TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Índios no Brasil- História

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC[pic 1]

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO – 3° PERÍODO

DANILO MOSCHEN, FARLEY MARTA JUNCA, FERNANDO JR., RICARDO FACHETTI E THAYLUAN MOREIRA

ÍNDIOS

COLATINA- ESPÍRITO SANTO

2019

DANILO MOSCHEN, FARLEY MARTA JUNCA, FERNANDO JR., RICARDO FACHETTI E THAYLUAN MOREIRA

ÍNDIOS

Trabalho apresentado à disciplina de Políticas e Ações Afirmativas, pelo curso de Educação Física-Bacharelado na instituição Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, com a orientação do professor RICARDO CARDOSO NARDI, para a avaliação do trabalho específico.

PROFESSOR: RICARDO CARDOSO NARDI

COLATINA- ESPÍRITO SANTO

2019

Introdução

Neste trabalho é abordado o tema sobre os índios, sendo realizado em grupo, contendo todo o contexto histórico, aspectos legais, desdobramento social até a atualidade, buscando possíveis alternativas para findar tais diferenças.

Tem como objetivo principal esclarecer todos os aspectos relacionados aos povos indígenas, separados em tópicos bem aprofundados. Assim, sendo objetivo e claro com todas as informações e requisitos do contexto sobre os nativos.

Organizado de forma compreensiva e bem estruturada, buscando alcançar todos os objetivos estabelecidos em sala, tendo total domínio sobre o conteúdo afim de solucionar duvidas já existentes sobre o assunto.

Este documento teve como base pesquisas bibliográficas, material apresentado pelo professor em sala, discussão entre o grupo, fazendo com que todos os objetivos do trabalho sejam alcançados e de fácil compreensão.

Aspectos Históricos

Por volta de 1500, Cabral e a coroa Lusa desembarcam na Costa Nordeste Brasileira. Com intuito inteiramente de exploração na busca de especiarias e de expansão do ultramar, encontraram uma população nativa que denominaram Índios.

A princípio não houve a dominação propriamente dita, pois não ocorreu uma imposição cultural. No início, a imposição foi praticada pela arte do escambo, conquistando assim a confiança indígena. Entretanto, 30 anos mais tarde começa a dominação da população nativa, contando principalmente com uma figura chave nesse contexto. A igreja.

Tal instituição também visava a expansão dos seus territórios, que por sua vez, contava com a figura dos Jesuítas com destaque para Manuel da Nobrega e José de Anchieta. Estes, tinham objetivo de domesticação dos índios, através da catequização, os tornando assim escravizados em troca de proteção. Caso não aceitassem tal subordinação eram submetidos à morte.

Porém, alguns jesuítas pensavam que este seria “filhos perdidos de Adão e Eva” fora do paraíso, pelo fato da falta de vestimentas, decidindo assim trocar a mão de obra usada pela negra. Fator esse que não fez acabar o genocídio indígena na época.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram, direitos foram conquistados e hoje o índio é protegido por uma fundação específica, FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO, FUNAI.

A atual população indígena brasileira, segundo resultados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras. Este Censo revelou que em todos os Estados da Federação, inclusive do Distrito Federal, há populações indígenas. A Funai também registra 69 referências de índios ainda não constatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

 

[pic 2]

“Ainda no de 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas. Ainda segundo o censo, 817.963 mil são indígenas, representando 305 diferentes etnias. Foram registradas no país 274 línguas indígenas.”

Aspectos Legais

Segundo o secretariado geral das Nações Unidas a progressista Constituição de 1988 contém algumas disposições exemplares para a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas. A diversidade cultural do país é reconhecida e em dois artigos da Constituição os direitos dos povos indígenas são tratados.

O artigo 231 prevê que os índios têm garantidas sua "organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam”; protege os povos indígenas da desapropriação ou retirada forçada de suas terras; e estabelece o dever para a União de demarcar as terras tradicionalmente ocupada pelos 5 povos indígenas e de "proteger e garantir respeito a todos os seus bens”.

O artigo 232 garante aos povos indígenas e suas organizações o direito de ingressar em juízo pra defender seus direitos e autoriza o Ministério Público Federal a intervir na defesa dos povos indígenas em todos os casos pertinentes.

Em 2002, o Brasil ratificou a Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais, 1989 (n.169), que é considerada norma doméstica supralegal.

Após consultas com os povos indígenas o Ministério da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente estabeleceram a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em 2012 para tratar da implementação de direitos dos povos indígenas depois da demarcação das terras. A política objetiva assegurar medidas concretas que garantam a posse plena dos povos indígenas sobre suas terras e o reconhecimento de seus conhecimentos tradicionais e da capacidade de governança sobre seus territórios e recursos naturais.

  • Direito às diferenças

Assegura-se aos indígenas o respeito à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

  • Direito à educação

Segundo o que diz a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (Decreto nº26, de 1991), cabendo aos estados e municípios a execução para a garantia desse direito dos povos indígenas. 

  • Direito à saúde

O Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (1999), conhecida como Lei Arouca é constituído pelos Direitos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), onde são atuantes nas terras dos mesmos para atender essa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com