TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAP - Politica Publica e Privada

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 – Apresentação        

2 – Diagnóstico        

3 – Objetivo Geral        

3.1 – Objetivos Específicos        

4 – Metas        

5 – Método        

6 – Recursos Humanos        

7 – Recursos Materiais        

8 – Recursos Institucionais        

9 – Recursos Financeiros        

10 – Cronograma        

11 – Sistema de Avaliação        

12 – Bibliografia        

13 – Anexos        

A        

B        


1 – Apresentação

Este projeto pauta-se na premissa de que a ação profissional deve estar sempre aliada a intervenções que valorizem a qualidade de vida do idoso.

O envelhecimento populacional é uma realidade no nosso país, assim como em todo o mundo. Com o aumento do número de idosos ocorre um aumento das doenças associadas ao envelhecimento, destacando-se as crônico-degenerativas. A atividade física regular pode contribuir muito para evitar as incapacidades associadas ao envelhecimento e integração social do indivíduo. É comum que ao longo da vida, devido à influência de diferentes variáveis como genéticas, danos acumulados e estilo de vida, além de alterações psico-emocionais, o idoso necessite de acompanhamentos multidisciplinares como fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, nutricionistas entre outros. É natural que ao passar dos anos os idosos apresentem diminuição das capacidades físicas, como flexibilidade, equilíbrio, déficit na marcha e na coordenação motora. Cabe a nós, educadores físicos, buscarmos alternativas de modo que possamos minimizar e prevenir estas... tornando os indivíduos/idosos mais saudáveis, mais aptos, bem dispostos, independentes, reintegrados, com melhores condições de vida, valorizando-se e sendo valorizado.

2 – Diagnóstico

No estatuto do idoso (Lei Federal nº 10.741) encontramos de forma explicita os direitos que os idosos têm, e, em seu artigo 3º encontramos quem são os responsáveis por realizar esses direitos, familiares, a comunidade, a sociedade e dos poderes públicos.

A legislação estadual de São Paulo (Lei Estadual nº 9.892/97), em seu capitulo V, nos informa que é direito dos órgãos e entidades publicas:

“apoiar os programas destinados a prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso”, e “promover programas de lazer, de turismo e de práticas esportivas que proporcionem uma melhor qualidade de vida”.

Essas leis entraram em vigor na data de publicação da legislação, ou seja, em 10 de dezembro de 2007.

          O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores. O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação (Matsudo, 2002).

Assim surge a necessidade de procurar formas para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas. Desta forma a dança é uma boa opção para indivíduos da terceira idade, pois é uma atividade realizada em grupo facilitando a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.

           

3 – Objetivo Geral

Oportunizar aos idosos a qualidade de vida, saúde e bem estar e integração com a sociedade através da dança.

3.1 – Objetivos Específicos

        Conforme o estatuto do idoso é um direito do cidadão a ter qualidade de vida, sendo assim é obrigação governamental e estadual a promoção de:

  • Contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida;
  • Promover melhora da auto-estima;
  • Promover a manutenção da coordenação motora, do equilíbrio e flexibilidade;
  • Trabalhar o físico, o mental e o social;

 

4 – Metas

        Nossa expectativa para o primeiro ano com inicio em junho de 2011 e aulas ministradas pela manhã e a tarde são:

  • Estar atendendo a um número de no mínimo 40 idosos no primeiro semestre do projeto, ou seja, de janeiro a junho de 2012, em aulas ministradas nos períodos da manhã e tarde com 20 idosos por período.
  • Para o segundo semestre, de julho a dezembro de 2012, ter aumentado esse numero para o mínimo de 80 idosos participantes divididos em dois grupos, um a ser atendido pela manhã e o outro a tarde.

Para se considerar o participante realmente ativo, ele deverá ter uma freqüência de pelo menos 3 vezes por semana.

5 – Método

O desenvolvimento do programa de dança para o grupo de terceira idade será baseado em aulas de dança criativa, fortalecimento muscular e caminhada em grupo, após o preenchimento de ficha de anamnese, e da liberação para a atividade de um médico. Todos os documentos serão arquivados e o progresso do participante será anotado em seus prontuários.

As aulas com duração de uma hora serão ministradas de manhã e tarde variando os tipos de atividades durante a semana.

Iniciaremos com um breve alongamento, seguindo para o aquecimento de 5 minutos, partindo então para a parte principal da aula de acordo com cronograma de atividade conforme tabela abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (332.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com