perder a posse para o outro vai para o centro e vira o "peruzinho". (aproximadamente 30min.).

Atividade 4. Partida de futebol.

Divididos em dois times com mesmo nº de participantes, permitir que as crianças joguem o futebol da forma como sabem, pedindo que a bola passe por, pelo menos, três ou quatro alunos diferentes antes de chegar ao gol. O objetivo é estimular a participação de todos os alunos da turma. O professor pode deixar que escolham como irão jogar, mas deve ficar atento para estabelecer, coletivamente, algumas regras simples de organização do jogo. Por exemplo, quais serão os limites do espaço (caso não haja quadra demarcada), que lances valerão como fora, como falta, como pênalti, ou o que mais as crianças trouxerem de informações que já reconhecem nos jogos de futebol. (aproximadamente 30min.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com