TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios do treinamento esportivo

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

Natação: Treinamento Adulto

Acadêmicos: Carlos D’Avila e Luiz.

        

Introdução

O objetivo do trabalho é abordar a teoria do treinamento de natação em atletas adultos, conhecer os diferentes métodos de treinamento e quais fontes podem ser influenciadoras para seu desempenho. Os efeitos do treinamento são peças chave para os atletas, sendo que estes resultam na busca pelo pódio. O treinamento deve ser dividido em partes, e isso parte da parte do treinador e preparador físico, o erro deles pode custar a medalha do atleta.

Trabalhar a técnica, força, velocidade, agilidade, coordenação entre outras falências são essenciais para o atleta de natação, por isso poderemos ver em alguns casos o uso de esportes que podem auxiliar no treinamento do nadador.

Desenvolvimento

Não diferente de outros esportes na natação também é necessário fazer um treinamento individualizado, obedecendo os princípios do treinamento desportivo, por isso é necessário como profissional de educação física ter conhecimento e saber aplicar estes conhecimentos.

Em relação aos princípios do treinamento, devemos ter conhecimento de cada um deles para poder executar um trabalho durante a preparação para competição, são eles: princípio da individualidade biológica, princípio da continuidade, princípio da especificidade, princípio da sobre carga, princípio interdependência intensidade-volume e o princípio de adaptação.

Sobre o princípio da individualidade biológica conforme Tubino (1984) apud Bernardino (2018) “chama-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz que com que não existam pessoas iguais entre si.” Podemos então, entender que o treinamento vai variar de pessoa para pessoa, ou seja não devemos montar uma periodização e aplicar para um mesmo grupo, pois nem todos serão beneficiados, e por isso se faz necessário avaliar o atleta antes de se aplicar um treinamento.

De acordo com Weineck, o princípio da adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas. Sob “adaptações biológicas no esporte”, entendem-se as alterações dos órgãos e sistemas funcionais, que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas (WEINECK, 1991 apud BERNARDINO, 1984). Nós seres humanos, somos seres adaptáveis, e vemos isso ao longo da história, a cada estimulo que recebemos nosso corpo procura se adaptar para haver equilíbrio.

Sobre o princípio de sobrecarga de acordo com Dantas (1995) apud Bernardino (2018) “Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase”. Bernardino (2018) sobrecarga, como o próprio nome diz é uma carga imposta ou condicionada a uma outra carga que já está sendo trabalhado no indivíduo durante a periodização do treinamento, esta sobrecarga é importante para que o organismo ao se adaptar à carga não fique homeostático e gere posteriormente uma resposta positiva do organismo gerando resultados de evolução nos treinamentos e competição. 

Do princípio da continuidade, o básico é entender que um trabalho continuo que irá trazer resultados, e que se torna impossível atingir um objetivo se o treinamento for parado ou se encontrar estagnado.  Para Tubino (1984) apud Bernardino (2018) a ideia de que a condição atlética só pode ser conseguida após alguns anos seguidos de treinamento e, existe uma influência bastante significativa das preparações anteriores em qualquer esquema de treinamento em andamento.

Partindo do princípio de interdependência volume-intensidade, este terá uma relação muito grande para a efetividade do treinamento, para Tubino (1984) apud Bernardino (2018), pode-se afirmar que os êxitos de atletas de alto rendimento, independente da especialização esportiva, estão referenciados a uma grande quantidade (volume) e uma alta qualificação (intensidade) no trabalho, sendo que, estas duas variáveis (volume e intensidade) deverão sempre estar adequadas as fases de treinamento, seguindo uma orientação de interdependência entre si. Bernardino ainda cita que estás variável são de fundamental importância para a periodização esportiva e que seu embasamento deve s        er aplicado em diversos campos no treinamento (físico, tático, técnico e psicológico).

Técnicas e treinos

O trabalho da técnica na natação é algo que vai influenciar muito o desempenho do atleta, por isso deve ser trabalhada muito bem, de acordo com Web (2016) junto da técnica, um bom treino mental e uma boa alimentação serão de tamanha importância para o atleta.

Segundo Web (2016) o uso de pesos e outros esportes são métodos que podem ser muitos atletas de natação. Os pesos geralmente são trabalho dentro da sala de musculação e com equipamentos usados na piscina que dão resistência contra a água, o uso de esportes que auxiliam nos movimentos técnicos da natação ou que trabalham as musculaturas exigidas durante os nados também é visto em alguns métodos de treinamento.

A musculação é muito popular para atletas de todos os esportes, seja para ganho de massa, agilidade, flexibilidade, velocidade, potência entre outros objetivos. Ela é essencial para atletas de vôlei pelas capacidades físicas necessárias para o esporte (TEXEIRA e GOMES, 1998 apud JUNIOR, 2005). E JUNIOR (2001) cita que o treinamento muscular deve ser praticado similar aos movimentos exigidos dos atletas, para que aja uma melhor transferência.

Em relação com treino mental do atleta, Web (2016) cita que é de suma importância, manter o foco durante a competição, por isso, atletas usam livros, musicas, escrever entre outras atividades que ajudar a manter o foco como ferramenta antes e durante a competição. Podemos verificar que independente da competição a pressão sempre vai existir, cabe o atleta se preparar psicologicamente e ouvir as dicas do treinador para poder ter sucesso neste aspecto.

Outra parte do treinamento e não menos importante e a alimentação, temos perfeita consciência de que ela pode e vai influenciar e muito na performance do atleta antes, durante e depois de competições e treinos.

De acordo com Web (2016) Todo nadador olímpico é orientado a ingerir carboidratos, proteínas e supridores hidratantes. Por incrível que pareça, um nadador perde muita água corporal em exercícios e em provas. Beatriz Pagnanelli, nutricionista de renome que trabalha para grande grupo esportivo no Brasil, alerta para que a alimentação dos atletas precisa apresentar o maior equilíbrio possível, com minerais, vitaminas e gorduras em quantidades suficientes para suprir o gasto excessivo do corpo, além dos carboidratos e proteínas já mencionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com