TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO ESPORTIVO ADEQUADO A TENISTAS AMADORES

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

TREINAMENTO ESPORTIVO ADEQUADO A TENISTAS AMADORES

A preparação esportiva que leva o atleta a uma performance ótima inclui três sistemas: sistemas de competições, de treinamento e de fatores complementares. Também é importante citar o auxílio dado pela organização, estruturação e o controle no ganho de performance no alto-rendimento. Normalmente o primeiro contato com o esporte ocorre, em média, aos sete anos de idade e o início do indivíduo em grupos de performance desportiva acontece a partir dos dez anos de idade. (PINTO, 2007 apud GOMES, 2002)

Considera-se que a capacidade de performance esportiva é formada por: qualidades pessoais (capacidades intelectuais, qualidades morais e físicas); capacidades habilidades técnico-táticas; fatores físicos de condicionamento e de coordenação da performance (resistência, força, velocidade, mobilidade, destreza, entre outras); fatores constitucionais e higiênicos (saúde). (PINTO, 2007 apud PEREIRA, 2001)

CAPACIDADES MOTORAS ENVOLVIDAS NO TREINAMENTO DOS TENISTAS:

A preparação física é um dos aspectos primordiais no desenvolvimento das capacidades motoras: força, velocidade, flexibilidade e resistência.

 

VELOCIDADE: O trabalho para melhorar a velocidade pode ser dividido em duas etapas inter-relacionadas; etapa de treinamento diferenciado de cada componente da velocidade e etapa de treinamento integral, na qual as capacidades locais unem-se às ações motoras de uma determinada modalidade esportiva. (PINTO, 2007 apud PLATONOV, 2001)

Especificamente no tênis colocaremos dessa forma:

TREINAMENTO DIFERENCIADO DE CADA COMPONENTE DA VELOCIDADE:

Treinamentos de tiro, com duração de 10 min.

Circuito com etapas: corda, movimentos com raquete, joelho ao alto, corrida ida e volta. Duração 4 min. (repetição de acordo com a necessidade do aluno)

Corrida intensa, duração 10 min.

TREINAMENTO INTEGRAL DOS COMPONENTES:

Caminhada/corrida. Duração correr 2min, caminhar (recuperar) 1min. Duração 30 min.

Atividade: rebater e correr. O aluno rebate a bola e corre até a rede. (Repetições de acordo com o rendimento do aluno, 6 á 10)

Corrida de “explosão” pequena duração alta intensidade, estabelecer uma meta de tempo em uma determinada distância. Nos intervalos realizar as outras atividades. Repetir 3 vezes, cronometrar o tempo.

FLEXIBILIDADE: A flexibilidade ativa é a capacidade de executar movimentos de grande amplitude por meio da ação dos músculos que cercam a articulação  correspondente. A flexibilidade passiva é a capacidade de alcançar a maior mobilidade por meio de forças externas. (PINTO, 2007 apud PEREIRA, 2001). A flexibilidade é um requisito elementar para uma boa execução de movimentos sob os aspectos qualitativos e quantitativos e o seu desenvolvimento tem efeitos positivos sobre fatores físicos do desempenho esportivo, assim como sobre a técnica. Com o aumento da flexibilidade, os exercícios podem ser executados com maior amplitude de movimentos, maior força, mais rapidamente, mais facilmente, com maior fluência e de modo mais eficaz.

TREINAMENTO ÚNICO PARA MELHORA DA FLEXIBIDADE:

Alongamento com auxílio do professor. Duração 5 á 10 min.

Exercícios com o elástico (trabalho integrado de força e flexibildade).

FORÇA: O treinamento de força intenso deve ser precedido de um período preparatório razoavelmente longo. Simultaneamente, os atletas devem assimilar a técnica dos movimentos, aumentarem o nível de flexibilidade, fortalecer o sistema muscular e criar um nível básico de resistência. À medida que ocorre a adaptação do sistema locomotor e o aumento da força, o processo torna-se mais complexo, com a introdução de exercícios mais difíceis, aumento na intensidade das cargas e diminuição no intervalo de descansos.

TREINAMENTO ÚNICO PARA FORÇA:

Treino de musculação. 2x ou 3x na semana

Especificar ao professor a importância do fortalecimento e aumento de força (principalmente membros superiores)

RESISTÊNCIA:

- Aeróbia: sua principal característica é apresentar uma pequena intensidade e um grande volume. É de manifestação global do organismo.  IREMOS TRABALHAR ESSA RESISTÊNCIA FOCANDO NOS TREINAMENTOS DE CORRIDA E JOGOS.

- Anaeróbia: observada na realização de exercícios de alta intensidade, tendo como consequência, uma pequena duração.  IREMOS TRABALHAR A RESISTÊNCIA ANAERÓBICA NA MUSCULAÇÃO COM A FADIGA MUSCULÇÃO E TREINOS DE CORRIDA QUE ELEVEM A FREQUÊNCIA CARDÍACA, TREINOS COM TIROS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com